Blog da Arquiteta

Por que arquitetura e engenharia andam juntos? Entenda

22/08/2023 08:58 - por Luiza Pereira Ribeiro

O trabalho do(a) arquiteto(a)  e do(a)  engenheiro(a)  civil são complementares do início ao fim de uma obra. A semelhança das duas profissões está no objeto de estudo, que é a construção civil. Já a diferença está no objetivo da profissão, sendo o curso de engenharia pertence as ciências exatas (eixo voltado para lógica, que usa cálculos para alcançar resultados e solucionar problemas) e o curso de arquitetura pertence as ciências sociais aplicadas (eixo que compreende as necessidades sociais, as implicações de se viver em grupo e as relações humanas no geral).

Quando falamos em atuação profissional, podemos resumir de forma básica: o(a) arquiteto(a) cria e planejam o projeto arquitetônico, onde lida mais profundamente com os impactos, questões sociais, estéticas e funcionais dos espaços, enquanto o(a) engenheiro(a) cria e planeja o projeto estrutural e complementares, onde calcula e dimensiona as estruturas e instalações. 


Trecho do livro “Por uma arquitetura” de Le Corbusier.

QUERO FAZER UM PROJETO, POR ONDE COMEÇAR?
O profissional da arquitetura deve ser o primeiro a ser procurado, pois é ele quem irá identificar as necessidades e gostos do cliente, para assim, fazer um projeto arquitetônico personalizado. O arquiteto será responsável pela criação e planejamento dos espaços de forma funcional e estética, sem deixar de priorizar os condicionantes do terreno, desejos do cliente, noção estética e orçamento disponível. 

Para a concepção do projeto são feitos os estudos de viabilidade, análises climáticas, topográficas, legais, econômicas e sociais. Então, é desenvolvido o projeto arquitetônico, apresentado e aprovado pelo cliente. O engenheiro civil entra em cena para verificação da viabilidade construtiva do projeto, realiza os cálculos estruturais, dimensiona as estruturas, projeta as instalações complementares buscando soluções técnicas para implantação do projeto do arquiteto, sempre levando em consideração a resistência dos materiais em relação aos condicionantes físicos e naturais.  

Enfim, esse processo e cooperação entre ambos gera um apanhado de folhas, pertencentes ao cliente, com funções e nomenclaturas distintas como: projeto arquitetônico; projeto estrutural; projeto legal; projeto elétrico; projeto hidrossanitário; projeto paisagístico; projeto de arquitetura de interiores; e assim por diante. 

O resultado desse trabalho em conjunto garante:
-
 Melhores níveis de criatividade e eficiência;
- Menos retrabalho e um planejamento mais assertivo para obra;
- Mais segurança, tendo dois profissionais como responsáveis técnicos;
- Evita imprevistos e desperdício de tempo e dinheiro através do planejamento prévio;
- Garante a visualização do projeto antes da obra ser iniciada com os recursos de visualização 3d; 
- Garante funcionalidade, estética e estabilidade para sua edificação;

Em conclusão, o resultado certifica um projeto e execução de qualidade valorizando o seu imóvel a longo prazo. 

 

Faça seu login para comentar!