Blog dos Livros
Simplicidade e ironia
“Vida moinho” (106 páginas) dá sequência à carreira literária do escritor e engenheiro metalúrgico Eduardo Barchiesi. Composto por pouco mais de 40 poemas e publicado de maneira independente, esse poemário trata da vida e da subjetividade humana a partir do encontro entre o trágico e o cômico. Com uma ironia fina e jogos de palavras, a obra explora o “eu” a partir dos encontros e desencontros do “eu” com o outro.
O livro aborda, segundo adianta o autor, o drama desse “Eu persona poética” em suas relações tragicômicas com um “tu”, representado pelo próximo, e com alguns “eles”, que são os outros, num contexto bem comezinho. A partir desse jogo, os poemas apontam as possíveis consequências dessas interrelações na vida das pessoas, tratando assim daquilo que constrói, define e afeta a subjetividade humana.
Em artigo publicado no portal “Fazia Poesia,” a escritora Isis Cunha resume: “A poesia de Eduardo encanta pela maturidade estilística em usar tudo que lhe convém -rimas e formas diversas, jogos de palavras, figuras de linguagem, somados a um humor ímpar. Sua obra provoca por sua acidez –ou seriam verdades incômodas?, por sua maneira pungente de deflagrar tudo que se esconde aos nossos olhos.”
Eduardo Barchiesi, de 81 anos, é nascido paulistano (SP). Vive hoje em Vinhedo, no interior paulista. Engenheiro, mestre e doutor em metalurgia, além de bacharel em Letras, exerceu a profissão de professor e engenheiro no campo de suas especializações. Começou a escrever textos literários publicamente em 2004, mas somente a partir de 2008 passou a se dedicar à poesia, sendo hoje parte da equipe de poetas da “Fazia Poesia.”
Sua estreia literária se deu com o romance “Demanda Furibunda” seguido por outras treze publicações, incluindo romance, conto, infantil e poesia. “Bestiário da Saúde” é seu livro mais recente.
Trecho:
“minha literatura
deve ser
coisa
tão
impura
obscura
dura
de engolir
que
até as traças
habitantes aqui do meu escritório
diante de alguns dos meus escritos
roem
meticulosamente
os espaços em branco
das folhas de papel
mas
evitam a todo custo
triscar a mínima letra
certamente
com medo
de morrer de indigestão.”
(página 46)
MIRIAM LEITÃO NA ABL I
Com 20 votos dos 34 acadêmicos, a jornalista e escritora Miriam Leitão foi eleita na quarta-feira, dia 30, para a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras, vaga deixada pelo cineasta Cacá Diegues, falecido em fevereiro deste ano. Em segundo lugar ficou o economista e ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque. Miriam foi a 12ª. mulher eleita para a ABL, a quinta em seu quadro atual de acadêmicos.
MIRIAM LEITÃO NA ABL II
Nascida em Caratinga (MG), em 7 de abril de 1953, Miriam Leitão começou a vida profissional no Espírito Santo, indo depois para Brasília, São Paulo e depois Rio de Janeiro. Escritora de 16 livros publicados de diversos gêneros literários, atua em jornal impresso, rádio, televisão e mídia digital. Com 53 anos de vida profissional, desde 1991 está no Grupo Globo, sendo colunista do jornal “O Globo,” comentarista do “Bom Dia Brasil,” “GloboNews,” “CBN” e âncora do programa de entrevistas “Miriam Leitão Globonews.” Aos 19 anos, grávida, foi presa e perseguida pela ditadura militar brasileira. Casada com o escritor e cientista Sérgio Abranches, tem dois filhos e quatro netos.
Leituras:
“A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas na sua capacidade de lidar com eles.”
-Albert Einstein (14 de março de 1879/18 de abril de 1955), físico teórico alemão, autor da teoria da relatividade, considerado uma das mentes mais brilhantes da ciência.
Destaques:
SHÕGUN –A GLORIOSA SAGA DO JAPÃO
Autor: James Clavell
Romance histórico que deu origem à premiada série da Disney+, este livro é baseado em fatos e personagens da história japonesa e revive momentos marcantes do Japão feudal do século XVII. Escrito em 1975, “Shõgun” é uma fascinante saga sobre o universo mítico dos samurais e das gueixas, numa trama ágil que une política, religião, guerra, romance e choque entre culturas. Ambientado nos anos 1600, época das grandes navegações mercantis e das conquistas de novos mundos, o livro narra a trajetória do navegador inglês John Blackthorne, que, depois de quase dois anos a bordo do navio Erasmus, chega na costa do Japão.
Editora JBC. 1.120 páginas.
MENTALIDADE DE NADADOR
Autora: Rubia Buch Romero
Guia que explora o poder da mente no desempenho pessoal e no desenvolvimento psicoemocional de um atleta, este livro reúne dicas sobre preparação física e mental, além de estratégias eficazes que a autora aprendeu ao longo de sua trajetória para desenvolver uma mentalidade vencedora no esporte. Através de sua experiência como atleta de alto rendimento, Rubia compartilha aprendizados que servem para qualquer pessoa que busca superar limites, enfrentar desafios com equilíbrio emocional e conquistar resultados consistentes, seja no esporte, na carreira ou na vida pessoal. Natural de Foz do Iguaçu, no Paraná, Rubia Buch Romero descobriu sua paixão pela natação ainda adolescente e decidiu seguir carreira profissional. Destacou-se em competições nacionais e internacionais e atualmente desenvolve carreira profissional nos Estados Unidos como treinadora e árbitra.
Editora Clube de Autores. 109 páginas.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas na Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui