LIDERANÇA REGIONAL

Estado não comenta fim da Exatoria

04/12/2024 00:02 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Fechamento da unidade acompanha fim de escritórios do interior, diz sindicato

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) do governo do Estado do Rio Grande do Sul não comenta a possibilidade do fechamento do escritório da Fazenda em Cachoeira do Sul, que chegou a ser anunciado até o final deste ano. A única informação repassada pela assessoria de imprensa da pasta estadual é que o encerramento das atividades na unidade em Cachoeira está em estudos. A Sefaz também não informa se o iminente fim do atendimento presencial na cidade é uma medida exclusiva da cidade. 

Em contato com o Afocefe Sindicato, que representa os técnicos tributários do Estado, o presidente da entidade Alexandre Luzzi afirmou ao Jornal do Povo que a medida não é uma exclusividade de Cachoeira. “Na verdade não tem outras cidades ameaçadas como Cachoeira porque aí é um dos últimos escritórios que permanecem ativos, com uma centralização nas delegacias”, disse, revelando que existem estudos indicando também para um enxugamento dessas delegacias. 

DEPOIS DA PANDEMIA
Luzzi disse que a entidade já foi mais contrária aos fechamentos, mas que após a pandemia, as formas de atuação na receita passaram a mudar, com a adoção do serviço híbrido e uma intensa redução no atendimento, o que fez com que a contrariedade do sindicato aos fechamentos fosse revista. “Não é mais uma pauta nossa”, disse. Ele pondera que todos os serviços devem continuar sendo prestados no meio on-line e que podem ser feitas reuniões virtuais para eventuais dúvidas.

IMPORTANTE
A Sefaz conta com delegacias e agências em 21 cidades, além do escritório de Cachoeira e postos fiscais na divisa com Santa Catarina. Conforme a assessoria do órgão, as unidades estão nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Taquara, Osório, Torres, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Santana do Livramento, Lajeado e Erechim. Os postos fiscais estão em Torres, Iraí, Goio-ên, Estreito, Passo do Socorro e Barracão.

ATENÇÃO
Ao prefeito eleito Leandro Balardin, a titular da Fazenda Estadual Priscilla Santana afirmou que a unidade não seria fechada sem diálogo com a comunidade, dizendo que a medida vem sendo adotada em virtude da unificação de tributos. O presidente da Associação dos Contabilistas, Roberto Drews, já jogou a toalha com relação à manutenção do espaço – “Pensam em redução de custo, alegam que o serviço pode ser feito pela internet, mas não é bem assim”, disse. “Em particular fico triste por mais uma perda para nossa cidade”, lamentou. Se a unidade fechar, os nove funcionários terão oportunidade de atuar em home office. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
19/09/2026 00:00

CÂMARA

Cargo na Casa Lilás roda na comissão

Projeto polêmico corre risco de ser reprovado

19/09/2026 00:00

AÇÃO POPULAR

Tonet recorre contra sentença pró-Corsan

19/09/2026 00:00

OBRA VAI CUSTAR R$ 275 MIL

Camelódromo segue adiante sem licitação

18/09/2026 19:20

Decisão

Banrisul vai ser o responsável pelo vale-alimentação dos servidores

Contratação emergencial foi anunciada nesta sexta-feira

18/09/2026 14:18

De olho na reeleição

Beto Fantinel cumpre agenda em Cachoeira

Candidato à deputado estadual participou de almoço com lideranças locais e visitou o comitê eleitoral do MDB

18/09/2026 00:01

CASA LILÁS

Câmara não cede à pressão

Mariana foi mantida na relatoria

18/09/2026 00:00

CHAPA ÚNICA

Municipários têm eleição hoje

17/09/2026 16:59

INICIATIVA

Câmara abre inscrições para o prêmio Mérito Educacional

Será a primeira edição da proposta criada por Ryan Rosa

17/09/2026 00:05

CAMPANHA

Zé Otávio ressurge com Onyx

Cachoeirense fez o candidato prometer R$ 1 milhão por ano para HCB

17/09/2026 00:00

Pauta da câmara está bloqueada

Prefeito pede troca de relator na Casa Lilás

16/09/2026 17:54

ELEIÇÃO 2026

José Otávio Germano está de volta à cena política

Ex-deputado e ex-prefeito ajuda a campanha de Onyx Lorenzoni em Cachoeira e região