Agro-Pertences crescerá 200% em 2021

02/10/2021 00:00

Indústria cachoeirense mantém a expansão e desenvolve novos produtos

A indústria cachoeirense Agro-Pertences mantém a sua gestão em ritmo de progresso. No ano de 2021, estima-se que o crescimento será de 200% se comparado com o ano de 2020. O sucesso é resultado do trabalho intenso voltado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de seus produtos. “Os resultados estão superando as metas iniciais de faturamento, fruto do bom momento do agronegócio”, destaca o diretor executivo da Agro-Pertences, Moacir Marzari.

Para acompanhar esse crescimento, a empresa conta com uma equipe engajada e direcionada a promover resultados. “Apesar da pandemia, conseguimos alcançar nossos objetivos graças ao grande esforço do conselho administrativo, da direção e dos colaboradores. A participação de todos é valorizada e de extrema importância nesse processo”, destaca Marzari. A Agro-Pertences é fabricante e fornecedora de peças e partes para máquinas agrícolas das principais montadoras: AGCO do Brasil (Massey Ferguson/Valtra/Fend), CNH Industrial (New Holland/Case) e GTS do Brasil.

PREMIAÇÃO E NOVOS PRODUTOS 
Por dois anos consecutivos, a Agro-Pertences conquistou o prêmio de Melhor Fornecedor da CNH Industrial entre os fornecedores da América Latina, sendo, em 2019, no quesito Qualidade e, em 2020, no quesito inovação. Além de fornecer peças e partes para máquinas agrícolas, a equipe da Agro-Pertences também trabalha em parceria com as montadoras para o desenvolvimento de novos produtos. 

“É sempre importante inovar e buscar novas alternativas. Nosso planejamento estratégico prevê a diversificação e a inserção em novos mercados. Além do foco em colheitadeiras, estamos crescendo no ramo de tratores. Já temos produtos novos e outros que entrarão em linha em 2022. Estamos nos preparando também para o aumento do volume de pedidos já sinalizado pelo mercado”, revela Marzari. 

 

CONHEÇA OS NOVOS PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELA AGRO-PERTENCES

Espalhador de palhiço


A partir de 2020, indústria Agro-Pertences buscou desenvolver um sistema de espalhamento uniforme de palhiço para ser aplicado nas colheitadeiras com saca-palha e híbridas com sistema de duplo rotor para marca New Holland. Esse novo produto está sendo desenvolvido pela equipe de engenharia da Agro-Pertences em parceria com um dos seus clientes.

Os aspectos inovadores desse produto são: 
a) Fácil instalação e manutenção; 
b) Uniformidade no espalhamento do palhiço sobre o solo; 
c) Baixíssimo incremento de consumo de combustível da colheitadeira; 
d) Cobertura de espalhamento por toda a largura da plataforma.
Dessa forma, a partir do momento em que a máquina inicia a colheita, o produto tem como função espalhar o palhiço de modo mais uniforme, obtendo melhor distribuição da palha no solo. Esse processo, posteriormente, facilita o plantio e homogeneidade das plantas. Para dar início ao fornecimento do produto, a empresa realizou, aproximadamente, dois anos de testes em campo (lavouras de Cachoeira do Sul e do Paraná).

 

Novo molinete para colheitadeiras

Desde 1968, a empresa fabrica molinetes para plataformas de colheitadeiras de grãos de várias marcas mundialmente renomadas. Em meados de 2020, a Agro-Pertences iniciou suas pesquisas e desenvolvimentos, buscando os aprimoramentos requeridos para um novo cliente (GTS do Brasil) para molinetes destinados à colheita de grãos. 

Os aspectos inovadores são: 
a) Redefinir a posição de ataque dos “dedos” do molinete sobre as culturas, denominado “flip over” (movimento do dedo); 
b) Desenvolver novos materiais, substituindo partes de alumínio por aço, reduzindo custo e mantendo o peso original do conjunto, após otimizar o redimensionamento da matéria-prima; 
c) Desenvolver a divisão do molinete em três partes, sendo duas externas espelhadas e um fixa no centro; 
 d) Desenvolver um sistema de articulação entre as três partes; 
e) Desenvolver modelo de dedos do molinete com material resistente à alta abrasão da casca de arroz. 

O produto foi desenvolvido pela equipe Agro-Pertences, aprovado pelo cliente GTS, e hoje integra a linha de montagem. O molinete é fornecido para o cliente que monta em seus produtos (plataformas de colheitadeiras) e é comercializado no mercado interno e, também, destinado à exportação.

Atualmente, a equipe Agro-Pertences vem trabalhando em um novo projeto de molinete para o cliente GTS. Se trata de um molinete de 62 pés, medindo 19 metros de comprimento. Foi fabricado um protótipo e já está em testes em lavouras de Cachoeira do Sul.

 

DEMAIS PRODUTOS

Nos últimos anos, a indústria vem aumentando o seu mix de produtos, com aumento na participação em peças para trator, peças para pulverizador, peças para plantadeira e peças para colhedora. O fornecimento do produto caixa de fertilizante e outros componentes para a plantadeira Momentum da Fendt (AGCO do Brasil) é um sucesso. O desempenho da máquina em campo garante aumentou o fornecimento.

Além disso, a empresa continua com o fornecimento do produto rotor (foto), sendo o carro-chefe do faturamento da Agro-Pertences. O fornecimento é realizado para os clientes AGCO e CNH. Para AGCO, a aplicação ocorre nas máquinas MF 4690, MF 5690 e MF 6690. Para CNH, a aplicação ocorre nas máquinas TX 4.90 e TX 5.90. O rotor também está sendo fornecido para o mercado de exportação, especificamente, para o cliente CNH da Polônia. Logo, o cliente se encarrega de abastecer toda a Europa.

 

INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA E AMPLIAÇÃO DA ÁREA FABRIL

Devido à grande demanda, é necessário a constante busca por novas tecnologias. Dessa forma, a direção da Agro-Pertences, vislumbrando o crescimento, planejou maiores investimentos no ano de 2021 em relação a 2020. A empresa está em processo de importação de mais uma máquina Viradeira Xpert 80 toneladas da Bystronic, fabricada na Alemanha, e três células de solda com robôs Kawasaki virão da Itália.

Já foram adquiridos neste ano uma nova prensa hidráulica, empilhadeiras e aparelhos de solda, além de outros investimentos realizados internamente. Houve também a reposição da frota de veículos, com a substituição de uma carreta e aquisição de um novo caminhão. A empresa também está realizando a ampliação do espaço físico fabril em mais 2,5 mil metros quadrados, totalizando, agora, 28 mil metros de área e adotando medidas que promovam o ganho de produtividade.

 

Contratações e treinamento da equipe

A Agro-Pertences, em 2019, encerrou o ano com 130 funcionáriosem seu quadro. Hoje, a equipe está formada por 305 colaboradores, um crescimento de 134%. Com esse crescimento houve a necessidade de preparação da mão de obra. Foi firmada parceria com o Senai para a formação de soldadores e a participação das turmas de Aprendizagem. 

Em agosto de 2021, um especialista de solda manual do Senai realizou treinamento com a equipe de soldadores da Agro-Pertences. A empresa também realiza a captação de novos talentos com as universidades e seus engenheiros e estagiários. A empresa investiu na formação de líderes, retomando o trabalho de Desenvolvimento de Líderes em sua 2ª etapa, com a empresa Vallore. 

“Essa 2ª fase do projeto visa dar continuidade do desenvolvimento da liderança em todos seus aspectos individuais, como autoconhecimento, fortalecimento de suas forças e desenvolver novas competências necessárias com o objetivo de praticar uma nova maneira de pensar e agir para que o gestor seja suporte da equipe motivando e promovendo o desenvolvimento e o incremento de responsabilidades de seus liderados”, destaca o diretor executivo da Agro-Pertences, Moacir Marzari.

Faça seu login para comentar!
31/01/2024 11:04

Maior evento de comunicação política e institucional do País chega ao RS

Primeira edição do Compol Rio Grande do Sul será realizada em março de 2024, no Instituto Ling, na Capital

02/01/2024 11:32

Eles largaram 10 anos de CLT e hoje faturam mais de 20 mil por mês, e ainda ensinam pessoas a fazerem o mesmo

No Instagram @ocasalvisionario eles dão dicas de como iniciar no mercado digital e comprovam os resultados obtidos no mercado

02/12/2023 00:00

Homem de mérito

Silomar Garcia recebeu a maior distinção concedida pela Assembleia Legislativa