Blog dos Livros
Tudo é política
As cenas mais emblemáticas da política brasileira no começo da década de 1990 têm como protagonista o ex-presidente Fernando Collor de Mello. O jovem político alagoano ganhou os holofotes discursando -primeiro como candidato e depois como presidente eleito- contra as regalias da classe política e do serviço público da época.
O legado de caos econômico, social e político deixado pela trajetória meteórica de Collor na presidência da República são o pano de fundo do livro “A face mais doce do azar” (Editora Claraboia, 136 páginas), novo romance da escritora paulista Vera Saad, que também é doutora em Comunicação e Semiótica.
O livro é narrado a partir das percepções de Dubianca, uma menina na pré-adolescência, inteligente e sensível. No começo da obra, a garota, também chamada de Dubi ou Bianca, vive na pele os desacertos da política econômica brasileira ao precisar se mudar, junto com os pais, para o porão da casa dos tios após a família perder a estabilidade financeira e com ela a moradia.
O novo endereço marca o início de uma fase complexa e intensa na vida da menina. Os anos seguintes seriam um microcosmo da ebulição em que o país vivia. Dubi vai vivenciar o surgimento das desavenças entre seus pais e os tios, a movimentação de aproximação e afastamento da prima com quem convive, a descoberta da atração sexual, os desafios de tornar-se mulher numa sociedade machista, além de se embrenhar no mistério que envolve seus vizinhos e o trauma de perder uma pessoa próxima.
Além de política e governo Collor, a autora elenca também como temas do livro família e abuso sexual. “Como o livro trata de uma família, pensei que a menina é sempre o lado mais frágil da corda. Quis dar voz a esta garota, seria a vez dela de contar a própria história,” diz Vera Saad.
Ainda conforme a autora, o livro mostra como a política afeta diretamente a vida das pessoas. “Não podemos simplesmente dizer que não gostamos desse tema. Tudo é política.” A ideia para escrever “A face mais doce do azar” surgiu em 2018, diante do contexto das eleições presidenciais no país. Vera relacionou aquele momento com o período experimentado nos anos de 1990. “Tínhamos uma realidade parecida com a eleição de Collor, me fez lembrar do caos instaurado com o Plano Collor, parecia uma distopia, mas era real,” explica.
Natural de Ourinhos, interior de São Paulo, Vera Saad é formada em Jornalismo e iniciou sua trajetória literária ainda na década de 1990, quando venceu o Concurso de Contos Sesc On-line. Mais recentemente publicou o livro de contos “Mind the gap” e os romances “Telefone sem fio” e “Dança Sueca,” que ganhou menção honrosa no Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores.
Trecho:
“Continuava soltando gritinhos, “Eu dei, eu dei,” o corpo se contorcia, em movimentos curtos, braços soltos, voo sem direção. A lua chegava ao quarto pela fresta da cortina. A pele brilhante de Maira sob aquela coreografia me convidava a sapatear os últimos dias da década de 1980. Demos as mãos e giramos com a garrafa de keep Cooler entre elas. Keep Cooler de cereja, Halls de cereja. Caí na cama. Foi quando ouvimos nossos pais entrarem em casa munidos de inseticida. Últimos dias da década de 1980, cheiro de cereja e inseticida. Voz de Lula e Collor. Voo sem rumo de Maira e de baratas voadoras. Nosso azar suspenso sem que soubéssemos.”
(página 78)
NOVA ACADÊMICA
Na última quinta-feira, dia sete, a Academia Brasileira de Letras escolheu, por eleição, a nova ocupante da cadeira nove, sucedendo o diplomata Alberto da Costa e Silva, falecido em novembro. A eleita foi a historiadora Lilia Moritz Schwarcz, renomada por suas contribuições à historiografia e antropologia brasileiras, conhecida também por suas análises sobre o Brasil Império e questões raciais.
HARRY POTTER NO NATAL
Destinado a ser um presente para os leitores e com lançamento mundial previsto para 15 de outubro, o livro ilustrado “Natal em Hogwarts” vai celebrar o primeiro Natal de Harry Potter no mundo bruxo. A edição com 48 páginas e capa dura será lançada no Brasil pela Editora Rocco. O anúncio foi feito pela Scholastic, empresa global de publicação, educação e mídia infantil, que é a responsável pelo lançamento.
Leituras:
“As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e não vivem sem elas.”
(Sigmund Freud, 1856-1939, médico neurologista e psicanalista austríaco, criador da Psicanálise e personalidade influente no campo da Psicologia).
Destaques:
A NOVA SECRETÁRIA
Autora: Laurinda Grion
O objetivo da autora deste livro é contribuir para que a profissional cresça, assessore com excelência executivos de pequenas, médias e grandes empresas, desempenhe cada vez melhor seu importante papel e destaque-se na empresa em que trabalha ou naquela que vier a trabalhar. Laurinda Grion é palestrante e autora de diversas obras e lecionou redação e gramática em escolas de ensino fundamental, cursinhos e universidades.
Editora Madras. 144 páginas. R$ 39,90.
ESCÂNDALOS NA PRIMAVERA
Autora: Lisa Kleypas
Daisy Bowman sempre preferiu um bom livro a qualquer baile. Talvez por isso esteja na terceira temporada social sem encontrar um marido. Mas seu pai lhe dá um ultimato: se não arranjar logo um pretendente, terá que se casar com Mathew Swift, o braço direito dele na empresa. Daisy fica horrorizada com a possibilidade de viver para sempre com alguém tão sério e controlador. Então, com a ajuda das amigas, decide se casar com qualquer um. Lisa Kleypas já escreveu mais de 40 livros, que foram traduzidos para 28 idiomas. Mora em Washington com o marido e os dois filhos.
Editora Arqueiro. 301 páginas. R$ 49,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui