DESESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO
Controle interno denuncia descaso
Relatório foi enviado à prefeita e ao Tribunal de Contas
Um relatório do controle interno do Município de Cachoeira do Sul entregue à prefeita Angela Schuh e enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) denuncia descaso do governo municipal com relação ao atendimento de recomendações feitas pelo setor, que é um órgão interno de fiscalização da Prefeitura de Cachoeira do Sul.
A manifestação do órgão de controle foi entregue na última sexta-feira e reforça situações já conhecidas como a desestruturação da Prefeitura – relembrando a inoperância de um setor essencial da administração pública durante quase dois anos, o setor de sindicâncias, que foi reativado no final do ano passado pela prefeita Angela Schuh, falta de servidores e até precariedade de material para trabalho.
Conforme listou o documento, das 29 recomendações expedidas pelo controle interno à secretarias municipais, apenas três foram atendidas. Não são especificados quais casos ficaram sem respostas, mas temas que frequentemente são cobrados são relacionados aos gastos com horas extras e diárias, entre outras situações administrativas. O não atendimento das demandas costuma provocar a realização de auditorias do TCE no Município – uma das mais recentes foi em relação à inoperância do setor de dívida ativa.
DESCASO
O que também chama atenção no documento, assinado pela chefe do controle interno Rosângela Aparecida Teixeira de Vargas, é o relato sobre a turbulência vivenciada na administração José Otávio Germano/Angela Schuh, citando as trocas constantes de secretários, bem como o afastamento e posterior renúncia do prefeito. No documento, o controle interno fala na expectativa de mudança em relação ao diálogo com a gestão desde que Zé foi afastado e renunciou, com a Prefeitura assumida por Angela Schuh.
“Com o atual cenário da administração pública, a situação do Controle Interno junto aos gestores vem evoluindo de forma lenta”, registrou. Mais adiante, uma percepção da chefe do controle interno aponta: “Percebe-se uma preocupação muito grande em investigar quem fez a denúncia, ficando clara a falta de interesse pela resolução das inconsistências por parte dos gestores, ao traduzirem a frase aqui nesta Prefeitura sempre foi assim, e agora nós temos que responder por tudo...”.
IMPORTANTE
A chefe do setor de controle interno Rosângela Vargas comentou que o órgão foi um dos mais cobrados pelo TCE no último ano. No documento encaminhado à Prefeitura, ela menciona a ausência de funcionário no cargo de economista do setor, falta de veículo para deslocamentos e de estrutura adequada para o trabalho. No documento, o controle interno lamenta que a falta de atendimento de suas recomendações pelas secretarias municipais transpareça ineficácia do órgão de controle junto ao TCE.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Com que roupa?
O que usar para o 57º Jantar dos Destaques
Corsan investiga cheiro da água
Água gera reclamações em Cachoeira, até mesmo em roupa lavada
Ainda dá tempo de adotar uma cartinha para o Papai Noel
169 pedidos esperam padrinhos e madrinhas na vitrina na GVC.fm
Mostra Pedagógica da Escola Antônio Vicente será aberta à comunidade
"AVF na Rua" será nesta quinta-feira, 9h30min às 16h, em frente à instituição
Uma semana de festa e cultura
Tradicional evento saúda padroeira Conceição e elevação de Cachoeira a cidade
Marina Preuss é princesa do Broto RS 2025
10 candidatas disputaram as faixas
Espírito de Natal chega a Cachoeira
Cidade recebe iluminação e novos pontos decorados
Marina Preuss foi eleita princesa do Broto RS
10 candidatas disputaram as faixas em evento ocorrido em Lajeado
Natal mais cedo para todos
Campanha do Jornal do Povo e GVC.fm acelera na cidade
Rua Coberta fechada prejudica os comerciantes
Vereadora Ana Paula Melo ouviu mais de 40 lojas, que atestaram queda nas vendas
Troféu Zumbi e Dandara deve retornar em 2026
A atual gestão também estuda alterar o nome da premiação