Blog dos Bichos

Dicas para cuidar da sua calopsita

01/07/2023 11:16 - por Cristiane Vieira da Cunha

A calopsita é uma ave que conquistou os brasileiros e se tornou um dos pássaros de estimação mais procurados. Da família Cacatuidae, elas são parentes distantes das cacatuas e dos papagaios e se destacam por sua personalidade alegre e calorosa. 

Veja essas dicas para cuidar bem da sua calopsita: 

Gaiola espaçosa
Certifique-se de que a gaiola da calopsita seja grande o suficiente para que ela possa se mover livremente e esticar suas asas

Brinquedos variados 
Disponibilize uma variedade de brinquedos seguros e adequados para a ave , como balanços, cordas, poleiros e objetos que possam ser explorados e mastigados. 

Dieta balanceada 
Alimente sua ave com uma dieta equilibrada, composta de ração específica para calopsitas, frutas, vegetais frescos e sementes como petiscos ocasionais. 

Dê banhos ou borrife água 
As calopsitas apreciam banhos ou borrifos de água. Por isso, proporcione um recipiente com água rasa para que ela possa se banhar ou utilize um borrifador para molhar suas penas levemente. 

Momentos de interação 
Dedique tempo para brincar, conversar e interagir com sua calopsita todos os dias. Elas são aves sociais e apreciam a companhia humana. 

Crie um ambiente seguro 
Certifique-se de que sua casa seja um ambiente seguro, removendo plantas tóxicas , produtos químicos perigosos e mantendo janelas e portas fechadas. 

Proporcione tempo fora da gaiola 
Permita que sua calopsita explore ambientes fora da gaiola, desde que seguro.

Respeite o tempo de descanso: Assegure-se de que sua calopsita tenha um ambiente tranquilo e escuro durante o sono.

Mantenha a gaiola limpa

Faça seu login para comentar!