Limitação da altura de prédios no Bairro Soares e loteamento de áreas perto do campus da UFSM/Cachoeira são as novidades

Câmara de Vereadores propõe alterações no plano diretor

26/02/2018 17:17

PROJETO DE LEI

Passou na primeira pauta de discussão, nesta segunda-feira, um projeto de lei de iniciativa da Câmara de Vereadores que altera o Plano Diretor do Município criando a zona residencial zero no Bairro Soares, na faixa paralela à sanga (Arroio Amorim) que corta o bairro. A medida, caso a lei seja aprovada, limitará a altura e finalidade das construções.

Os prédios terão de ser exclusivamente para fim residencial e a altura máxima entre o piso do pavimento térreo e o teto do último pavimento não poderá ultrapassar os seis metros. “O presente projeto busca alcançar o controle do crescimento urbano, a minimização dos conflitos entre usos e atividades”, consta na justificativa apresentada.

NOVA CAMOBI

Outra alteração proposta pelo projeto de lei é que área urbana do município seja ampliada até encontrar a Vila Leopoldina, depois do Aeroporto Municipal, área que já é considerada satélite do perímetro urbano.

Com isto, os proprietários de imóveis hoje considerados rurais tenham a opção de lotear suas propriedades, adequando-se ao processo de urbanização previsto para os anos que seguem no entorno do campus da UFSM/Cachoeira, que tem a primeira etapa prevista para ser inaugurada em agosto deste ano.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Soares

Marcelo Cerentini em 27/02/2018 às 09h57

Porque impedir de construir edificações com mais de seis metros no Bairro Soares e não impedir no Bairro Bom Retiro, Barcelos, Frota, Gonçalves, etc... O que difere os moradores de um bairro e de outro? Porque uns tem direitos e outros não? Edificações no meio de casas bonitas fica feio e no meio de casas feias fica bonito? Pobre não tem piscina? Pobre gosta de ficar na sombra e rico precisa de muito sol pro jardim e pra piscina?

De emenda em emenda.

Edson Bonine em 27/02/2018 às 07h49

Um novo plano diretor é fundamental para a cidade, pois ele irá apontar para onde a cidade vai se desenvolver. Irá traçar diretrizes para o transporte público e sistema de destino dos resíduos sólidos. Já que nem o executivo nem o legislativo, se propõem a este debate, vão de emenda em emenda montando um verdadeiro Frankstein como diretriz. Pelo menos estão estender até o aeroporto a zona urbana, vai evitar verdadeiros atentados contra o meio ambiente. Agora permitir loteamento sem uma fiscalização adequada, não vai adiantar para nada.

Imprimam Paulo Freire!

Maurício Lara em 26/02/2018 às 21h17

E mandem para a Venezuela, usar como cubanos usam o seu jornaleco oficial... Já fiz minha parte, imprimindo também o texto mais imbecil e patético que já li, comparando nossas Forças Armadas aos nazistas... em papel bem macio, é claro! Estou enviando para Roraima, para ajudar os venezuelanos de lá, que estão fugindo de mais um experimento socialista fracassado, do qual Paulo Freire, o bom velhinho comunista, como todo porco socialista (refiro-me aos porcos de George Orwell, em A Revolução dos Bichos, só para relembrar...), enquanto fascistóides de plantão invocam agora, a ajuda dos malditos capitalistas, porque a escumalha hipócrita e pestilenta comuna não move uma palha.. vivem numa redoma na ilha da fantasia, sonhando com show de rock capitalista em ilha presídio, em turismo às custas de população refém, tipo bicho em zoológico para inglês ver.... esquecem que, mesmo no tempo do Chavez, pai da miséria venezuelana, arroz ianque lá do Arkansas vinha como ajuda humanitária, mesmo com o retardado vociferando contra o imperialismo, enquanto ele e os seus enriqueciam feito foguete espacial, às custas da miséria do seu povo, transformada agora em catástrofe pelo escovinha de bilau que o sucedeu... As criaturas peçonhentas estão de novo destilando seu ódio, sua baba venenosa, defendendo o indefensável, distorcendo e mentindo... Fazendo vítimas ou se fazendo de vítimas... como sempre! Como muito bem disse Sir Winston Churchill: "O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja.Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria." Confirmado pela inveja do que é belo, bem sucedido, eficaz, capitalista e que gera riquezas e empregos, OPORTUNIDADES! Coisa que os parasitas freirianos gramscistas fabianos nunca serão! Hipócritas! Paulo Freire, o deformador de mentes, um perigo nas mãos de "educadores" mal intencionados e suas frases patéticas, de retórica imbecilizante e sua pavorosa pedagogia do oprimido, geradora de uma legião de paspalhos, fracassados e vitimistas: "Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho, e se “dispõe” a ser ultrapassado por outro amanhã. Ensinar, aprender e pesquisar lidam com dois momentos do ciclo gnosiológico: o momento em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente, e o momento em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente." ""Não temo dizer que inexiste validade no ensino em que não resulta um aprendizado em que o aprendiz não se tornou capaz de recriar ou de refazer o ensinado. (...) nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado (...)" "É preciso que pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado." Desta forma deformada, deformando os deformandos e desenformando seus mentores, vamos formatando as mentes dos formatandos, de forma que, enformando-os, os formatando-s como vítimas e oprimidos, não como senhores dos seus destinos. Esta última frase é minha, depois que li e entendi o bom velhinho "patrono" da nossa bem sucedida "educação doutrinatória"...

COLCHA DE RETALHOS

Luiz Carlos Romani em 26/02/2018 às 18h08

Com todo o respeito, mas há muito o Plano Diretor de Cachoeira, deveria ter sido atualizado, conforme determina a lei 10.257/2001. Não entendi até hoje, qual motivo nada foi feito, só matérias na mídia, mas de trabalho, zero. Todo prefeito sabe que passando 10 anos sem atualizar o Plano Diretor de uma cidade, ele está sujeito à responder por improbidade administrativa, mas em Cachoeira do Sul, sequer os vereadores que possuem a função de fiscalizar atos do executivo, nada fazem, ou fazem sim, fazem parte do mesmo bojo.Quanto pior melhor. Aproveitando a matéria, sabe-se que a prefeitura pagou para ser executado a atualização da Planta Genérica de Valores, com reflexos no (IPTU), mas deixou de fazer a lição de casa, pois primeiro se faz a atualização do Plano Diretor, para saber que cidade temos e que cidade queremos, para depois atualizar estes valores, com um norte para a cidade. Preferiram primeiro colocar o animal para depois a carroça, ou seja, carroça na frente do animal. Inteligentes.

26/06/2026 18:29

Recursos para prevenção

Proposta de Cachoeira não se enquadrou no Prepara RS

Município tem prazo de recurso aberto até terça-feira

26/06/2026 16:02

NOVA LEI

Ryan defende imóveis públicos para projetos sociais e geração de empregos

Norma aprovada passa a exigir contrapartida social em todos projetos que repassem imóveis

26/06/2026 00:01

IMOBILISMO

Governo oferece o Hospital da Liga para o Iffar

Sob pressão, prefeito anuncia cedência

26/06/2026 00:00

1ª INSTÂNCIA

Liminar impede TNSG de abandonar o serviço

25/06/2026 15:34

JUSTIÇA

Prefeitura obtém liminar para TNSG adequar o transporte coletivo

Decisão em primeira instância impede a empresa de abandonar o serviço

25/06/2026 14:08

OBRAS PÚBLICAS

Ministro vistoria Ponte do Fandango que funcionará em pare e siga domingo

Obra está em fase final, com colocação de asfalto

25/06/2026 09:49

AGORA SIM

Prefeitura oferece prédio do Hospital da Liga para instalação do Iffar

Anúncio foi feito depois do prefeito ser cobrado pelo deputado federal Paulo Pimenta

25/06/2026 00:06

OBRA FEDERAL

Ponte do Fandango pronta

Tráfego será liberado já neste domingo, anuncia Paulo Pimenta

25/06/2026 00:02

INVESTIGAÇÃO

Prefeitura abre processo contra uma servidora

Fiscal ambiental disse que governo não escuta setores técnicos

24/06/2026 18:30

BOA NOTÍCIA

Ponte do Fandango será liberada neste domingo

Deputado Pimenta vistoriou a obra nesta quarta-feira e celebrou investimento

24/06/2026 16:57

INVESTIGAÇÃO

Governo Balardin abre processo contra servidora por comentário em rede social

Fiscal ambiental disse que governo não escuta setores técnicos

24/06/2026 00:04

SÉRIE

Vereadora vai investigar as impositivas

1º foco será a emenda das próteses dentárias