CONTEÚDO DO JP IMPRESSO
Diocese assume o cemitério Memorial Alamedas
Estrutura vai ser alternativa para o Cemitério das Irmandades
A Diocese de Cachoeira do Sul da Igreja Católica assumiu a administração do Memorial Alamedas, localizado na Volta da Charqueada, inaugurado em 2019 e que era administrado pela empresa Pax Et Brasil, de Caxias do Sul. O padre Hélvio Cândido e o bispo dom Edson Batista salientam se tratar de uma parceria, na qual participam as duas instituições, a Diocese e a Pax Et.
A negociação visa especialmente solucionar uma das principais dores de cabeça da Mitra Diocesana em Cachoeira, relacionada ao desabamento de parte do Cemitério das Irmandades, ocorrido em dois momentos, no final de 2023 e em 2024 após a superenchente, desalojando cerca de 300 túmulos. Desde então, os proprietários têm cobrado da Mitra uma solução para que os restos mortais de seus entes possam ser realojados.
O bispo e o padre comentam que havia inicialmente três diferentes ideias para equalizar o problema, a construção de 130 carneiros junto ao Cemitério das Irmandades, a construção de um novo cemitério em um dos terrenos da Diocese na cidade, proposta já descartada, além de parceria com Prefeitura ou empresas, agora celebrada com o Alamedas.
NÃO SOLUCIONA
Como é uma parceria, o padre Hélvio cita que “o Alamedas não será uma solução direta para o problema do Cemitério das Irmandades, mas um começo”. Segundo ele, esta é uma das medidas da Diocese para mitigar a falta de túmulos ou carneiros no município, oferecendo mais uma opção de sepultamentos, lembrando que “a resolução do desabamento não depende exclusivamente da Diocese por se tratar de ação natural do rio”, finaliza.
LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTE FINAL DE SEMANA DO JP
Encontrou algum erro? Informe aqui
Aeródromo só de dia
Atividades de três empresas estão limitadas até as 18h
25ª Fenarroz começa a tomar forma
Parque de exposições ganha vida com a chegada de expositores e montagem dos estandes
Coração do Bairro na Promorar foi adiado para 28 de junho
Previsão é de chuva para este sábado em Cachoeira
Quem leva as sobras da Aldir
Secretaria de Cultura divulga pontos de cultura premiados
Prefeitura troca o comando da educação para o trânsito em Cachoeira do Sul
Presidente da Associação de Ciclismo do Jacuí irá assumir a coordenadoria
Exército inscreve para oficiais e sargentos técnicos temporários
Inscrições para cursos técnicos vão até o dia 18 de julho
Prefeitura divulga pontos de cultura premiados das sobras da Aldir Blanc 2024
Prêmio de R$ 10,8 mil para a trajetória de entidades culturais de Cachoeira
Câmara de Dirigentes Lojistas incentiva decoração de vitrines para a Fenarroz
Presidenta Lourdes Steindorff quer que a cidade respire Fenarroz