LIDERANÇA REGIONAL

Estado não comenta fim da Exatoria

04/12/2024 00:02 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Fechamento da unidade acompanha fim de escritórios do interior, diz sindicato

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) do governo do Estado do Rio Grande do Sul não comenta a possibilidade do fechamento do escritório da Fazenda em Cachoeira do Sul, que chegou a ser anunciado até o final deste ano. A única informação repassada pela assessoria de imprensa da pasta estadual é que o encerramento das atividades na unidade em Cachoeira está em estudos. A Sefaz também não informa se o iminente fim do atendimento presencial na cidade é uma medida exclusiva da cidade. 

Em contato com o Afocefe Sindicato, que representa os técnicos tributários do Estado, o presidente da entidade Alexandre Luzzi afirmou ao Jornal do Povo que a medida não é uma exclusividade de Cachoeira. “Na verdade não tem outras cidades ameaçadas como Cachoeira porque aí é um dos últimos escritórios que permanecem ativos, com uma centralização nas delegacias”, disse, revelando que existem estudos indicando também para um enxugamento dessas delegacias. 

DEPOIS DA PANDEMIA
Luzzi disse que a entidade já foi mais contrária aos fechamentos, mas que após a pandemia, as formas de atuação na receita passaram a mudar, com a adoção do serviço híbrido e uma intensa redução no atendimento, o que fez com que a contrariedade do sindicato aos fechamentos fosse revista. “Não é mais uma pauta nossa”, disse. Ele pondera que todos os serviços devem continuar sendo prestados no meio on-line e que podem ser feitas reuniões virtuais para eventuais dúvidas.

IMPORTANTE
A Sefaz conta com delegacias e agências em 21 cidades, além do escritório de Cachoeira e postos fiscais na divisa com Santa Catarina. Conforme a assessoria do órgão, as unidades estão nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Taquara, Osório, Torres, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Santana do Livramento, Lajeado e Erechim. Os postos fiscais estão em Torres, Iraí, Goio-ên, Estreito, Passo do Socorro e Barracão.

ATENÇÃO
Ao prefeito eleito Leandro Balardin, a titular da Fazenda Estadual Priscilla Santana afirmou que a unidade não seria fechada sem diálogo com a comunidade, dizendo que a medida vem sendo adotada em virtude da unificação de tributos. O presidente da Associação dos Contabilistas, Roberto Drews, já jogou a toalha com relação à manutenção do espaço – “Pensam em redução de custo, alegam que o serviço pode ser feito pela internet, mas não é bem assim”, disse. “Em particular fico triste por mais uma perda para nossa cidade”, lamentou. Se a unidade fechar, os nove funcionários terão oportunidade de atuar em home office. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
13/12/2025 00:03

PESQUISA JP

Parcelaço, sim ou não?

Vereadores justificam seus votos no projeto de lei encaminhado pela Prefeitura

12/12/2025 15:15

Votação

Siprom convoca ato contra o reparcelamento para este sábado

Sindicato segue pedindo que votação seja noturna

12/12/2025 00:06

HOJE

Voltaire cidadão

Desembargador recebe homenagem na Câmara

11/12/2025 17:31

Votação

Servidores pressionam por sessão noturna para projeto do reparcelamento

Abaixo-assinado virtual já contabiliza mais de 500 adesões

11/12/2025 17:02

HOMENAGEM

Voltaire de Lima será Cidadão Benemérito

Desembargador recebe homenagem da Câmara Municipal nesta sexta-feira

10/12/2025 14:50

Evento

Fenarroz retoma concurso de soberanas

Volta da tradicional escolha é resultado de parceria com empresas

10/12/2025 00:03

SÓ NA PRÓXIMA SESSÃO

Superparcelamento adiado

Governo queria que projeto tivesse sido votado ontem

09/12/2025 14:13

PREVIDÊNCIA DO FUNCIONALISMO PÚBLICO

Câmara não votará reparcelamento do Faps nesta terça-feira

Proposta deve ser colocada em votação na próxima semana

08/12/2025 00:04

REFORMA DO FAPS

Balardin derrota servidores

Prefeito já tem os 8 votos para aprovar o superparcelamento

06/12/2025 12:41

LEGISLATIVO

Governo já tem votos para aprovar reparcelamento do Faps

Edimar Garcia desempatará a favor da proposta. Sindicatos se mobilizam pelas redes sociais

06/12/2025 00:05

ON-LINE

Leilão da Prefeitura rende 1,751 milhão

Incremento sobre o valor inicial dos itens foi avaliado em 76%

06/12/2025 00:00

R$ 3,4 MILHÕES

Prefeitura contrata transporte para o SUS