DESESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO
Controle interno denuncia descaso
Relatório foi enviado à prefeita e ao Tribunal de Contas
Um relatório do controle interno do Município de Cachoeira do Sul entregue à prefeita Angela Schuh e enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) denuncia descaso do governo municipal com relação ao atendimento de recomendações feitas pelo setor, que é um órgão interno de fiscalização da Prefeitura de Cachoeira do Sul.
A manifestação do órgão de controle foi entregue na última sexta-feira e reforça situações já conhecidas como a desestruturação da Prefeitura – relembrando a inoperância de um setor essencial da administração pública durante quase dois anos, o setor de sindicâncias, que foi reativado no final do ano passado pela prefeita Angela Schuh, falta de servidores e até precariedade de material para trabalho.
Conforme listou o documento, das 29 recomendações expedidas pelo controle interno à secretarias municipais, apenas três foram atendidas. Não são especificados quais casos ficaram sem respostas, mas temas que frequentemente são cobrados são relacionados aos gastos com horas extras e diárias, entre outras situações administrativas. O não atendimento das demandas costuma provocar a realização de auditorias do TCE no Município – uma das mais recentes foi em relação à inoperância do setor de dívida ativa.
DESCASO
O que também chama atenção no documento, assinado pela chefe do controle interno Rosângela Aparecida Teixeira de Vargas, é o relato sobre a turbulência vivenciada na administração José Otávio Germano/Angela Schuh, citando as trocas constantes de secretários, bem como o afastamento e posterior renúncia do prefeito. No documento, o controle interno fala na expectativa de mudança em relação ao diálogo com a gestão desde que Zé foi afastado e renunciou, com a Prefeitura assumida por Angela Schuh.
“Com o atual cenário da administração pública, a situação do Controle Interno junto aos gestores vem evoluindo de forma lenta”, registrou. Mais adiante, uma percepção da chefe do controle interno aponta: “Percebe-se uma preocupação muito grande em investigar quem fez a denúncia, ficando clara a falta de interesse pela resolução das inconsistências por parte dos gestores, ao traduzirem a frase aqui nesta Prefeitura sempre foi assim, e agora nós temos que responder por tudo...”.
IMPORTANTE
A chefe do setor de controle interno Rosângela Vargas comentou que o órgão foi um dos mais cobrados pelo TCE no último ano. No documento encaminhado à Prefeitura, ela menciona a ausência de funcionário no cargo de economista do setor, falta de veículo para deslocamentos e de estrutura adequada para o trabalho. No documento, o controle interno lamenta que a falta de atendimento de suas recomendações pelas secretarias municipais transpareça ineficácia do órgão de controle junto ao TCE.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Vitrinas da Fenarroz já tem 19 inscritos
Até esta segunda-feira para fazer parte
Pedro Lopes será cidadão cachoeirense
Empresário, que garantiu o Sest Senat para o município, tem destacada atuação na área esportiva e também no setor de transportes
EAP Central lança projeto de combate ao tabagismo
Grupo terá encontros mensais e contará com suporte médico e farmacológico para ajudar fumantes
13º GAC entregou boinas a novos soldados
Baterias homenagearam os destaques do período básico
Pedro Lopes será Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul
Empresário, que garantiu o Sest Senat para o município, tem destacada atuação na área esportiva e no setor de transportes
Prefeitura convoca responsáveis por carneiras vencidas no Cemitério Municipal
Arrendatários com taxas de arrendamento vencidas devem comparecer na Administração dos Cemitérios Municipais
Cachoeira recebeu uma caçamba basculante
Equipamento foi indicado ao município pelo deputado federal Heitor Schuch
Febre das figurinhas da Copa movimenta Cachoeira
Encontro aos finais de semana para troca de figurinhas aquecem as vendas na cidade
Ônibus da linha Promorar quebrou novamente nesta sexta-feira
Quinta-feira outro coletivo da mesma linha também havia apresentado problemas
Álbum da Copa agita Cachoeira
Já foi registrada venda de R$ 5 mil na Nascente Multiloja, onde funciona mesa de trocas
