MOTORISTA DA SAÚDE
Crítico do prefeito é alvo de sindicância
Denúncia foi feita no mesmo dia em que ele fez postagem no Facebook
A Prefeitura de Cachoeira do Sul abriu uma sindicância para investigar a conduta de um motorista da Secretaria Municipal da Saúde por ter feito uma postagem nas redes sociais criticando o Governo Leandro Balardin. A denúncia contra o servidor foi protocolada em 12 de setembro, no mesmo dia em que ele fez uma postagem em seu perfil pessoal no Facebook, em que teceu críticas à decisão do governo que permitiu a adoção de home office por servidores municipais. No dia 17 de setembro, Balardin assinou a portaria para averiguar “possível infração disciplinar cometida”.
Conforme apurado pela reportagem, a denúncia teria sido feita porque o post foi feito em horário de expediente, às 11h, e com base no Estatuto dos Servidores. Em seu artigo 152, a lei prevê que “é proibido ao servidor público qualquer ação ou omissão capaz de comprometer a dignidade e o decoro da função pública, ferir a disciplina e a hierarquia”. Apesar de ter assinado a portaria para que a investigação fosse levada adiante, o prefeito afirmou, quando questionado pela reportagem, desconhecer o assunto. “Não sei do que se trata”, limitou-se.
SILÊNCIO, POR ENQUANTO
A reportagem do Jornal do Povo conversou com o servidor sobre a sindicância para que ele pudesse dar sua versão do ocorrido, mas ele preferiu não se manifestar neste momento.
ATENÇÃO
A relação de alguns grupos de servidores com o Governo Leandro Balardin piorou depois do envio dos projetos de reforma da previdência para a Câmara. Durante a tramitação dos projetos, líderes das categorias reclamaram de falta de transparência do governo para negociar as propostas encaminhadas, que acabaram rejeitadas. Balardin tem afirmado que sem reformas não há como avançar em políticas para o desenvolvimento da cidade.
A postagem
“Prefeito TikTok”
- Na postagem, o servidor compartilha a notícia de um portal de notícias da cidade sobre a adoção do home office na Prefeitura, criticando a medida tomada pelo governo. Ele chama Leandro Balardin de “prefeito TikTok”, numa alusão à crítica social que tem sido feita aos inúmeros vídeos e postagens do prefeito publicados nas redes sociais. Este modo de atuar foi inclusive já denunciado ao Ministério Público, que apura se Balardin usa indevidamente recursos públicos para promoção pessoal.
- O motorista também protestou dizendo que “não bastava não estar fazendo nada de relevante pela cidade e estar culpando os funcionários por sua má administração, agora vem com essa”.
- Além disso, ele criticou os casos de dois integrantes do alto escalão da administração municipal que se ausentaram do Município para ir ao exterior com autorização do prefeito. Isso se refere ao caso do secretário de Meio Ambiente André Silveira e do advogado Washington Rohde. Os dois viajaram para os Estados Unidos, o primeiro para participar de um curso, enquanto o segundo foi passar por um tratamento médico, conforme noticiado pelo Jornal do Povo.
IMPORTANTE
A Prefeitura está centralizando a atenção da comissão de sindicância no momento para apurar o ocorrido em uma formação da Secretaria Municipal de Educação em que uma lareira ecológica explodiu e feriu duas professoras. Até que esta seja finalizada, outros processos em andamento devem esperar.
Adiantamentos do Governo Zé investigados
Outra sindicância instaurada apura supostas irregularidades em adiantamentos tomados na Prefeitura no período de 2021 a 2023, durante o Governo José Otávio Germano. A investigação foi determinada a partir de um apontamento do Tribunal de Contas do Estado, encaminhado ao Controle Interno da Prefeitura.
Conforme apurado pela reportagem, entre os envolvidos estariam cerca de 15 indivíduos, incluindo cidadãos que não estão mais na Prefeitura e que integraram o governo anterior. Caso se comprovem irregularidades envolvendo ex-integrantes da administração pública, pode ser necessário o ingresso de ações judiciais para cobrança de eventuais valores.
Os adiantamentos são, como o nome sugere, a antecipação de recursos para despesas de pequeno valor na Prefeitura que não podem esperar o processo burocrático de aquisição de serviços ou equipamentos. Na Prefeitura, cada secretaria teria direito a dois adiantamentos de cerca de R$ 2,9 mil mensais cada.
PROCESSO LONGO
O procurador jurídico do Município Bruno Müller disse que “o processo está em fase de conhecimento, com solicitação da documentação pertinente ao caso, para que possamos apurar os fatos constantes no relatório encaminhado pela Unidade de Controle Interno. O processo será longo em função da grande quantidade de informações a serem averiguadas sobre a materialidade junto, inicialmente, ao arquivo municipal”, informou. Ele acrescentou que os processos contam com sigilo para preservar a identidade dos citados, em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Professores cobram terço de férias
Decisão judicial favorável já saiu
Mariana Carlos fiscaliza conserto do asfalto na Rua Ricardo Schaurich
Parlamentar acompanhou trabalho de recuperação da via
Prefeitura vai leiloar 69 veículos usados
Entre os colocados à venda no leilão de inservíveis, há veículos com apenas sete anos de uso
Deputados do PT visitam Cachoeira do Sul e prometem emendas
Alexandre Lindenmayer e Stela Farias vão ajudar HCB, UFSM e Mococa
Clima de virada de mesa entre os vereadores
Tentativas de romper acordo para os próximos dois anos movimentam o Legislativo
Lula comprou 53 novas casas para Cachoeira
Imóveis foram negociados para afetados pela enchente de 2024
Descontos do Faps serão devolvidos
Regras, entretanto, serão conhecidas só após aprovação da reforma do fundo
Alvaro Borges assume Câmara na segunda-feira
Empresário desenvolve trabalho social há mais de uma década em Cachoeira
Prefeitura promete devolver R$ 11 milhões descontados indevidamente dos servidores
Cronograma só sai após votação do reparcelamento do Faps
Mariana defende comissão comunitária pelo ensino superior
Parlamentar pedirá que prefeito crie grupo para trabalhar ações
Asilo Medianeira pede ajuda da Câmara de Vereadores para obras
Presidente revelou que MP está cobrando conserto de telhado da entidade
Mariana investiga venda da folha
Ela quer entender posição do TCE
