Blog da Arquiteta

Parklet: Um espaço público para apreciar a cidade

31/01/2023 10:29 - por Luiza Pereira Ribeiro

Parklet é um espaço de convivência, como uma extensão da calçada que ocupa algumas vagas de estacionamento. O objetivo maior desse espaço é promover o uso do solo de maneira democrática, incentivando a interação social entre a comunidade. Com isso, o ideal é que esses sejam abertos com visão ampla e sem atividades restritas ou exclusivas.    

Cada cidade possui seu manual com instruções para que as pessoas possam instalar os Parklets. Podem ser instalados por qualquer estabelecimento, agregando valor ao mesmo e a região, através do aumento no fluxo de pedestres, também tornando ponto de referência para eles. 

“O benefício é para todos os cidadãos. Se um estabelecimento implanta um parklet em benefício de todos, ele também é beneficiado pela comunidade.”
Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde

Na cidade de Cachoeira do Sul, já existem iniciativas públicas e privadas que fomentam a mobilidade sustentável e o convívio social através da instalação dos Parklets. 


Parklet junto à Praça Honorato de Souza Santos.


Iniciativa Universidade Federal de Santa Maria e Prefeitura de Cachoeira do Sul.

Pelo mundo a fora existem Parkles equipados de minibibliotecas, bancos, cadeiras, mesas, flores, bicicletários, guarda-sóis e com espaço para animais de estimação, desde que estejam conservados e limpos. Confira os exemplos abaixo: 

E então, utilizaria um parklet para descanso, lazer, convívio, refeições ou ponto de referência? 

"Ruas e suas calçadas - os principais lugares públicos de uma cidade - são seus órgãos mais vitais."
Jane Jacobs

Faça seu login para comentar!