PREFEITO ESCLARECE

Obras do Zé emperraram

28/09/2022 00:03 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento jp@jornaldopovo.com.br

Qual a situação da licitação das três maiores obras de sua gestão?

Prefeito José Otávio quer manter licitações dentro da legalidade / PATRICIA MIRANDA

O prefeito José Otávio Germano está lutando para evitar que as três principais obras de sua gestão, previstas para 2022, não emperrem na tramitação da licitação. Essa é a situação do asfaltamento do futuro corredor de acesso à Pradozem, o asfaltamento da Rua David Barcelos e a pavimentação das ruas do programa Avançar Cidades.

Segundo José Otávio, de maneira muito clara ficou definido no edital que seria respeitada a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), o regulador do valor das obras. O Sinapi é o conjunto de dados técnicos elaborados pela Caixa Econômica Federal, em conjunto com o IBGE, com o objetivo de fornecer uma base de referência para orçamentos de construção civil.

No edital, a Prefeitura deliberou o valor máximo que poderiam custar as obras. No entanto, somente uma empresa apresentou proposta para a obra da Pradozem e da David Barcelos. A do Avançar Cidades, apesar de ter uma previsão de mais de R$ 19 milhões em investimento, não teve interessados. Juntas, as três obras somam cerca de R$ 27 milhões, recursos que já estão à disposição da Prefeitura de Cachoeira do Sul, cumprindo todos os trâmites legais.

ACIMA DA TABELA
Após realizar a licitação de forma correta e cumprindo todas as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o prefeito garantiu que foi novamente surpreendido quando foi informado pela secretária municipal de Planejamento, Cláudia Scarparo, e pelo secretário municipal de Administração, Léo Zahn, que a empresa que participou da licitação (sem concorrentes) apresentou proposta com valor 10% acima da tabela Sinapi.

Ao tomar conhecimento do fato, José Otávio solicitou ao procurador-geral, Robinson Zahn, que fizesse mais uma consulta ao TCE, em Santa Maria. O TCE ratificou os procedimentos adotados pela Prefeitura de Cachoeira do Sul, demonstrando que os atos estavam corretos e que assinar o contrato com 10% acima da tabela Sinapi poderia se tornar objeto de ação.

 

FALOU & DISSE
“Não admito que ninguém faça a cidade de Cachoeira do Sul parecer uma cidade boba, tonta ou que não possui uma administração correta, íntegra e que sabe o que está fazendo”.
Prefeito José Otávio Germano

 

Empresa não abre mão de receber mais

Na última quinta-feira, por telefone, José Otávio Germano teve contato com um dos diretores da empresa, solicitando que ele cumprisse os valores máximos estabelecidos no Sinapi, já que, curiosamente, não existe segundo colocado, pois ele concorreu sozinho.

“Ao contrário do que eu esperava ouvir, este senhor, na presença de vários secretários, informou que não reduziria o valor e, se quiséssemos a homologação da licitação, era preciso conceder os 10% de reajuste acima do teto estabelecido e que a empresa não baixaria os valores. Esses fatos curiosos nos permitem o raciocínio de que, eventualmente, possa ter ocorrido um entendimento prévio entre empresas para que apenas uma participasse da licitação”, suspeita o prefeito.

 

Nova licitação a caminho

Diante de todos os fatos ocorridos, o Prefeito José Otávio determinou que até esta sexta-feira sejam republicados os três editais. Ele alertou que isso, devido aos prazos legais que precisam ser cumpridos, levará a um pequeno atraso nos prazos esperados para o início das obras, mas nada que envergonhe a atual administração. “Eu prefiro não fazer um metro sequer de asfalto, do que fazer mil metros ilegalmente. Nada fará eu fazer alguma coisa que não esteja de acordo com as legislações”, finalizou o Prefeito.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
10/01/2026 08:41

Aguaceiro

Chuva em Cachoeira ficou na média do RS

Defesa Civil aponta 44 milímetros em 12 horas

10/01/2026 00:03

RIO JACUÍ

Revitalização da orla ganha cara

Levantamentos técnicos estão em andamento e irão embasar a futura revitalização da área

10/01/2026 00:02

PROCESSO SELETIVO

64 vagas na região para o Judiciário

Inscrições abertas para juiz leigo e conciliador em todo o RS

09/01/2026 21:20

Muita água

Chuvarada causa alagamento em ruas de Cachoeira do Sul

Volume chegou a 50 milímetros em meia hora

09/01/2026 18:05

Operação Vestibular

Cachoeira terá reforço no transporte coletivo para o Vestibular e PSS

Horários extras garantirão chegada e saída dos candidatos

09/01/2026 15:55

Verão

Praia Nova segue aprovada para banho pela Fepam

Balneário passou em todas as avaliações desta temporada

09/01/2026 00:03

FISCALIZAÇÃO NO BAIRRO MARINA

Casa de carnes interditada

Vigilância Sanitária foi chamada pela Polícia Civil

09/01/2026 00:02

BALANÇOS 2025

Cachoeira derruba a mortalidade dos bebês

6,46 óbitos por mil nascidos vivos

09/01/2026 00:00

CARNAVAL

Cachoeira vai brilhar na Praiana

08/01/2026 17:09

Cuidado da saúde

Vereador Ricardinho segue em tratamento no HCB

Ele está na UTI e foi liberado para caminhadas curtas

08/01/2026 16:08

REGISTROS DAS REDES SOCAIS

Cachoeirenses entram na onda de memes com Brad Pitt

Após mulher ser flagrada em Erechim aguardando a chegada do ator montagens tomaram conta da internet

08/01/2026 14:23

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Aldeanos do Samba junto da Guerreira

Escola fará homenagem à cantora e compositora Clara Nunes. O lançamento oficial do samba-enredo ocorre nesta sexta-feira.