Blog dos Bichos

As 10 urgências veterinárias mais comuns em animais de estimação

21/10/2023 09:22 - por Cristiane Vieira da Cunha

1. Vómito e diarreia persistentes
O vómito e a diarreia são, normalmente, sinais iniciais de uma perturbação do tracto digestivo. Mas se forem persistentes ou se ocorrerem com outros sintomas, como diminuição do apetite, dor abdominal e/ou letargia, é bem provável que o seu animal de estimação vá precisar de ajuda especializada.

2. Golpe de calor
O golpe de calor é uma condição que ocorre quando a temperatura corporal é extremamente elevada, sendo mais frequente em cães, pela sua maior exposição.

As causas mais comuns incluem deixar o seu animal de estimação no interior de um carro, num dia bem quente, levá-lo para uma caminhada nas horas de maior calor ou ir à praia com ele ou exercitá-lo, de forma intensa, num dia quente de Verão, entre outras. 

3. Traumatismos
Cair de janelas, saltar de alturas elevadas, ser atropelado por um carro e brigar com outros animais são causas prováveis de traumatismos que provavelmente necessitarão, na maioria dos casos, de uma visita urgente ao veterinário.

4. Stress respiratório
O stress respiratório pode ser um sinal de um problema cardíaco, respiratório, ou mesmo de uma condição mais grave, como a peritonite infecciosa felina (PIF), uma doença viral e fatal que afeta sobretudo os gatos mais jovens.

Por isso, se a respiração do seu animal de estimação mudar subitamente sem aviso, é caso para ficar alarmado. Esteja atento a estes sinais:

- respiração de boca aberta (em gatos),
- crise violenta de tosse,
- aumento da frequência respiratória,
- ou aumento do esforço respiratório.

5. Convulsões
Alguns sinais de convulsão são mais óbvios do que outros, mas, frequentemente, todos eles são muito breves. Se o seu animal de estimação tiver uma convulsão, poderá notar contrações musculares ou espasmos incontroláveis, mas por vezes, apenas o verá com perda de consciência, a babar-se ou com movimentos oculares atípicos.

Quando as convulsões são repetidas ou prolongadas podem levar a lesões de órgãos e mesmo à morte, se não forem tratadas.

6. Desmaio/Síncope
O desmaio ou síncope surge quando o ritmo cardíaco abranda e ocorre diminuição da pressão sanguínea, o que provoca o desmaio do animal. 

Isto pode dever-se a um problema cardíaco, baixos níveis de açúcar (hipoglicémia), cálcio (hipocalcémia) ou sódio (hiponatrémia) no sangue, medicamentos que afetam a pressão arterial ou a ingestão de alguma substância tóxica pelo animal.

7. Obstrução urinária
A obstrução urinária corresponde a uma obstrução aguda do tracto urinário, situação que afeta mais frequentemente os gatos machos (especialmente os esterilizados).

A causa subjacente é por vezes desconhecida, mas pode estar relacionada com uma infeção das vias urinárias, stresse, fatores genéticos ou alimentares.

8. Obstipação aguda/Obstrução intestinal
Se o seu animal de estimação tem dificuldade em defecar e/ou tenta fazê-lo sempre com elevado esforço, então sofre definitivamente de obstipação. 

E quando não tratada, pode causar uma grave impactação – situação em que as fezes ficam de tal forma acumuladas, que formam uma massa dura (fecaloma), causando um bloqueio intestinal.

Assim, se o seu animal de estimação não defecar durante dois dias (considerando esse período como superior à frequência habitual dos seus movimentos intestinais), procure urgentemente ajuda veterinária.

9. Reação alérgica aguda/Choque anafilático
Os animais de estimação também podem ser alérgicos a todo o tipo de coisas, reagindo de diversas formas. Por vezes, são apenas situações ligeiras, como pequenas irritações ou prurido, mas outras, podem ser apresentações muito severas, como o choque anafilático, uma reação alérgica grave que se desencadeia rapidamente e que pode revelar-se fatal. 

10. Intoxicação
Se o seu animal de estimação tiver ingerido algo tóxico, será fácil perceber que ele não está bem. Começará a mostrar sinais de toxicidade, como vómitos, diarreia, babar-se ou salivação excessiva, dificuldade em respirar e letargia. 

O aparecimento destes sinais está dependente de como o organismo do animal foi afetado por uma determinada substância e da quantidade ingerida, inalada ou mesmo absorvida através da pele (como, por exemplo, na aplicação de pipetas para desparasitação externa).

Fonte: Petable.care

Faça seu login para comentar!