Blog dos Bichos

Junho Violeta: mês da prevenção de doenças oculares nos pets

17/06/2023 11:22 - por Cristiane Vieira da Cunha

O Junho Violeta é o mês de conscientização e prevenção do ceratocone. Essa doença degenerativa afeta os humanos e se caracteriza pela deformação na córnea. No mundo animal, a data reforça a importância da prevenção de doenças oculares.

Todos os animais estão sujeitos a desenvolver doenças oculares ao longo da vida. Por isso é fundamental ficar atento e levar o seu pet ao oftalmologista veterinário regularmente. 

Raças com maior predisposição a doenças oculares

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento de doenças oculares entre os pets. Entre eles: genética, idade, raça, porte e estilo de vida do animal.

As raças com os olhos mais proeminentes, chamados de braquicefálicos, como o Pug, Buldogue inglês, Boston terrier, Pequinês, Shih-tzu, entre outros, e os gatos Persa e Himalaio, são mais propensos a sofrer com problemas causados por traumas na córnea, saída do bulbo ocular da órbita e olhos ressecados.

Entre as doenças mais comuns em animais dessa raça, devido a uma exposição maior dos olhos, está a ceratite ulcerativa, também conhecida como úlcera de córnea.

Independentemente da raça ou da anatomia, é importante manter uma boa higiene ocular e levar o seu animal de estimação ao médico veterinário regularmente para exames oftalmológicos.

Fonte: petz.com.BR

Faça seu login para comentar!