Blog dos Livros

Tudo é política

15/03/2024 10:41 - por Mildo Fenner

As cenas mais emblemáticas da política brasileira no começo da década de 1990 têm  como protagonista  o ex-presidente Fernando Collor de Mello.  O jovem político alagoano ganhou os holofotes discursando  -primeiro como candidato e depois como presidente eleito-  contra as regalias da classe política e do serviço público da época.

O legado de caos econômico, social e político   deixado pela trajetória  meteórica  de Collor na presidência da República  são o pano de fundo do livro “A face mais doce do azar”  (Editora Claraboia, 136 páginas),  novo romance da escritora paulista  Vera Saad, que também é doutora  em Comunicação e Semiótica.

O livro é narrado  a partir das percepções  de Dubianca, uma menina na pré-adolescência, inteligente e  sensível.  No começo da obra, a  garota, também chamada de Dubi ou Bianca,  vive na pele  os desacertos  da política econômica brasileira ao precisar se mudar, junto com os pais,  para o porão da casa dos tios após a  família perder  a  estabilidade financeira e com ela a moradia.

O novo endereço  marca o início de uma fase complexa  e intensa na vida da menina.  Os anos seguintes   seriam um microcosmo  da ebulição em que o país vivia.  Dubi vai vivenciar  o surgimento das desavenças  entre seus pais e os tios,  a movimentação de aproximação e  afastamento da prima com quem convive, a  descoberta da atração sexual, os desafios de  tornar-se mulher numa sociedade machista, além de se embrenhar  no mistério que envolve  seus vizinhos  e o trauma de perder uma  pessoa próxima. 

Além de política  e  governo Collor, a autora elenca também como temas do livro  família e  abuso sexual. “Como o livro trata de uma família, pensei que a menina é sempre o lado mais frágil da corda. Quis dar voz a  esta garota,  seria a  vez dela  de contar a própria história,” diz  Vera Saad. 

Ainda conforme a  autora,  o livro mostra como a  política  afeta diretamente a vida das pessoas. “Não podemos   simplesmente dizer  que não gostamos desse tema. Tudo é política.” A ideia  para escrever “A face mais doce do azar” surgiu em 2018, diante do contexto das eleições presidenciais no país. Vera relacionou  aquele momento com o período experimentado nos anos de 1990. “Tínhamos  uma realidade parecida  com a eleição de Collor, me fez lembrar do caos  instaurado com o Plano Collor, parecia uma distopia,  mas era real,” explica.

Natural de Ourinhos, interior de São Paulo, Vera Saad é formada em Jornalismo e iniciou sua trajetória literária ainda na década de 1990, quando venceu  o Concurso de Contos Sesc On-line. Mais recentemente  publicou o livro de contos “Mind the gap” e os romances “Telefone sem fio” e “Dança Sueca,” que ganhou menção honrosa no Concurso  Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores. 

Trecho:
“Continuava soltando gritinhos, “Eu dei, eu dei,” o corpo se contorcia, em movimentos curtos, braços soltos, voo sem direção. A lua chegava ao quarto pela fresta da cortina.  A pele  brilhante de Maira sob aquela coreografia me convidava a  sapatear os últimos dias da década de 1980.  Demos as mãos e  giramos com a  garrafa de keep Cooler entre elas.  Keep Cooler de cereja, Halls de  cereja. Caí na cama. Foi quando ouvimos nossos pais   entrarem em casa munidos de inseticida. Últimos dias da década  de 1980, cheiro de cereja e inseticida. Voz de Lula e Collor. Voo sem rumo de Maira e de baratas voadoras. Nosso azar suspenso sem que soubéssemos.”
(página 78)

NOVA ACADÊMICA
Na última quinta-feira, dia sete, a Academia Brasileira de Letras escolheu, por eleição, a nova ocupante da cadeira nove, sucedendo  o diplomata Alberto da Costa e Silva, falecido em novembro. A eleita foi a historiadora Lilia Moritz Schwarcz, renomada por suas contribuições à historiografia e antropologia  brasileiras, conhecida também por suas  análises  sobre o Brasil Império e questões raciais. 

HARRY POTTER NO NATAL 
Destinado a  ser um presente para os leitores e com lançamento mundial previsto para 15  de outubro, o livro ilustrado “Natal em Hogwarts” vai celebrar o primeiro Natal de Harry Potter no mundo bruxo. A edição com  48 páginas  e capa dura será lançada no Brasil pela Editora Rocco. O anúncio foi feito pela Scholastic, empresa global de publicação, educação e mídia infantil, que é a responsável pelo lançamento. 

Leituras:
“As massas nunca tiveram sede de verdade.  Elas querem ilusões e não vivem sem elas.” 
(Sigmund Freud, 1856-1939, médico neurologista e psicanalista austríaco, criador da Psicanálise e personalidade influente no campo da Psicologia).

Destaques:
A NOVA SECRETÁRIA


Autora:
Laurinda Grion

O objetivo da autora  deste livro é contribuir para que a profissional cresça,  assessore com excelência  executivos de pequenas, médias e  grandes  empresas, desempenhe  cada vez melhor seu importante  papel e  destaque-se na empresa em que trabalha ou naquela que vier a  trabalhar. Laurinda Grion  é palestrante e autora de diversas obras e lecionou redação e gramática em escolas de ensino fundamental, cursinhos e  universidades.
Editora  Madras.  144  páginas. R$ 39,90.

ESCÂNDALOS  NA PRIMAVERA


Autora:
Lisa Kleypas  

Daisy Bowman sempre preferiu um bom livro a  qualquer baile. Talvez por isso  esteja na terceira temporada social sem encontrar um marido. Mas seu pai lhe dá um ultimato:  se não arranjar  logo um pretendente, terá que se casar com Mathew Swift, o braço direito dele na empresa. Daisy fica horrorizada com a possibilidade de viver para sempre  com alguém tão sério e  controlador.  Então, com a ajuda das amigas,  decide se casar com qualquer um.  Lisa Kleypas  já escreveu mais de 40 livros, que foram traduzidos para  28 idiomas.  Mora em Washington  com o marido e os dois filhos.
Editora Arqueiro. 301 páginas. R$ 49,90. 

(As obras apontadas  no Blog dos Livros  podem ser encontradas   junto à Revistaria e Livraria Nascente,  na Rua Saldanha Marinho,   1423, Cachoeira   do Sul) 

Faça seu login para comentar!
26/04/2024 10:34

A luta contra a depressão

19/04/2024 16:49

Viver de forma significativa

05/04/2024 10:21

Fantasia épica

28/03/2024 17:25

O poder da humildade

22/03/2024 11:20

Os maiores shows de música

23/02/2024 09:54

O melhor de cada um

16/02/2024 08:59

História familiar

09/02/2024 09:26

Percepções para o amor

02/02/2024 09:39

Escuridão da floresta