Blog dos Livros
Feminismo em pauta
O feminismo conquistou avanços importantes na atualidade e a cada dia ganha notoriedade e o merecido respeito. Muito se deve aos movimentos feministas que utilizam as redes sociais para disseminar a informação e alcançar mulheres de todas as raças e classes sociais.
Porém há muito a ser feito para o empoderamento das mulheres e, para ajudar nessa missão e suprir o conhecimento, Marcia Tiburi, Maria Borges e Suzana de Castro se uniram para organizar o livro “Filosofia Feminista” (Editora Senac São Paulo, 478 páginas), um compilado de textos de um grupo de pessoas estudiosas que fazem um panorama geral do tema.
A obra tem como objetivo apresentar uma visão abrangente sobre os temas da filosofia com recorte de gênero, para instigar o diálogo e avançar na reflexão sobre o assunto. Os textos trazem discussões de ideias de escritoras feministas renomadas e levantam outras indagações que servirão de objeto para a filosofia feminista do presente e do futuro.
Novidade da Editora Senac São Paulo, o livro é dividido em três partes, sendo a primeira uma apresentação da filosofia feminista, desde sua vertente com base no liberalismo político até versões mais abrangentes, como o ecofeminismo. Na segunda parte, as autoras abordam as áreas tradicionais da filosofia, como epistemologia, ética, estética e política, na sua construção feminista. Por último, na terceira parte, apresentam o feminismo sob uma ótica filosófica.
Segundo os editores, o livro busca ampliar o diálogo e a pesquisa nesse campo do conhecimento, para chegar a estudantes, professoras e professores, mulheres e homens, e todas e todos que se interessam em um mundo mais igualitário do ponto de vista do gênero.
No livro, a definição de filosofia feminista vem sendo dada por diversas pensadoras em escala histórica, geográfica e geopolítica. As pesquisadoras revisitam os escritos de Mary Wollstonecraft, Simone de Beauvoir, Nancy Fraser, Judith Butler, Angela Davis, entre tantas outras de renome, para formar seu próprio pensamento, colocando a mulher no lugar de pensadora.
Trecho:
“Os ideais de beleza mudam com o tempo, e sua mudança não é aleatória, pois eles se relacionam com os valores de uma determinada sociedade. No século XIX, a abundância corporal se relaciona a uma desejada abundância de nutrientes, símbolo dos setores mais abastados da sociedade.
No século XX, principalmente no período pós-guerra, começamos a ter como ideal de beleza a mulher esguia. Em um mundo que valoriza a produtividade, a rapidez e o movimento, ser gorda aparece como o grande pecado da contemporaneidade. A gordura guarda ainda um parentesco com dois pecados capitais: a preguiça e a gula.”
(Página 385)
PRÊMIO SESC DE LITERATURA I
O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do país, anunciou na última semana os vencedores da edição 2023. “Outro outono de carne estranha,” do paraense Airton Souza, foi escolhido o melhor romance; e “O ninho,” da pernambucana radicada em São Paulo Bethânia Pires Amaro, foi o selecionado da categoria conto. O Prêmio Sesc completou 20 anos em 2023 e estimula escritores estreantes. Os dois livros vencedores serão lançados em novembro pela Editora Record, parceira na promoção.
PRÊMIO SESC DE LITERATURA II
Neste ano, o Prêmio Sesc de Literatura recebeu 1.495 inscrições, das quais 770 foram na categoria romance e 725 em conto. Esta é a terceira edição consecutiva que um escritor paraense está entre os premiados, o que, segundo os organizadores, mostra a força da literatura brasileira também fora dos grandes centros. A comissão julgadora foi formada pelos escritores Joca Reiners Terron e Suzana Vargas no romance e Giovana Madalosso e Sérgio Rodrigues no conto.
Leituras:
“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”
(Guimarães Rosa (1908-1967), poeta, diplomata, novelista, romancista, contista e médico brasileiro, considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX).
Destaques:
AS ESTRADAS DE COURO
Autora: Sandra Aymone
Trata-se de um conto popular adaptado por Sandra Aymone, com ilustrações de Karen Elis. A história acontece no Reino de Tudobem, onde há um jovem rei, muito mimado, chamado Carlinhos Terceiro. Carlinhos vinha tendo muitas ideias e o tempo todo. No meio dessas muitas ideias, o menino rei descobriu um verdadeiro tesouro, uma super grande ideia para a vida. Criada em 1989 para a promoção da educação cidadã como estratégia de transformação social, a Fundação Educar DPaschoal iniciou em 2000 o projeto “Leia Comigo!”, que produz e distribui gratuitamente livros infanto-juvenis que incentivam o gosto pela leitura.
Fundação Educar DPaschoal. 16 páginas.
O MISTÉRIO DOS TRÊS PEDAÇOS
Autora: Agatha Christie por Sophie Hannah
O famoso personagem de Agatha Christie, Hercule Poirot, retorna ao mundo em nova história pelas mãos da escritora Sophie Hannah, autora best-seller americana que já publicou em 49 idiomas e vendeu milhões de exemplares no mundo todo. Com o apoio da família de Agatha Christie, Hannah lançou três livros com Hercule Poirot, que se tornaram imediatamente sucessos de vendas. Neste “O mistério dos três pedaços,” Poirot investiga cartas enviadas supostamente por ele a diversas pessoas em que acusava o destinatário de ter cometido um assassinato.
Editora HarperCollins. 320 páginas. R$ 54,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul).
Encontrou algum erro? Informe aqui