Holiversos em versos

06/11/2024 00:05 - por Gisele Wommer giwommer@gmail.com

A poesia de A à Z e o autor que a produz, Geraldo Rohde

Antes de iniciar uma análise desta obra, é necessário que se explique seu autor. Geraldo Mario Rohde é cachoeirense, Acadêmico Correspondente na Academia Cachoeirense de Letras. Geólogo de formação, fez carreira em uma área muito distante das Letras, atuando como consultor ambiental. Iniciou sua escrita com trabalhos técnicos falando sobre simetria, meio ambiente e afins.

Logo mais, publicou 15 livros com a temática gastronômica, incluindo livros de receitas. Depois, pulou para memórias, escreveu sobre seus pais e de forma muito bem-humorada sobre seu avô. A versatilidade nas letras cachoeirenses. Neste ano, apareceu do nada com um livro de poemas próprios em mãos. Do nada, pois ninguém imaginava que ele escrevia poesia, não havia noticiado em grupos, nem redes sociais e por isso surpreendeu.

NASCIMENTO REPENTINO
O livro de Geraldo Rohde nasceu repentinamente, assim como nasceu um poeta. E ele não fez lançamento, explicou na orelha do livro que seguiu o mestre Manuel Bandeira e publicou 110 exemplares para dar de presente aos amigos, inclusive deixou um campo para marcar um X nesta amizade. Uma ideia inusitada, tal qual seu autor.

QUEM É
Geraldo Mario Rohde

- Geólogo, mestre em Ecologia, doutor em Ciências Ambientais e pós-doutor em Reciclagem de Resíduos. Atua em consultoria ambiental.

- Sua obra escrita inclui 2 livros sobre simetria, 2 livros de filosofia do meio ambiente, 3 livros sobre meio ambiente, 7 capítulos de livros sobre meio ambiente, 4 livros sobre resíduos sólidos e 9 boletins técnicos da Cientec.

- É também autor de 15 livros de temática gastronômica, de livro familiar sobre seus pais, Aldo e Erika Rohde e do livro histórico-humorístico "Coisas que meu avô dizia - Das andere Deutsch".

- Rohde é membro da Academia Cachoeirense de Letras desde a sua fundação.

A LEITURA

HOLIVERSO
No início do livro, o autor explica de forma humorada e filosófica o que é holiverso: algo controverso que leva à quebra de barreiras e cercas epistemológicas, ampliando a experiência humana. Rohde entrega seus holiversos em versos, uma icônica abertura de um livro de poemas.

POESIA
Sobre a poesia de Rohde pode-se afirmar que é completamente diversa ao abordar várias temáticas de formas diferentes. Sua obra está dividida em 11 seções, nas quais utiliza neologismos criativos para dar uma roupagem única ao livro.

POEMAS
Os poemas, em sua maioria, são curtos e estão alinhados à esquerda e direita das páginas, tornando a leitura bastante rápida e fluída. O autor mistura algumas expressões em português com inglês, alemão, francês e até grego, o que acaba maximizando conceitos e garantindo uma originalidade incontestável à sua escrita.

ESPOSA
Os poemas são repletos de humor, filosofia, viagens e contemporaneidade. Ao final, há uma seção destinada à esposa, Marlisa Strenzel Rohde e ainda vários títulos selecionados pelo autor para fazer qualquer um gostar de poesia. A melhor definição para essa escrita tão excêntrica veio do próprio poeta: “Um livro fora da curva”. Aos leitores, só resta adivinhar o que esperar das próximas publicações do Rohde. 

POEMA
Gaúcho modelo IA

Ôigale, tchê!
Pois o índio xiru,
macanudo bagualll,
monarca das coxilhas,
taura guasca,
gaudério animalll
inteligente, criativo, sagaz...
ninguém tasca, ...capaz!
Domou o dito mundo digitalll
e agora só usa
Chat GPT da talll
Inteligência Artificialll.

Ficha Técnica
Título: Às 8 da noite
- Holiversos Controversos
Autor: Geraldo Mario Rohde
Editora: 3 de Maio
Páginas: 112

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

JP2

30/12/2025 00:00

200 novos bacharéis

UFSM, Uergs e Ulbra com novos formandos em Cachoeira do Sul

26/12/2025 00:03

Bob Esponja na telona

Primeira exibição no Cine Via Sete será hoje, na sessão das 18h

24/12/2025 00:01

Heroína da enchente

Cíntia Marques presta contas das doações que conseguiu para Cachoeira e Candelária

23/12/2025 00:03

De autista para autista

Henrique Schmidt uniu sua vivência com qualificação técnica

19/12/2025 00:06

Piscinas Abertas

Temporada já começou nos clubes de Cachoeira

18/12/2025 00:06

O futuro de Pandora

Avatar 3 estreia no Cine Via Sete

17/12/2025 00:05

Jovens de sucesso

Revista Linda apresenta cachoeirenses que conquistaram seus espaços antes dos 40 anos

16/12/2025 00:00

Aula de Jornalismo

Jornalistas cachoeirenses Cristine Galissa e Ermilo Drews são premiados pelo Ministério Público

12/12/2025 00:02

57º JANTAR DOS DESTAQUES

Com que roupa?

Tauro Men dá as dicas aos homens

11/12/2025 00:06

Ao som do Maestro Dilber

Músico, compositor e regente estará no 57º Jantar dos Destaques

10/12/2025 00:01

Dá tempo de adotar cartinha

169 pedidos esperam seus padrinhos e madrinhas na vitrina da Rádio GVC.fm

05/12/2025 00:00

Espelho da realidade

Ricardo Hoffmann e as reflexões de vida escondidas no cotidiano