DESESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO
Controle interno denuncia descaso
Relatório foi enviado à prefeita e ao Tribunal de Contas
Um relatório do controle interno do Município de Cachoeira do Sul entregue à prefeita Angela Schuh e enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) denuncia descaso do governo municipal com relação ao atendimento de recomendações feitas pelo setor, que é um órgão interno de fiscalização da Prefeitura de Cachoeira do Sul.
A manifestação do órgão de controle foi entregue na última sexta-feira e reforça situações já conhecidas como a desestruturação da Prefeitura – relembrando a inoperância de um setor essencial da administração pública durante quase dois anos, o setor de sindicâncias, que foi reativado no final do ano passado pela prefeita Angela Schuh, falta de servidores e até precariedade de material para trabalho.
Conforme listou o documento, das 29 recomendações expedidas pelo controle interno à secretarias municipais, apenas três foram atendidas. Não são especificados quais casos ficaram sem respostas, mas temas que frequentemente são cobrados são relacionados aos gastos com horas extras e diárias, entre outras situações administrativas. O não atendimento das demandas costuma provocar a realização de auditorias do TCE no Município – uma das mais recentes foi em relação à inoperância do setor de dívida ativa.
DESCASO
O que também chama atenção no documento, assinado pela chefe do controle interno Rosângela Aparecida Teixeira de Vargas, é o relato sobre a turbulência vivenciada na administração José Otávio Germano/Angela Schuh, citando as trocas constantes de secretários, bem como o afastamento e posterior renúncia do prefeito. No documento, o controle interno fala na expectativa de mudança em relação ao diálogo com a gestão desde que Zé foi afastado e renunciou, com a Prefeitura assumida por Angela Schuh.
“Com o atual cenário da administração pública, a situação do Controle Interno junto aos gestores vem evoluindo de forma lenta”, registrou. Mais adiante, uma percepção da chefe do controle interno aponta: “Percebe-se uma preocupação muito grande em investigar quem fez a denúncia, ficando clara a falta de interesse pela resolução das inconsistências por parte dos gestores, ao traduzirem a frase aqui nesta Prefeitura sempre foi assim, e agora nós temos que responder por tudo...”.
IMPORTANTE
A chefe do setor de controle interno Rosângela Vargas comentou que o órgão foi um dos mais cobrados pelo TCE no último ano. No documento encaminhado à Prefeitura, ela menciona a ausência de funcionário no cargo de economista do setor, falta de veículo para deslocamentos e de estrutura adequada para o trabalho. No documento, o controle interno lamenta que a falta de atendimento de suas recomendações pelas secretarias municipais transpareça ineficácia do órgão de controle junto ao TCE.
Encontrou algum erro? Informe aqui
CTG Lanceiros do Sul celebra 66 anos com festa neste sábado
Jantar terá costelão e baile será com o grupo Mate Gaúcho
UFSM/Cachoeira promove vacinação contra gripe e Covid na próxima quarta-feira
Vacinação será aberta ao público
Cachoeira registra mais duas mortes por gripe
Cidade chega ao sétimo óbito neste ano
Padre poeta vence concurso do JP
Prêmio Paulo Salzano de Poemas apresenta os vencedores de 2026
Prefeitura terá turno único na segunda-feira por causa do jogo do Brasil
Expediente será das 7h às 13h
Posto de saúde da Conde abre sábado para vacinação
Também será possível atualizar dados do Bolsa Família
Sest Senat inaugura unidade de R$ 25 milhões em Cachoeira
Nova estrutura inicia com 18 colaboradores de imediato
Comissão para analisar ônibus emergencial
Prefeitura vai dispensar licitação
Cachoeira ganha seu Sest/Senat
Estrutura oferecerá odontologia, nutrição, fisioterapia e psicologia
Ministro dos Transportes vem vistoriar a Ponte do Fandango
Inspeção será nesta quinta-feira em Cachoeira do Sul
