VAZOU
Vereador Alex detona Balardin
Parlamentar critica falta de articulação e reclama de estratégia em votação do veto
Em um áudio vazado na manhã de ontem de uma conversa que teve com o ex-vereador Azevedo da Susepe e outro interlocutor, o vereador Alex da Farmácia teceu fortes críticas ao Governo Leandro Balardin e revelou bastidores de uma votação de segunda-feira. O parlamentar se queixa da posição adotada pelo governo de pedir a manutenção do veto de Balardin ao projeto de lei de Mariana Carlos, na lei dos cuidados.
A norma previa uma regra para que empresas terceirizadas pelo Município concedessem abono de faltas a seus trabalhadores quando estes precisassem acompanhar filhos em atividades escolares ou consultas médicas e foi derrubada com sete votos a favor do veto, incluindo o de Alex.
No áudio vazado, ele dá a entender que pediu ao procurador Bruno Müller que liberasse os parlamentares da base do governo de votar a favor do veto, para que a lei tivesse sua constitucionalidade discutida posteriormente na Justiça. No áudio, eles interpretam que o veto à lei fortaleceu a vereadora Mariana Carlos, que é oposição ao governo na Câmara.
“DEIXA ELA GANHAR”
“Eu disse para o Bruno, em frente ao Casquinha: avisa o pessoal, deixa ela ganhar. Sabe o que ele me disse? 'Deixa rolar, vai me dar mais serviço depois'", contou. Também na conversa, Azevedo, que já presidiu a Câmara, opina que Bruno não deveria exercer a figura de secretário de governo sendo procurador, entendimento que ele já tinha desde a gestão anterior.
Republicano diz que governo é horrível
Na continuação do áudio, o vereador Alex da Farmácia se queixa que o atual governo seria “horrível” e diz que “ele não existe politicamente”. A frase seria referente ao prefeito e à falta de articulação política da atual gestão. Tanto que na sequência Azevedo lembra do ex-prefeito dizendo que os problemas de José Otávio foram “não aparecer na Prefeitura e as putarias”. Na conversa, embora não seja possível identificar quem menciona, eles comentam sobre uma das denúncias contra o ex-prefeito por improbidade em relação a obras de asfaltamento, dizendo que não dará em nada.
Questionado ontem sobre o áudio vazado, Alex não quis se manifestar, alegando que estaria no hospital acompanhando um parente. O áudio deve sepultar a tentativa de aproximação do governo com o Republicanos. Também na conversa, eles falam sobre o vereador Serginho Quoos (PSDB), dizendo que ele não saberia o que está fazendo como líder do Executivo e afirmam que a vereadora Mariana Carlos estaria “dando de relho” no governo.
IMPORTANTE
O áudio se espalhou rapidamente pelo meio político cachoeirense durante o dia de ontem, depois de supostamente Alex ter publicado ele em um grupo ligado aos vereadores e servidores da Câmara. Em seguida, o parlamentar apagou a postagem.
ATENÇÃO
Alex estaria incomodado nos últimos dias porque sua esposa teve o FG cortado pela administração municipal. Na sequência do áudio, Alex diz que o governo já estaria solicitando urgência para um projeto na segunda-feira e disse que não iria assinar os pedidos do governo.
O QUE DIZ O GOVERNO
BALARDIN
O prefeito Leandro Balardin ignorou grande parte do conteúdo do áudio que envolve seu governo e atacou principalmente o ex-prefeito quando questionado pela reportagem sobre o assunto. “Sobre os que compactuam com o ex-governante afastado pela Justiça da Prefeitura de Cachoeira do Sul: a conivência com a corrupção é uma traição à confiança pública e uma afronta à dignidade de todos nós”. Ele disse ser inacreditável citar as “orgias do ex-prefeito como seu único problema. E a corrupção? Desconhecem a denúncia? E o pó pelotense? Nenhuma, nem outra, e nem nada disso que aconteceu serve de exemplo. Baixaria. Ridículo”, disse.
BRUNO MÜLLER
Questionado a respeito do conteúdo do áudio, o procurador do Município Bruno Müller disse que durante todo o episódio, sua posição foi afirmar que os agentes políticos devem legislar de acordo com a legalidade. “Esta se sobrepõe ao mérito, e por isso exarei parecer pelo veto”, diz ele, frisando que entende a medida como ilegal por avançar na legislação trabalhista. Sobre o pedido do vereador de liberar a base para votar como esta quisesse, Bruno disse não ter poder para isso. “Eu não libero ninguém. Respeito todos os vereadores e suas posições. E caso não houvesse a derrubada do veto, aprovando uma lei manifestamente ilegal, eu teria que corrigir esse equívoco”.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Governo já tem votos para aprovar reparcelamento do Faps
Edimar Garcia desempatará a favor da proposta. Sindicatos se mobilizam pelas redes sociais
Leilão da Prefeitura rende 1,751 milhão
Incremento sobre o valor inicial dos itens foi avaliado em 76%
Governo pede para trancar pauta da Câmara para votar reparcelamento
Câmara decidirá na terça-feira se vota ou não a proposta
Leilão de veículos da Prefeitura rendeu R$ 1,751 milhão
Resultado significa um incremento de 76% sobre valor mínimo
PSOL vai se reorganizar em Cachoeira do Sul
Bombeiro civil Patrick Santos vai reativar a sigla na cidade
Rua Coberta fechada prejudica o comércio, atesta vereadora
Vereadora Ana Paula Melo fez pesquisa com mais de 40 lojas, que atestaram queda nas vendas durante obras
A um voto do reparcelamento
Vereador Alex da Farmácia anunciou voto a favor ao interesse do prefeito
Uso da Rua Coberta terá custo
Prefeito anunciou a novidade no Cacisc ao Meio-dia
Câmara de Vereadores dará título de Cidadão Benemérito ao desembargador Voltaire Moraes
Proposta de homenagem foi do ex-vereador Kader Saleh