Blog dos Bichos

Você já se perguntou por que a língua dos gatos é tão áspera?

Fatos curiosos sobre a língua dos gatos

13/10/2016 14:23 - por Cristiane Vieira da Cunha cristiane@jornaldopovo.com.br

 A língua do gato é áspera porque ela tem estas estruturas parecendo cerdas que são feitas de queratina, a mesma proteína de que é feita a unha. Estas estruturas ajudam na higiene do animal. Além disso, os machos apresentam estruturas parecidas no pênis. Elas ajudam na estimulação da ovulação e por isso quando acontece “amor” entre gatos é aquela gritaria.


Gatos se lambem para sobreviver: mesmo que nossos gatos domésticos não precisem ficar lambendo ossos de presas, você pode notar que eles ficam “escovando os dentes” após cada refeição. Essa é uma estratégia de sobrevivência, removendo totalmente o cheiro daquilo que comeu evita que outras presas ou predadores percebam a presença do gato.

Gatos se lambem por stress: alguns gatos se lambem quando ficam nervosos ou ansiosos e podem até arrancar o pêlo de uma parte do corpo. Esse excesso de lambidas é chamado alopecia (ou dermatite) psicogênica. Às vezes, o comportamento passa despercebido para quem convive com o gato, e só se nota a falha nos pêlos. Num caso de dermatite psicogênica, é importantíssimo que o gato seja examinado por um veterinário de confiança para descartar problemas físicos e para orientações sobre como diminuir o stress.

Gatos não sentem gosto doce: Gatos têm menos papilas gustativas que os humanos, e não conseguem sentir um gosto doce. Se você conhece algum gato que come doces, é porque ele provavelmente foi incentivado por uma alimentação inapropriada cheia de carboidratos.

Como os gatos bebem água: A língua também é essencial para os gatos beberem água. A parte superior da língua dos gatos é a única que encosta na água. Os gatos, ao contrário dos cachorros, não dobram a língua para trás em  formato
de concha. Na verdade, eles são bem mais sutis e elegantes:
a pontinha da língua mal toca a superfície do líquido e o gato
já puxa-a de volta. Fazendo assim, uma coluna de líquido se forma entre a língua em movimento e o líquido. O gato, então, fecha a boca rapidamente nessa coluna, o que deixa seu queixo molhado.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!