ELEIÇÃO SEM FIM
PSB aciona MP para anular votos do PDT
Socialistas ganhariam cadeira com a mudança no cálculo do quociente eleitoral
O PSB de Cachoeira do Sul encaminhou uma representação ao Ministério Público Eleitoral em que pede a anulação dos votos feitos pelo PDT na eleição para vereador no ano passado. A alegação dos socialistas é que o PDT descumpriu a cláusula de gênero das eleições, já que uma de suas candidaturas femininas, a de Valdiva da Saúde, acabou indeferida pela Justiça Eleitoral em última instância. Com isso, a sigla não cumpriu o percentual de 30% de candidatas mulheres.
Se o MP levar adiante e cassar os votos do PDT, o PSB tem chance de assegurar uma das 15 vagas na Câmara de Vereadores. O presidente do PSB, Igor de Freitas, disse que a sigla estudou casos judiciais semelhantes no Congresso Nacional em que a própria sigla foi beneficiada. “Pedimos uma investigação eleitoral para que o MP se pronuncie e diga se concorda que houve esta mácula”, comentou.
Ele comenta que com a anulação dos 2.609 votos do PDT, já excluídos os 52 votos da candidata Valdiva, que foram anulados pela Justiça Eleitoral, o PSB atingiria 80% do coeficiente eleitoral, critério que assegura uma cadeira no Legislativo. “Não sabemos quem vai perder, nosso interesse é assegurar que o PSB volte a ter representatividade na Câmara”, comentou.
QUEM ENTRA
O candidato mais votado do PSB a vereador, e que entraria na Câmara caso a representação tenha sucesso, foi Renato Pinheiro Soares. Ele fez 780 votos, sendo a 12ª maior votação, ficou à frente de quatro candidatos eleitos, mas não conseguiu adentrar o Legislativo porque o PSB não atingiu o coeficiente eleitoral. Renato é secretário adjunto de Desenvolvimento Rural no Governo Leandro Balardin. Sobre o assunto, ele disse que precisa aguardar a decisão, mas demonstrou que teria interesse em assumir a vaga na Câmara. “Concorri para ser vereador”, declarou.
UMA PERGUNTA
Quem sai da Câmara caso a representação tenha sucesso?
A Justiça Eleitoral precisaria fazer um novo cálculo para determinar qual vereador acabaria perdendo sua vaga. Entre lideranças de outros partidos, as principais apostas são de que a cadeira ameaçada seria a de Serginho Quoos (PSDB), que teria entrado no cálculo da última sobra. O procurador do Município Bruno Müller preferiu não se manifestar sobre o assunto, dizendo que se trata de tema complexo, apontando que há muitos palpites de que poderia inclusive ser outros vereadores. Há entendimentos também de que a cadeira perdida poderia ser a de Gilmar Dutra, do Republicanos.
Faltou quitação eleitoral para Valdiva
A candidatura de Valdiva da Saúde foi indeferida por falta de quitação eleitoral em relação a eleições anteriores. O PDT usou de recursos eleitorais até a última instância, no Supremo Tribunal Federal, durante a eleição, para que a candidatura dela fosse mantida. Ela concorreu graças aos recursos, mas teve sua candidatura indeferida com decisão transitada em julgado em 2 de dezembro do ano passado. No STF, ao negar o recurso do PDT, o relator do caso, ministro Floriano de Azevedo Marques apontou que o agravo tentado estaria equivocado.
“Não cabe invocar dispositivos de regimento interno de tribunal regional eleitoral que, textualmente, referem-se a recurso interposto contra sentença ou em face de acórdão regional atinente às eleições federais ou estaduais, até porque, diferentemente do alegado, o caso não versa sobre inelegibilidade, mas, sim, sobre ausência de quitação eleitoral, hipótese em que a interposição de recurso ordinário de aresto de TRE configura erro grosseiro tanto em eleição municipal quando em pleito federal”, julgou.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Governo Balardin acusa TNSG
Empresa garante que deu acesso a todo seu sistema de bilhetagem
Empresa familiar Planejar é a primeira beneficiada pelo Prodic no governo Balardin
Prefeitura vai custear metade do aluguel do pavilhão do empreendimento, que fabrica móveis planejados
Vereador quer criar prêmio de mérito educacional
Ideia visa reconhecer dois projetos educacionais a cada ano
Situação de emergência pela enchente é reconhecida
Prefeitura tem agora aval para captar recursos de resposta e ajuda humanitária
Prefeitura atualiza lista de emergenciais
Cargos são para Desenvolvimento Social
Igam aponta irregularidades no Faps de Balardin
Estatuto do servidor não pode ser mudado por lei ordinária e verba temporária não conta na aposentadoria
Prefeitura contesta nova diretoria da Liga
Petição foi apresentada em processo que discute valor da desapropriação do hospital
Prefeitura muda números de casa
Rua Luziano Motta, no Bairro Ponche Verde, já teve trocas decretadas
Entidades vão ter de se organizar
Como fica o atestado de pleno funcionamento
Igam aponta irregularidades na Reforma do Faps proposta por Balardin
Estatuto não pode ser alterado por lei ordinária e verbas temporárias não podem contar para aposentadoria
Prefeitura altera numeração predial da Rua Luziano Motta
Multa para quem não se adequar é de R$ 466,75
Prefeitura atualiza projeto com 33 vagas emergenciais no Desenvolvimento Social
Foi excluída uma vaga de educador social e criada uma de coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)