LIDERANÇA REGIONAL
Estado não comenta fim da Exatoria
Fechamento da unidade acompanha fim de escritórios do interior, diz sindicato
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) do governo do Estado do Rio Grande do Sul não comenta a possibilidade do fechamento do escritório da Fazenda em Cachoeira do Sul, que chegou a ser anunciado até o final deste ano. A única informação repassada pela assessoria de imprensa da pasta estadual é que o encerramento das atividades na unidade em Cachoeira está em estudos. A Sefaz também não informa se o iminente fim do atendimento presencial na cidade é uma medida exclusiva da cidade.
Em contato com o Afocefe Sindicato, que representa os técnicos tributários do Estado, o presidente da entidade Alexandre Luzzi afirmou ao Jornal do Povo que a medida não é uma exclusividade de Cachoeira. “Na verdade não tem outras cidades ameaçadas como Cachoeira porque aí é um dos últimos escritórios que permanecem ativos, com uma centralização nas delegacias”, disse, revelando que existem estudos indicando também para um enxugamento dessas delegacias.
DEPOIS DA PANDEMIA
Luzzi disse que a entidade já foi mais contrária aos fechamentos, mas que após a pandemia, as formas de atuação na receita passaram a mudar, com a adoção do serviço híbrido e uma intensa redução no atendimento, o que fez com que a contrariedade do sindicato aos fechamentos fosse revista. “Não é mais uma pauta nossa”, disse. Ele pondera que todos os serviços devem continuar sendo prestados no meio on-line e que podem ser feitas reuniões virtuais para eventuais dúvidas.
IMPORTANTE
A Sefaz conta com delegacias e agências em 21 cidades, além do escritório de Cachoeira e postos fiscais na divisa com Santa Catarina. Conforme a assessoria do órgão, as unidades estão nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Taquara, Osório, Torres, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Santana do Livramento, Lajeado e Erechim. Os postos fiscais estão em Torres, Iraí, Goio-ên, Estreito, Passo do Socorro e Barracão.
ATENÇÃO
Ao prefeito eleito Leandro Balardin, a titular da Fazenda Estadual Priscilla Santana afirmou que a unidade não seria fechada sem diálogo com a comunidade, dizendo que a medida vem sendo adotada em virtude da unificação de tributos. O presidente da Associação dos Contabilistas, Roberto Drews, já jogou a toalha com relação à manutenção do espaço – “Pensam em redução de custo, alegam que o serviço pode ser feito pela internet, mas não é bem assim”, disse. “Em particular fico triste por mais uma perda para nossa cidade”, lamentou. Se a unidade fechar, os nove funcionários terão oportunidade de atuar em home office.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul adota novo logotipo
Imagem tem o desenho do Palácio João Neves, sede do Legislativo, estilizado
Faps segue em dia e 13º salário do funcionalismo está garantido
Secretaria da Fazenda pagará alíquotas do Faps nesta sexta-feira
Fórum do Faps para aplaudir Balardin
Prefeito ignora sindicatos e cria colegiado para debater o fundo com a Cacisc
Ana Paula une esforços por solução ao barranco do cemitério
UFSM alerta que sem contenção, deslizamentos vão 'até a metade do cemitério
Balardin ignora sindicatos e cria Fórum do Faps com a Cacisc
Siprom lamenta decisão e diz que governo jamais quis o diálogo
Menos Bolsa Família em Cachoeira
Baixa de 6,8% e 478 eliminados
Balardin tranca pauta da Câmara
Não havia projeto para votar
Movimento por Uergs maior prepara agenda
Conversa será com vice-governador
Enfermeira Patricia Fagundes e professor Paulo Ricardo Félix são os negros do ano
Homenagem é tradicional na Câmara de Vereadores
Balardin volta atrás no vale-alimentação
Governo foi precipitado
