Blog dos Bichos

Março Azul Marinho pet: como prevenir cães e gatos contra verminoses e doenças gastrointestinais

11/03/2024 08:40 - por Cristiane Vieira da Cunha

Março Azul Marinho pet é o mês de conscientização para a prevenção de doenças gastrointestinais e verminoses. Os impactos desses problemas na saúde do seu bichinho podem ser graves, por isso, entender como evitá-los é essencial. 

Doenças gastrointestinais em cães e gatos
Doenças gastrointestinais são problemas que afetam o sistema digestivo, o que inclui órgãos importantes como: estômago, esôfago, intestino grosso e intestino delgado. Essas doenças podem variar desde problemas mais simples, como gases, refluxo e indigestão, até questões mais graves e sérias, como pancreatite crônica e inflamações intestinais. 

Confira algumas das doenças gastrointestinais que podem acometer cães e gatos:
-Pancreatite;
- Pancreatite crônica;
- Doença Inflamatória Intestinal;
- Gastrite;
- Verminoses ou doenças parasitárias;
- Giardíase.

Principais causas das doenças gastrointestinais
Os parasitas estão entre as principais causas para doenças gastrointestinais. O pet pode se infectar com vermes e micróbios durante passeios e até dentro da própria casa. Além disso, existem outras questões que podem desencadear distúrbios no trato gastrointestinal, como: 

- Vírus;
- Alergias;
- Estresse;
- Parvovirose;
- Ingestão de alimentos estragados;
- Plantas ou substâncias tóxicas;
- Presença de corpo estranho no aparelho digestivo;
- Doença genética.

Vômito, diarreia e falta de apetite são alguns dos sintomas mais comuns que cães e gatos com doenças gastrointestinais podem apresentar. Nessa hora, é importante que o tutor leve o pet para uma consulta com um médico-veterinário, pois assim poderá ter o direcionamento correto para tratar o pet e não permitir que o caso se agrave. 

Verminoses em cães e gatos
Como mencionamos, a campanha de Março Azul Marinho pet também é focada no combate de verminoses – que também são responsáveis por causarem doenças gastrointestinais. Ou seja, entender como combater essas pragas faz toda a diferença na hora de proteger nossos bichinhos.

Infelizmente, a verminose é uma doença comum nos pets, que é causada por vermes que se alojam no organismo, principalmente no intestino. Os parasitas também podem se alojar em outros órgãos dos cães e gatos, como fígado, pulmões, estômago, coração e cérebro. Dependendo de alguns fatores, como idade e quantidade de vermes, os impactos na saúde do bichinho podem ser graves. 

Os vermes podem estar em todos os lugares, não somente em lugares públicos. Até mesmo dentro das nossas casas os pets podem sofrer com vermes, por isso, é preciso que a prevenção seja constante. 

Confira formas simples e eficazes de proteger o seu pet contra verminoses:
-Mantenha a vermifugação e a vacinação sempre em dia;
-Preze pela higiene dos utensílios do pet, principalmente dos comedouros e bebedouros;
-Disponibilize sempre água potável e fresca;
-Descarte corretamente as fezes do pet.

Converse com um médico veterinário que irá analisar o estilo de vida do seu bichinho e seu estado de saúde e, com base nisso, irá te orientar sobre qual a frequência ideal para oferecer o vermífugo.

Fonte: Petlove.com

Faça seu login para comentar!