Blog da Arquiteta

Arquitetura de interiores: decoração industrial

08/11/2022 09:23 - por Luiza Pereira Ribeiro

A decoração industrial é aquela que tem personalidade, remete a arquitetura bruta de tonalidades neutras e objetos inusitados. Em um ponto de vista histórico, pode se dizer que esse estilo é originário de galpões industriais que eram transformados em lofts modernos. 

Também como uma forma de manifesto artístico e cultural, o industrial preza menores gastos e reaproveitamento de materiais.  
Vamos juntos conhecer algumas características marcantes desse estilo que une a elegância e a urbanidade?

Tijolos e concreto aparente
Esses materiais são característicos do estilo industrial. Paredes expostas sem acabamento equilibram a rigidez com o aconchego das cores sóbrias.

Encanamentos, tubulações e vigas aparentes
A estrutura aparente remete a uma atmosfera urbana e moderna na decoração. As tubulações, metalizadas ou pintados, valorizam os planos horizontais e verticais da arquitetura, trazem continuidade a forma, guiando os olhos pelo ambiente. 

Iluminação 
A luz natural é muito explorada neste estilo de decoração. Já a iluminação artificial surge como elemento estético, sobreposto ao forro e se opondo a decoração minimalista. 

Ambientes integrados
Considerando a origem da decoração industrial, os galpões já se destacavam por serem ambientes amplos, então, a partir dessa característica a arquitetura otimiza as funções cotidianas, trabalhando espaços com maior criatividade.

Tons neutros e sóbrios
Os tons mais populares nesse estilo são: preto, cinza, branco, marrom, vermelho e laranja. É uma paleta de cores mais quentes, que também pode ser explorada para destacas elementos na decoração. 

Quando for optar por uma decoração industrial prefira ambientes amplos, sem muitos móveis, cores sóbrias e materiais como cimento queimado, madeira, metal, vidro, pedras e tijolos aparentes. 

E então, você se identificou com esse estilo de decoração?

 

 

Faça seu login para comentar!