Aprenda como alimentar um cachorro sem apetite

16/10/21 às 11h20



Entenda o problema:
O primeiro passo após perceber que o seu cachorro está sem apetite é entender o que está acontecendo. Observe os hábitos do seu bichinho e, se necessário, leve-o ao veterinário. Se a causa da falta de apetite for alguma doença ou desconforto, o médico veterinário poderá auxiliar e indicar os medicamentos ideais para cuidar do seu melhor amigo. 

Um ambiente adequado:
Ninguém gosta de comer em um ambiente sujo, não é mesmo? Com o seu pet é a mesma coisa! Na hora da alimentação, certifique-se que o ambiente da refeição está limpo e organizado e, principalmente, longe do lugar em que o seu pet faz as necessidades dele. Assim como nós, que gostamos de realizar as nossas refeições em lugares apropriados, os nossos pets também merecem esse conforto.

Atenção para os petiscos:
Se o seu cachorro está sem apetite e aparentemente não há um motivo para isso, fique atento às “beliscadas”. Os petiscos são uma ótima forma de dar carinho para os nossos “filhos”, mas, assim como os outros alimentos, devem ser ofertados com moderação. Certifique-se de que o seu amigão não está comendo fora de hora e “beliscando” a comida em horários que estão atrapalhando a sua alimentação. Além disso, lembre-se de que não são todos os alimentos que fazem bem para o seu pet e tome cuidado com o que você vai ofertar para o seu melhor amigo.

Observe a comida:
Um dos pontos da falta de apetite pode ser a própria comida. A troca de ração repentina pode ser motivo de estranhamento para seu pet. Por isso, atente-se para realizar a troca de maneira gradativa. Além disso, a forma de armazenamento da ração merece atenção. Mantê-la em um recipiente fechado, em temperatura ambiente e preferencialmente sem exposição de luz e sol ajudam na conservação e manutenção dos ingredientes do alimento. Uma ração mal-conservada perde nutrientes importantes e essenciais que podem ser a causa de desinteresse do seu pet. Por isso, nesse caso, realize a troca de ração ou tente oferecer outros tipos de alimento completo para ver com qual ele se adequa. Uma outra alternativa é oferecer ao seu pet uma dieta natural.

Crie uma rotina:
Criar uma rotina de alimentação para o seu pet pode ajudar a monitorar a falta de apetite e a quantidade de ração que ele está comendo. Para isso, ofereça a ração sempre nos mesm horários, até que ele entenda.