POEMAS ESCOLHIDOS
Premiação do concurso de poesias Paulo Salzano Vieira da Cunha será amanhã, às 18h30min, na Casa de Cultura
Já estão definidos os ganhadores do 27º Prêmio Paulo Salzano Vieira da Cunha de Poemas. A avaliação foi na noite de terça-feira, no Jornal do Povo, reunindo o júri convidado, Dariely Gonçalves, escritora e presidenta da Amicus, César Roos, fotógrafo e cinegrafista, Lair Vidal, professora aposentada e escritora, e Tiago Vargas, coordenador do concurso, professor, poeta, escritor e colunista da página de poesias do JP. Esta edição contou com 187 inscrições. Foram 19 poesias infantis, 125 juvenis e 43 adultas. No ano passado foram 390 inscritos, recorde do concurso.
Os jurados ressaltaram a qualidade dos poemas, principalmente na categoria adulta, onde os temas mais recorrentes foram etarismo, passagem do tempo, temas existenciais e meio ambiente. Cerca de 10 poemas foram desclassificados por não respeitarem critérios do regulamento. Os principais motivos para as desclassificações foram número excedente de linhas, dados de identificação incompletos e pseudônimo igual ao nome do autor do texto poético.
A cerimônia de premiação dos vencedores será amanhã, véspera do aniversário de 95 anos do JP. A solenidade será na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, às 18h30min. Os primeiros colocados de cada categoria receberão troféus em formato de livros, produzidos pela Painita Mármores e Granitos.
TROFÉU ITINERANTE
Seis escolas estão concorrendo este ano ao troféu itinerante, que será entregue à instituição que inscreveu mais alunos no concurso de poemas: Colégio Ulbra São Pedro, Borges de Medeiros, Totem, Antônio Vicente da Fontoura, Dinah Néri Pereira, e Liberato Salzano Vieira da Cunha. O troféu ficará durante um ano na ganhadora e no ano que vem será entregue para a próxima escola.
UMA PERGUNTA
Para o coordenador do concurso, Tiago Vargas
Na sua opinião, o que acarretou a queda no número de inscrições neste ano, em relação ao ano passado?
“Acho que isso se deu em virtude da enchente. Tivemos o mês de maio praticamente sem aulas. Na época da pandemia foi assim, a falta do professor de forma ativa acaba refletindo.”
PRÊMIOS
O que receberão os ganhadores do concurso:
- A Fisk presenteará com bolsas de estudos de seis meses os vencedores de cada categoria, e de três meses para os segundos colocados.
- A Nascente presenteará os ganhadores com livros.
- A Painita Mármores e Granitos confeccionou os troféus que serão entregues aos vencedores.
- O Jornal do Povo e Revista Linda presentearão os ganhadores com assinaturas.
- A escola com mais inscritos receberá o troféu itinerante, que ficará na escola até o próximo ano, quando será repassado para a próxima escola premiada.
QUEM É QUEM
27º Prêmio Paulo Salzano Vieira da Cunha de Poemas
REALIZAÇÃO
- Jornal do Povo
PARCEIROS
- Fisk Idiomas
- Hamburgo Hotel
- Gráfica Jacuí
- Nascente Multiloja
- Painita Mármores e Granitos
- Rohde Imóveis
Encontrou algum erro? Informe aqui
Sonho Vivo
Agricultoras familiares mantêm a Casa das Trabalhadoras Rurais
A história não acabou
O mal retorna ainda mais poderoso
Onça das antigas
Brisa, estrela do Zoológico de Cachoeira do Sul, está entre as mais velhas do Brasil
A fé que caminha
31ª Romaria Diocesana acontece neste domingo
Amizade 4 por 4
Cachoeira tem seu sexteto de jazz e MPB
Ao trabalho, Brotos 2025
Nova corte já começou a sua maratona de ações sociais
A volta de Tron
Humanos encontram a inteligência artificial
Coragem de Rosa
7ª edição do calendário que alerta para o autoexame do câncer de mama
Emoção do 1º solo
Um pedaço do Rio Grande do Sul narrado com maestria por Elaine dos Santos
As malditas Chegaram
Escritora cachoeirense Gisele Wommer lança seu sexto livro pela Gráfica Jacuí
O salto do CN Estância
O caminhão temático no Desfile Farroupilha