LIDERANÇA REGIONAL
Estado não comenta fim da Exatoria
Fechamento da unidade acompanha fim de escritórios do interior, diz sindicato
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) do governo do Estado do Rio Grande do Sul não comenta a possibilidade do fechamento do escritório da Fazenda em Cachoeira do Sul, que chegou a ser anunciado até o final deste ano. A única informação repassada pela assessoria de imprensa da pasta estadual é que o encerramento das atividades na unidade em Cachoeira está em estudos. A Sefaz também não informa se o iminente fim do atendimento presencial na cidade é uma medida exclusiva da cidade.
Em contato com o Afocefe Sindicato, que representa os técnicos tributários do Estado, o presidente da entidade Alexandre Luzzi afirmou ao Jornal do Povo que a medida não é uma exclusividade de Cachoeira. “Na verdade não tem outras cidades ameaçadas como Cachoeira porque aí é um dos últimos escritórios que permanecem ativos, com uma centralização nas delegacias”, disse, revelando que existem estudos indicando também para um enxugamento dessas delegacias.
DEPOIS DA PANDEMIA
Luzzi disse que a entidade já foi mais contrária aos fechamentos, mas que após a pandemia, as formas de atuação na receita passaram a mudar, com a adoção do serviço híbrido e uma intensa redução no atendimento, o que fez com que a contrariedade do sindicato aos fechamentos fosse revista. “Não é mais uma pauta nossa”, disse. Ele pondera que todos os serviços devem continuar sendo prestados no meio on-line e que podem ser feitas reuniões virtuais para eventuais dúvidas.
IMPORTANTE
A Sefaz conta com delegacias e agências em 21 cidades, além do escritório de Cachoeira e postos fiscais na divisa com Santa Catarina. Conforme a assessoria do órgão, as unidades estão nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Taquara, Osório, Torres, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Santana do Livramento, Lajeado e Erechim. Os postos fiscais estão em Torres, Iraí, Goio-ên, Estreito, Passo do Socorro e Barracão.
ATENÇÃO
Ao prefeito eleito Leandro Balardin, a titular da Fazenda Estadual Priscilla Santana afirmou que a unidade não seria fechada sem diálogo com a comunidade, dizendo que a medida vem sendo adotada em virtude da unificação de tributos. O presidente da Associação dos Contabilistas, Roberto Drews, já jogou a toalha com relação à manutenção do espaço – “Pensam em redução de custo, alegam que o serviço pode ser feito pela internet, mas não é bem assim”, disse. “Em particular fico triste por mais uma perda para nossa cidade”, lamentou. Se a unidade fechar, os nove funcionários terão oportunidade de atuar em home office.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Presidenta do TRE-RS pede campanha pelo voto em Cachoeira
Cidade teve alta abstenção e faz parte de roteiro que incentiva a cidadania
Saldo do Faps caiu
Aplicações vinham segurando o fundo
Sindicato dos Motoristas faz exigências à Expresso Presidente
Empresa terá 60 funcionários em Cachoeira e já faz recrutamento
Balardin adota medida inédita para regularização de imóveis abandonados
Medida permite que a Prefeitura adquira esses prédios e terrenos, com direito à defesa aos proprietários
“Governo ofereceu subsídio”
Secretário diz que questionamento de empresário foi choro de quem perdeu
Orion rebate críticas e diz que governo ofereceu subsídio à TNSG
Secretário diz que questionamentos de empresário no JP foram “choro de quem perdeu”
TCE aponta baixa qualidade do asfalto da David
Documento conclui que obra do Governo Zé seria reprovada pelo Dnit
Secretário de Transportes explica contrato emergencial dos ônibus nesta terça-feira
Orion Ponsi será ouvido pelos vereadores
Jornalista Ferrony concorrerá a deputado estadual
Ele e a vereadora Adriana Palladino tiveram nomes confirmados pelo MDB neste sábado
Prefeitura cria Refis do ISSQN
Projeto de lei prevê descontos em juros e multas para devedores
Pedro Lopes articula vinda de Luciano Hang a Cachoeira
Ideia é que ele participe do Cacisc ao Meio Dia e articular instalação de loja da Havan na cidade
