DESESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO
Controle interno denuncia descaso
Relatório foi enviado à prefeita e ao Tribunal de Contas
Um relatório do controle interno do Município de Cachoeira do Sul entregue à prefeita Angela Schuh e enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) denuncia descaso do governo municipal com relação ao atendimento de recomendações feitas pelo setor, que é um órgão interno de fiscalização da Prefeitura de Cachoeira do Sul.
A manifestação do órgão de controle foi entregue na última sexta-feira e reforça situações já conhecidas como a desestruturação da Prefeitura – relembrando a inoperância de um setor essencial da administração pública durante quase dois anos, o setor de sindicâncias, que foi reativado no final do ano passado pela prefeita Angela Schuh, falta de servidores e até precariedade de material para trabalho.
Conforme listou o documento, das 29 recomendações expedidas pelo controle interno à secretarias municipais, apenas três foram atendidas. Não são especificados quais casos ficaram sem respostas, mas temas que frequentemente são cobrados são relacionados aos gastos com horas extras e diárias, entre outras situações administrativas. O não atendimento das demandas costuma provocar a realização de auditorias do TCE no Município – uma das mais recentes foi em relação à inoperância do setor de dívida ativa.
DESCASO
O que também chama atenção no documento, assinado pela chefe do controle interno Rosângela Aparecida Teixeira de Vargas, é o relato sobre a turbulência vivenciada na administração José Otávio Germano/Angela Schuh, citando as trocas constantes de secretários, bem como o afastamento e posterior renúncia do prefeito. No documento, o controle interno fala na expectativa de mudança em relação ao diálogo com a gestão desde que Zé foi afastado e renunciou, com a Prefeitura assumida por Angela Schuh.
“Com o atual cenário da administração pública, a situação do Controle Interno junto aos gestores vem evoluindo de forma lenta”, registrou. Mais adiante, uma percepção da chefe do controle interno aponta: “Percebe-se uma preocupação muito grande em investigar quem fez a denúncia, ficando clara a falta de interesse pela resolução das inconsistências por parte dos gestores, ao traduzirem a frase aqui nesta Prefeitura sempre foi assim, e agora nós temos que responder por tudo...”.
IMPORTANTE
A chefe do setor de controle interno Rosângela Vargas comentou que o órgão foi um dos mais cobrados pelo TCE no último ano. No documento encaminhado à Prefeitura, ela menciona a ausência de funcionário no cargo de economista do setor, falta de veículo para deslocamentos e de estrutura adequada para o trabalho. No documento, o controle interno lamenta que a falta de atendimento de suas recomendações pelas secretarias municipais transpareça ineficácia do órgão de controle junto ao TCE.
Encontrou algum erro? Informe aqui
261 cartinhas esperam padrinhos e madrinhas
Adoções podem ser feitas até dia 15
13º vai girar 100 milhões em Cachoeira
Pagamento da primeira parcela deve ser feito até este domingo
Unidos da Vila homenageia personalidades negras neste sábado
Serão 11 pessoas que contribuíram para a escola homenageadas.
Aberta vaga de estágio no Posto de Identificação
Inscrição pode ser feita por e-mail até segunda-feira
A voz do 38º Enart é de Cachoeira
Cachoeirense Gabriela Ferraz é a grande campeã do concurso solista vocal
Hoje a Câmara aplaudirá os negros do ano
Sessão solene inicia às 19h
Praia nova já tem datas definidas para temporada de verão
Temporada vai de 14 de dezembro a 8 de março de 2026.
Rua Coberta terá regras de uso
Prefeitura decidirá se o estacionamento continuará oblíquo
Carnaval não terá oficinas de formação
Quanto cada entidade receberá este ano
Festival Estadual de Bandas Marciais movimentou o Ginásio da Fenarroz
Festival reuniu nove bandas marciais de diferentes regiões do estado
Escola Dora Abreu elege nova corte da Mais Bela Negra Estudantil
Concurso da Mais Bela Negra Estudantil e atrações artísticas reuniram a comunidade escolar neste fim de semana.