Blog do Mistério
Baba Yaga
É uma das figuras mais controversas do folclore asiático, por isso acabou conhecida no mundo inteiro. Existem várias versões para esta lenda e diversos relatos de aparições.
Dizem que é uma bruxa da floresta. O primeiro relato consta em um livro russo datado de 1755 onde Baba Yaga é um ser demoníaco com poderes sobrenaturais, sendo uma velha, de aparência medonha e capaz de voar com a ajuda de um pilão ou de seu caldeirão.
A bruxa é associada ao canibalismo. Existe uma história folclórica que a apresenta como uma enganadora, que ofereceria o próprio braço para alimentar uma garota, mas na verdade tinha a intenção de torná-la sua refeição. Dizem também que é impossível enganá-la, pois ela sente no olfato quando a pessoa não possui boas intenções.
Versões diferentes da lenda afirmam que Baba Yaga teria o poder de comandar os três cavaleiros: o branco, do amanhecer; o vermelho, do nascer do sol e o negro, do anoitecer. Desta forma ela seria uma entidade poderosíssima e importante.
Historiadores têm dificuldade de rastrear a verdadeira origem da lenda, mas afirmam que na antiguidade Baba Yaga era quase uma deusa para vários povos, mas foi demonizada e temida com a ascensão do cristianismo pelo mundo.
Tão importante quanto a bruxa é sua casa, esta teria gigantes pés de galinha e poderia se mover pela floresta de acordo com a sua necessidade. Alguns dizem que a casa serve para prender crianças que a bruxa encontra perdidas pela floresta, outros que o local é na verdade um divisor entre o mundo dos vivos e dos mortos.
E você, o que achou desta lenda?
Encontrou algum erro? Informe aqui
Morte no cemitério
O título deste post vai remeter a um romance de Agatha Christie, mas infelizmente é pura realidade.