PREFEITO ESCLARECE

Obras do Zé emperraram

28/09/2022 00:03 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento jp@jornaldopovo.com.br

Qual a situação da licitação das três maiores obras de sua gestão?

Prefeito José Otávio quer manter licitações dentro da legalidade / PATRICIA MIRANDA

O prefeito José Otávio Germano está lutando para evitar que as três principais obras de sua gestão, previstas para 2022, não emperrem na tramitação da licitação. Essa é a situação do asfaltamento do futuro corredor de acesso à Pradozem, o asfaltamento da Rua David Barcelos e a pavimentação das ruas do programa Avançar Cidades.

Segundo José Otávio, de maneira muito clara ficou definido no edital que seria respeitada a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), o regulador do valor das obras. O Sinapi é o conjunto de dados técnicos elaborados pela Caixa Econômica Federal, em conjunto com o IBGE, com o objetivo de fornecer uma base de referência para orçamentos de construção civil.

No edital, a Prefeitura deliberou o valor máximo que poderiam custar as obras. No entanto, somente uma empresa apresentou proposta para a obra da Pradozem e da David Barcelos. A do Avançar Cidades, apesar de ter uma previsão de mais de R$ 19 milhões em investimento, não teve interessados. Juntas, as três obras somam cerca de R$ 27 milhões, recursos que já estão à disposição da Prefeitura de Cachoeira do Sul, cumprindo todos os trâmites legais.

ACIMA DA TABELA
Após realizar a licitação de forma correta e cumprindo todas as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o prefeito garantiu que foi novamente surpreendido quando foi informado pela secretária municipal de Planejamento, Cláudia Scarparo, e pelo secretário municipal de Administração, Léo Zahn, que a empresa que participou da licitação (sem concorrentes) apresentou proposta com valor 10% acima da tabela Sinapi.

Ao tomar conhecimento do fato, José Otávio solicitou ao procurador-geral, Robinson Zahn, que fizesse mais uma consulta ao TCE, em Santa Maria. O TCE ratificou os procedimentos adotados pela Prefeitura de Cachoeira do Sul, demonstrando que os atos estavam corretos e que assinar o contrato com 10% acima da tabela Sinapi poderia se tornar objeto de ação.

 

FALOU & DISSE
“Não admito que ninguém faça a cidade de Cachoeira do Sul parecer uma cidade boba, tonta ou que não possui uma administração correta, íntegra e que sabe o que está fazendo”.
Prefeito José Otávio Germano

 

Empresa não abre mão de receber mais

Na última quinta-feira, por telefone, José Otávio Germano teve contato com um dos diretores da empresa, solicitando que ele cumprisse os valores máximos estabelecidos no Sinapi, já que, curiosamente, não existe segundo colocado, pois ele concorreu sozinho.

“Ao contrário do que eu esperava ouvir, este senhor, na presença de vários secretários, informou que não reduziria o valor e, se quiséssemos a homologação da licitação, era preciso conceder os 10% de reajuste acima do teto estabelecido e que a empresa não baixaria os valores. Esses fatos curiosos nos permitem o raciocínio de que, eventualmente, possa ter ocorrido um entendimento prévio entre empresas para que apenas uma participasse da licitação”, suspeita o prefeito.

 

Nova licitação a caminho

Diante de todos os fatos ocorridos, o Prefeito José Otávio determinou que até esta sexta-feira sejam republicados os três editais. Ele alertou que isso, devido aos prazos legais que precisam ser cumpridos, levará a um pequeno atraso nos prazos esperados para o início das obras, mas nada que envergonhe a atual administração. “Eu prefiro não fazer um metro sequer de asfalto, do que fazer mil metros ilegalmente. Nada fará eu fazer alguma coisa que não esteja de acordo com as legislações”, finalizou o Prefeito.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
14/02/2026 00:06

DESFILE OFICIAL

Vila e Aldeia revivem o Carnaval

Disputa entre escolas de samba está de volta ao Carnaval de Cachoeira

14/02/2026 00:02

TRANSMISSÃO INÉDITA

Nunca antes no Carnaval de Cachoeira

Rádio GVC.fm e Instagram @carnavaldecachoeira vão mostrar o desfile em multiplataformas

13/02/2026 16:51

Novos bixos!

UFSM/Cachoeira divulga listão do Vestibular 2026

No campus de Cachoeira, 53 estão classificados na chamada preliminar

13/02/2026 00:04

1º DIA DE DESFILE

As Virgens abrem o Carnaval

Arrastão traz ainda outros três blocos de salão

13/02/2026 00:00

EM 24 HORAS

Nível do Jacuí subiu mais de um metro

12/02/2026 16:28

EVENTO

Segunda Semana Crioula movimenta a Fenarroz

Provas se estendem até o sábado

12/02/2026 15:58

Ensino superior

Listão do Vestibular 2026 da UFSM será divulgado nesta sexta-feira

UFSM/Cachoeira teve exatamente 100 candidatos inscritos para ingresso

12/02/2026 15:44

Sem ponte

Balsa carregada desce o Rio Jacuí

Embarcação parou na margem, mas voltou a operar minutos depois

12/02/2026 13:48

Conteúdo do JP impresso

O Morro dos Ventos Uivantes estreia nesta quinta no Cine Via Sete

Sucesso da literatura ganha nova adaptação para o cinema

12/02/2026 11:06

Sem ponte

Balsa passa trabalho para transportar caçambas de pedras

Rio baixo aliado ao peso teria feito Deusa do Jacuí encostar em banco de areia

12/02/2026 00:00

COOPERATIVA DA COMUNIDADE

Celetro reforça parceria com a BM

12/02/2026 00:00

LISTA ABERTA

Convocação para espera do Sisu já começou

Uergs tem 152 aguardando o chamado