DESESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO
Controle interno denuncia descaso
Relatório foi enviado à prefeita e ao Tribunal de Contas
Um relatório do controle interno do Município de Cachoeira do Sul entregue à prefeita Angela Schuh e enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) denuncia descaso do governo municipal com relação ao atendimento de recomendações feitas pelo setor, que é um órgão interno de fiscalização da Prefeitura de Cachoeira do Sul.
A manifestação do órgão de controle foi entregue na última sexta-feira e reforça situações já conhecidas como a desestruturação da Prefeitura – relembrando a inoperância de um setor essencial da administração pública durante quase dois anos, o setor de sindicâncias, que foi reativado no final do ano passado pela prefeita Angela Schuh, falta de servidores e até precariedade de material para trabalho.
Conforme listou o documento, das 29 recomendações expedidas pelo controle interno à secretarias municipais, apenas três foram atendidas. Não são especificados quais casos ficaram sem respostas, mas temas que frequentemente são cobrados são relacionados aos gastos com horas extras e diárias, entre outras situações administrativas. O não atendimento das demandas costuma provocar a realização de auditorias do TCE no Município – uma das mais recentes foi em relação à inoperância do setor de dívida ativa.
DESCASO
O que também chama atenção no documento, assinado pela chefe do controle interno Rosângela Aparecida Teixeira de Vargas, é o relato sobre a turbulência vivenciada na administração José Otávio Germano/Angela Schuh, citando as trocas constantes de secretários, bem como o afastamento e posterior renúncia do prefeito. No documento, o controle interno fala na expectativa de mudança em relação ao diálogo com a gestão desde que Zé foi afastado e renunciou, com a Prefeitura assumida por Angela Schuh.
“Com o atual cenário da administração pública, a situação do Controle Interno junto aos gestores vem evoluindo de forma lenta”, registrou. Mais adiante, uma percepção da chefe do controle interno aponta: “Percebe-se uma preocupação muito grande em investigar quem fez a denúncia, ficando clara a falta de interesse pela resolução das inconsistências por parte dos gestores, ao traduzirem a frase aqui nesta Prefeitura sempre foi assim, e agora nós temos que responder por tudo...”.
IMPORTANTE
A chefe do setor de controle interno Rosângela Vargas comentou que o órgão foi um dos mais cobrados pelo TCE no último ano. No documento encaminhado à Prefeitura, ela menciona a ausência de funcionário no cargo de economista do setor, falta de veículo para deslocamentos e de estrutura adequada para o trabalho. No documento, o controle interno lamenta que a falta de atendimento de suas recomendações pelas secretarias municipais transpareça ineficácia do órgão de controle junto ao TCE.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Rio Jacuí baixou cinco centímetros durante a noite em Cachoeira do Sul
São pelo menos 24 famílias afetadas pela cheia
Júlia Garcia é a Broto Cachoeira 2026
Corte tem ainda as princesas Larissa Costa e Odara Santos e as broto Simpatia Laura Terres e Ternura, Dafne Castro
Temporal gera 35 ocorrências de danos em Cachoeira do Sul
Maioria dos casos foram quedas de árvores e destelhamentos
Árvore é removida e trânsito liberado na BR 153
Operação mobilizou servidores da Prefeitura e militares do Corpo de Bombeiros
Queda de árvore bloqueia a BR 153 em Cachoeira do Sul
Trecho afetado fica perto da Pecanita
Temporal cancela programação final da Feira do Livro
Estavam previstas apresentações de invernadas artísticas e orquestras na Rua Coberta
Rio Jacuí parou de encher neste sábado em Cachoeira do Sul
Previsão aponta mais chuva até segunda-feira, com o acumulado estimado em 50 milímetros
Cheia começa a perder força em Cachoeira do Sul
Elevação do Rio Jacuí reduziu de quatro para um centímetro por hora na Barragem do Fandango
Silomar entra no time da Rádio GVC.fm
Advogado e presidente da Uvergs estreia segunda
Feira Mãos que Criam acontece neste domingo
Evento deve reunir mais de 70 expositores
Mais 12 pessoas saem de casa por causa da cheia em Cachoeira
Rio Jacuí está 6,45 metros acima do normal
81 contribuintes vão buscar acordo em Cachoeira do Sul
3ª Semana de Regularização Tributária inicia nesta segunda-feira
