Blog da Arquiteta

Tudo que você precisa saber sobre: Jardim de Inverno!

18/10/2022 09:24 - por Luiza Pereira Ribeiro

Sky Garden, um dos maiores jardins de inverno do mundo.

O que é um jardim de inverno?
O jardim de inverno é um espaço dentro da casa que recebe vegetação. Sua origem vem dos países de frio intenso, onde as plantas não sobreviviam na área externa, então, o jardim foi integrado as áreas internas tornando o ambiente mais sustentável, aconchegante e bonito.

A luz natural é muito importante para que a vegetação cresça e mantenha-se saudável, muitas vezes são escolhidas aberturas zenitais (aberturas no forro/telhado) para trazer luz ao espaço. Em residências térreas, o espaço do jardim pode ser instalado em qualquer local da casa, geralmente no poço de luz, contribuindo para troca de iluminação e ar em espaços sem janelas. Já nos apartamentos, eles podem compor as varandas ou sacadas, agregando um espaço de leitura, descanso, estar, entre outros. 

Quais os tipos de plantas posso ter no jardim de inverno?
Precisamos analisar se esse espaço recebe muita luz ou pouca luz, assim podemos escolher a vegetação de maneira mais eficaz.

Da mesma forma que precisamos saber se seu pet vai circular por esse ambiente, pois existem plantas que podem ser tóxicas para ele. 

Se seu espaço receber muita luz, utilize cactos, suculentas, ráfias, palmeira leque ou pata de elefante. Se seu espaço recebe pouca luz, utilize espada de São Jorge, samambaia, lírio-da-paz, jiboia, pacová, maranta, zamioculca, entre outras. Porém, se você tiver um pet em casa, evite samambaias, espada de São Jorge, lírios, costela de Adão, jiboia, entre outros. Sempre pesquise antes de fazer sua escolha.

Para que seu jardim fique bonito, tenha vários tipos de plantas, isso traz um ar agradável ao local. Pense em diferentes alturas e colorações, mas não exagere se seu espaço for muito pequeno. 

ATENHA-SE AOS DETALHES!
Antes de executar, chame um profissional para te auxiliar no projeto e execução. Tome cuidado com a impermeabilização do local para evitar infiltrações! 

Escolha uma decoração que combine com seu estilo, use pedriscos, argila, casca de pinho, arandelas, correntes, bancos e decks de madeira, vasos e móveis. 

INSPIRAÇÕES PARA SEU JARDIM DE INVERNO


Jardim no quarto. 


Aproveitando espaço abaixo da escada.


Aproveitando espaço abaixo da escada.


Embelezando as circulações.


Jardim conectando área interna com externa.


Embelezando a sala de estar.


Jardim vertical para compor ambientes.


Jardim para ventilar o banheiro.


Jardim como plano de fundo, emoldurado.


Tornando o espaço de descanso mais contemplativo.


Tornando espaço de lazer mais agradável.  


Jardim em varandas de apartamentos.

FICA A DICA
Caso algum dia tenha planos para fazer uma viagem internacional, coloque no seu itinerário um dos maiores jardins de inverno do mundo, o SKY GARDEN. Ele está localizado nos últimos andares de um edifício localizado na cidade de Londres, Inglaterra. Além de lindo, é possível ter uma vista 360° da cidade gratuitamente. 


Minha visita ao Sky Garden em 2020.

Faça seu login para comentar!

vou aderir

Vinícius Severo em 18/10/2022 às 14h26

Gostei demais. Acho massa como usar uma planta nos ambientes dá um ar mais leve.