Blog dos Bichos

O pet sabe quando sua dona está grávida?

12/02/2022 09:00 - por Cristiane Vieira da Cunha

Embora isso ainda não tenha sido comprovado cientificamente, pode-se dizer que sim: os cães podem sentir gravidez. As mudanças hormonais que acontecem no organismo da mulher grávida são facilmente detectadas pelos cachorros, que percebem uma diferença no cheiro exalado pela tutora (consequência dos hormônios produzidos nessa fase). Por isso que muita gente brinca dizendo que o cachorro pressente gravidez: a sensibilidade olfativa dos cães permite que eles descubram que a mulher está grávida antes mesmo dela saber disso.


Os cachorros também são capazes de notar diferenças na aparência da mulher com o passar do tempo, como o crescimento da barriga durante a gestação, assim como alterações no humor da tutora grávida. Além disso, as mudanças na rotina da família não passam despercebidas pelo animal: o cão pode até não entender muito bem tudo que está acontecendo, mas ele sabe que há algo de diferente dentro de casa.


O comportamento de cachorro quando a dona está grávida muda completamente. Eles tendem a ficar mais próximos da tutora, adotando uma postura protetora e acompanhando ela praticamente em tempo integral para se certificar de que está tudo bem. Então mesmo que o animal seja mais apegado com outra pessoa da casa, ele vai passar a ficar mais tempo ao lado da grávida no período da gestação. Seguir pela casa e querer dormir junto são algumas reações comuns. Ou seja, reações do cachorro quando a dona está grávida geralmente tem muito a ver com cuidado e proteção.

Faça seu login para comentar!