INVESTIMENTO DE R$ 4.499.000,00
Escola do Piquiri sai do chão
Estrutura da quadra de esportes dá o tom da obra
Prevista para ser concluída no próximo mês de outubro, a construção dos anexos da futura escola de ensino médio da comunidade rural de Piquiri já muda o cenário da área em que a obra está sendo executada. Pronta para receber piso e cobertura, a estrutura metálica da quadra poliesportiva do colégio dá o tom da imponência da obra. O investimento, de R$ 4.499.000,00, é do governo do Estado, em atenção a pedido do deputado estadual cachoeirense Cláudio Tatsch.
Iniciado há cinco meses, o serviço na escola inclui a construção de cozinha e refeitório - em fase de fundações -, instalação de elevador interligando os dois pavimentos do prédio e a recuperação da estrutura já existente, como reboco das paredes e lixamento do parquê, bem como sua substituição parcial, danificada pela ação do tempo na construção que ficou por 10 anos abandonada.
A empresa contratada para a obra, a S. Teixeira, da cidade gaúcha de Maratá, opera atualmente com 18 funcionários na escola do Piquiri. A intenção da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) é inaugurar o colégio no começo do ano letivo de 2026, oferecendo ensino médio técnico na área de agricultura de precisão, que inclui especialmente as novas ferramentas voltadas ao agronegócio, como maquinários de alta geração e drones.
O trabalho de Cláudio Tatsch pela obra
O deputado cachoeirense em conversa com Antônio Cruz, morador do Piquiri
O deputado estadual cachoeirense Cláudio Tatsch abraçou a demanda da região do Piquiri desde que foi empossado deputado estadual, há dois anos. Foram uma série de reuniões, pedidos, cobranças e apresentação, por vídeo, do estado do prédio ocioso e que sofria com a ação do tempo e do vandalismo, e vinha sendo utilizado como área de pastagem e abrigo de bovinos e ovinos.
Foi no começo do ano passado que o deputado cachoeirense obteve a confirmação do investimento. A ordem de serviço para o início da obra foi assinada em agosto, pela secretária estadual de Educação Raquel Teixeira, durante a 24ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz).
Cláudio Tatsch acompanha o andamento da obra semanalmente, e está satisfeito com o que tem visto. Nesta quarta-feira, em pleno recesso dos deputados, ele passou o dia no Piquiri. Acompanhado de assessores, o parlamentar conversou com moradores, coletando demandas e falando especialmente sobre como será o funcionamento da escola para 2026, que terá aulas em turno integral, formando estudantes habilitados a atuar no ramo do agronegócio de forma atualizada e tecnológica.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Eleição da UFSM é cancelada
Por haver chapa única, consulta à comunidade acadêmica foi impedida
Cachoeira ainda longe da inclusão
PCDs e idosos têm desafios invisíveis aos olhos da cidade e dos cachoeirenses
Cachoeira do Sul receberá teatro sobre igualdade racial
Grupo Trupi di Trapu se apresenta nos dias 26 e 27 de setembro em escolas e na Praça Dr. Adolfo Witeck.
Isabele Henriques é premiada no Fecart Mirim
Prenda do CTG Os Gaudérios ficou em terceiro lugar na declamação
Calendário Rosa 2026 dá início aos cliques
Tema escolhido é “Coragem pela vida”
Ezekiel é o novo Mister RS
Eleito é filho de cachoeirense e morou muitos anos em Cachoeira do Sul
Mostra Científica Regional das Escolas Estaduais reuniu estudantes na última quinta-feira
Trabalhos escolhidos irão para a etapa final, em Porto Alegre