PREFEITO ESCLARECE
Obras do Zé emperraram
Qual a situação da licitação das três maiores obras de sua gestão?
O prefeito José Otávio Germano está lutando para evitar que as três principais obras de sua gestão, previstas para 2022, não emperrem na tramitação da licitação. Essa é a situação do asfaltamento do futuro corredor de acesso à Pradozem, o asfaltamento da Rua David Barcelos e a pavimentação das ruas do programa Avançar Cidades.
Segundo José Otávio, de maneira muito clara ficou definido no edital que seria respeitada a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), o regulador do valor das obras. O Sinapi é o conjunto de dados técnicos elaborados pela Caixa Econômica Federal, em conjunto com o IBGE, com o objetivo de fornecer uma base de referência para orçamentos de construção civil.
No edital, a Prefeitura deliberou o valor máximo que poderiam custar as obras. No entanto, somente uma empresa apresentou proposta para a obra da Pradozem e da David Barcelos. A do Avançar Cidades, apesar de ter uma previsão de mais de R$ 19 milhões em investimento, não teve interessados. Juntas, as três obras somam cerca de R$ 27 milhões, recursos que já estão à disposição da Prefeitura de Cachoeira do Sul, cumprindo todos os trâmites legais.
ACIMA DA TABELA
Após realizar a licitação de forma correta e cumprindo todas as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o prefeito garantiu que foi novamente surpreendido quando foi informado pela secretária municipal de Planejamento, Cláudia Scarparo, e pelo secretário municipal de Administração, Léo Zahn, que a empresa que participou da licitação (sem concorrentes) apresentou proposta com valor 10% acima da tabela Sinapi.
Ao tomar conhecimento do fato, José Otávio solicitou ao procurador-geral, Robinson Zahn, que fizesse mais uma consulta ao TCE, em Santa Maria. O TCE ratificou os procedimentos adotados pela Prefeitura de Cachoeira do Sul, demonstrando que os atos estavam corretos e que assinar o contrato com 10% acima da tabela Sinapi poderia se tornar objeto de ação.
FALOU & DISSE
“Não admito que ninguém faça a cidade de Cachoeira do Sul parecer uma cidade boba, tonta ou que não possui uma administração correta, íntegra e que sabe o que está fazendo”.
Prefeito José Otávio Germano
Empresa não abre mão de receber mais
Na última quinta-feira, por telefone, José Otávio Germano teve contato com um dos diretores da empresa, solicitando que ele cumprisse os valores máximos estabelecidos no Sinapi, já que, curiosamente, não existe segundo colocado, pois ele concorreu sozinho.
“Ao contrário do que eu esperava ouvir, este senhor, na presença de vários secretários, informou que não reduziria o valor e, se quiséssemos a homologação da licitação, era preciso conceder os 10% de reajuste acima do teto estabelecido e que a empresa não baixaria os valores. Esses fatos curiosos nos permitem o raciocínio de que, eventualmente, possa ter ocorrido um entendimento prévio entre empresas para que apenas uma participasse da licitação”, suspeita o prefeito.
Nova licitação a caminho
Diante de todos os fatos ocorridos, o Prefeito José Otávio determinou que até esta sexta-feira sejam republicados os três editais. Ele alertou que isso, devido aos prazos legais que precisam ser cumpridos, levará a um pequeno atraso nos prazos esperados para o início das obras, mas nada que envergonhe a atual administração. “Eu prefiro não fazer um metro sequer de asfalto, do que fazer mil metros ilegalmente. Nada fará eu fazer alguma coisa que não esteja de acordo com as legislações”, finalizou o Prefeito.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Farmácia do SUS não terá expediente externo nesta sexta-feira
Atendimento ao público será apenas no turno da manhã
UFSM/Cachoeira abre processo seletivo com 1.054 vagas
Vagas são para ingresso e reingresso na universidade, inscrições seguem até 10 de julho
Luta pelo Iffar vem perdendo as esperanças
Reitoras tiveram reunião, mas não há informações sobre alguma evolução nas tratativas
UFSM lança campanha de valorização patrimonial
Ideia é distribuir kits de brinquedos montáveis de monumentos históricos na rede municipal de ensino
Rua Coberta será inaugurada nesta sexta-feira
Espaço será inaugurado com apresentações culturais, feira e serviços à população durante todo o dia
Barão abre-se aos livros
Evento terá cultura, arte e incentivo à leitura durante três dias
Mutirão da vacina contra a gripe aplicou 600 doses em Cachoeira
Todo o estoque reservado para a ação foi utilizado
Novas imagens mostram o andamento da reforma da Ponte do Fandango
Trabalho da Geoarquitetura usa imagens de drone
ERS-403 amanheceu intransitável devido à chuva
Trecho de chão batido ficou coberto por barro nas primeiras horas do dia; situação já foi normalizada
Fenarroz terá cinco dias em 2027 e projeta entrada grátis
Crise no agro prejudicou o evento, aponta a executiva
