Blog dos Bichos

Você sabe se o cachorro Chow Chow é bravo?

25/11/2023 09:53 - por Cristiane Vieira da Cunha

Segundo registros antigos chineses, essa raça já foi usada como cão de guarda e em rinhas (lutas e brigas). Isso explica os questionamentos a respeito do temperamento desses cães, que atraem a atenção devido à língua azul e ao pelo volumoso, lembrando uma juba de leão.

Afinal, o cachorro Chow Chow é bravo? No geral, essa raça é independente e reservada. Embora sua pelagem seja convidativa, o cão não gosta de ser apertado, não curte carinhos excessivos nem gosta de ser tocado por estranhos.

O Chow Chow é inteligente, sério mas amoroso com pessoas do seu convívio. Protege bastante a família e o lar, sendo ainda mais desconfiado com estranhos. O cão também não late muito, a não ser que seja necessário.

É importante lembrar que a genética é um fator importante no comportamento e temperamento do Chow Chow ou de outras raças de pets. Mas não é somente ela que vai criar a identidade do seu pet. O ambiente também afeta (e muito). Por isso, Independentemente da raça, é fundamental habituar o cão a vivenciar experiências positivas com outros cachorros e pessoas desde cedo.

O Chow Chow gosta de criança? Apesar da aparência fofa e de ser uma raça comportada, ele pode ser agressivo com pessoas diferentes. Adestrá-lo desde o início da vida é o primeiro passo para que ele aceite indivíduos, lugares, cachorros estranhos e crianças com tranquilidade.

Por ter uma personalidade introspectiva, o Chow Chow geralmente não apresenta comportamentos destrutivos, como estragar sapatos, móveis, roupas e outros objetos. No entanto, a fase da adolescência faz esse pet “criar asinhas” e ser mais teimoso. Mas não se preocupe. Com persistência e paciência nos ensinamentos essa fase passa e seu pet ficará maduro.

Faça seu login para comentar!