Holiversos em versos
A poesia de A à Z e o autor que a produz, Geraldo Rohde
Antes de iniciar uma análise desta obra, é necessário que se explique seu autor. Geraldo Mario Rohde é cachoeirense, Acadêmico Correspondente na Academia Cachoeirense de Letras. Geólogo de formação, fez carreira em uma área muito distante das Letras, atuando como consultor ambiental. Iniciou sua escrita com trabalhos técnicos falando sobre simetria, meio ambiente e afins.
Logo mais, publicou 15 livros com a temática gastronômica, incluindo livros de receitas. Depois, pulou para memórias, escreveu sobre seus pais e de forma muito bem-humorada sobre seu avô. A versatilidade nas letras cachoeirenses. Neste ano, apareceu do nada com um livro de poemas próprios em mãos. Do nada, pois ninguém imaginava que ele escrevia poesia, não havia noticiado em grupos, nem redes sociais e por isso surpreendeu.
NASCIMENTO REPENTINO
O livro de Geraldo Rohde nasceu repentinamente, assim como nasceu um poeta. E ele não fez lançamento, explicou na orelha do livro que seguiu o mestre Manuel Bandeira e publicou 110 exemplares para dar de presente aos amigos, inclusive deixou um campo para marcar um X nesta amizade. Uma ideia inusitada, tal qual seu autor.
QUEM É
Geraldo Mario Rohde
- Geólogo, mestre em Ecologia, doutor em Ciências Ambientais e pós-doutor em Reciclagem de Resíduos. Atua em consultoria ambiental.
- Sua obra escrita inclui 2 livros sobre simetria, 2 livros de filosofia do meio ambiente, 3 livros sobre meio ambiente, 7 capítulos de livros sobre meio ambiente, 4 livros sobre resíduos sólidos e 9 boletins técnicos da Cientec.
- É também autor de 15 livros de temática gastronômica, de livro familiar sobre seus pais, Aldo e Erika Rohde e do livro histórico-humorístico "Coisas que meu avô dizia - Das andere Deutsch".
- Rohde é membro da Academia Cachoeirense de Letras desde a sua fundação.
A LEITURA
HOLIVERSO
No início do livro, o autor explica de forma humorada e filosófica o que é holiverso: algo controverso que leva à quebra de barreiras e cercas epistemológicas, ampliando a experiência humana. Rohde entrega seus holiversos em versos, uma icônica abertura de um livro de poemas.
POESIA
Sobre a poesia de Rohde pode-se afirmar que é completamente diversa ao abordar várias temáticas de formas diferentes. Sua obra está dividida em 11 seções, nas quais utiliza neologismos criativos para dar uma roupagem única ao livro.
POEMAS
Os poemas, em sua maioria, são curtos e estão alinhados à esquerda e direita das páginas, tornando a leitura bastante rápida e fluída. O autor mistura algumas expressões em português com inglês, alemão, francês e até grego, o que acaba maximizando conceitos e garantindo uma originalidade incontestável à sua escrita.
ESPOSA
Os poemas são repletos de humor, filosofia, viagens e contemporaneidade. Ao final, há uma seção destinada à esposa, Marlisa Strenzel Rohde e ainda vários títulos selecionados pelo autor para fazer qualquer um gostar de poesia. A melhor definição para essa escrita tão excêntrica veio do próprio poeta: “Um livro fora da curva”. Aos leitores, só resta adivinhar o que esperar das próximas publicações do Rohde.
POEMA
Gaúcho modelo IA
Ôigale, tchê!
Pois o índio xiru,
macanudo bagualll,
monarca das coxilhas,
taura guasca,
gaudério animalll
inteligente, criativo, sagaz...
ninguém tasca, ...capaz!
Domou o dito mundo digitalll
e agora só usa
Chat GPT da talll
Inteligência Artificialll.
Ficha Técnica
Título: Às 8 da noite
- Holiversos Controversos
Autor: Geraldo Mario Rohde
Editora: 3 de Maio
Páginas: 112
Encontrou algum erro? Informe aqui
6 bandas no Dia do Rock
Evento terá shows, exposição e feira de artigos de rock
60 anos no ar
Natalício Morais é o mais longevo radialista de Cachoeira do Sul
A volta do Homem de Aço
Superman tem pré-estreia hoje no Cine Via Sete
Trevosos, tremei!
Contos de Gisele Wommer no seu blog no JP, no Instagram e agora também no YouTube ganham cada vez mais fãs
De Cachoeira para Rondônia
Cineastas cachoeirenses são selecionados para festival em Rondônia
Nova jornada jurássica
Recomeço traz novos perigos na natureza selvagem
Talento em solo cachoeirense
Aos 17 anos, Giovana Freitas já lançou quatro livros e sonha com reconhecimento literário
R$ 10 mil de sorte
Ouvinte Gilberto Brasil ficou com o prêmio máximo dos 10 anos da Rádio GVC.fm
Tarde de Rock
Inscrições abertas para bandas mostrarem sua música
O mundo da F1 na telona
Brad Pitt vive um veterano piloto
A Prosa e O Verso
Chega o segundo livro de Suzana Weirich, apresentando a estreia de Gustavo Molinelli
Os Últimos Mestiços
Escritora cachoeirense Emma Vieira lança seu primeiro livro