Blog Do Mistério

Baba Yaga

02/03/2023 09:22 - por Gisele Wommer

É uma das figuras mais controversas do folclore asiático, por isso acabou conhecida no mundo inteiro. Existem várias versões para esta lenda e diversos relatos de aparições.

Dizem que é uma bruxa da floresta. O primeiro relato consta em um livro russo datado de 1755 onde Baba Yaga é um ser demoníaco com poderes sobrenaturais, sendo uma velha, de aparência medonha e capaz de voar com a ajuda de um pilão ou de seu caldeirão.

A bruxa é associada ao canibalismo. Existe uma história folclórica que a apresenta como uma enganadora, que ofereceria o próprio braço para alimentar uma garota, mas na verdade tinha a intenção de torná-la sua refeição. Dizem também que é impossível enganá-la, pois ela sente no olfato quando a pessoa não possui boas intenções.

Versões diferentes da lenda afirmam que Baba Yaga teria o poder de comandar os três cavaleiros: o branco, do amanhecer; o vermelho, do nascer do sol e o negro, do anoitecer. Desta forma ela seria uma entidade poderosíssima e importante. 

Historiadores têm dificuldade de rastrear a verdadeira origem da lenda, mas afirmam que na antiguidade Baba Yaga era quase uma deusa para vários povos, mas foi demonizada e temida com a ascensão do cristianismo pelo mundo.

Tão importante quanto a bruxa é sua casa, esta teria gigantes pés de galinha e poderia se mover pela floresta de acordo com a sua necessidade. Alguns dizem que a casa serve para prender crianças que a bruxa encontra perdidas pela floresta, outros que o local é na verdade um divisor entre o mundo dos vivos e dos mortos.

E você, o que achou desta lenda?

Faça seu login para comentar!