Confira 6 tipos de tosa para Maltês

06/11/21 às 08h15



É muito fácil entender porque tanta gente se encanta por esta raça. Afinal, os pelos branquinhos e macios, assim como o porte sempre pequeno, dão a impressão de serem eternos filhotes. Porém, para manter essa aparência, são necessários muitos cuidados, entre eles, realizar regularmente um dos tipos de tosa para Maltês.

Realizar a tosa periodicamente traz conforto e bem-estar, por isso deve ser encarada como um procedimento que vai além da estética. Existem vários tipos de cortes que não necessariamente mantêm os tradicionais pelos longos. A pelagem curtinha e até raspada pode deixar o seu bichinho ainda mais lindo também.

1 – Tosa de exposição em Maltês

O foco deste tipo de tosa é manter os pelos compridos e sedosos. Para isso, o tutor precisa escovar os fios frequentemente em casa. Geralmente, como os pelos de todo o corpo estão mais longos, é possível fazer um coque na cabeça das fêmeas, deixando-as elegantes.

2 – Tosa bebê ou puppy cut em Maltês 

Este corte deixa os pelos do corpo curtinhos, como se o pet fosse um filhote. A cabeça, o corpo, as patas, as orelhas e a cauda ficam com pelos curtos e arredondados. Utiliza-se uma máquina para diminuir a pelagem e uma tesoura para fazer os reparos finais.

3 – Tosa bob cut em Maltês

Ao tosar o Maltês com este tipo de corte, o pelo da cabeça é dividido ao meio. Assim, ele crescerá junto da pelagem da orelha. O corpinho, a cauda e as patinhas ficam com os fios mais curtos.

4 – Tosa de pelo curto em Maltês

Este tipo de tosa é tradicional e traz características da técnica bob. O tronco e a barriga ficam com pelos mais curtos. As pernas mantêm os fios mais compridos, enquanto a cabeça leva o corte estilo bob (dividido ao meio). A cauda é deixada com uma franja.

5 – Tosa teddy bear em Maltês

Como o nome já diz, nesta técnica, o cachorrinho fica com a aparência de um ursinho de pelúcia. O corte é destinado aos filhotes, deixando os pelos do corpo, das patas e da cauda aparados. Os fios do rosto são cortados até a face parecer redonda e cheia, como a de um ursinho.

6 – Tosa padrão de Maltês

Para realizar esta tosa, o indicado é não cortar o pelo do cachorro até ele ficar adulto (apenas fazer reparos higiênicos). O objetivo é deixar o manto de pelos até o chão. Porém, é importante manter a pelagem limpa e sempre hidratada, portanto o banho é essencial.