Blog da Arquiteta

Conheça as tendências do CASACOR RS 2022

27/09/2022 08:58 - por Luiza Pereira Ribeiro

Foto: Lounge XIV por Paula Lino.

O CASACOR é a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. No Rio Grande do Sul, a 30ª edição é acolhida temporariamente por uma construção de 1923, Pia Instituição Chaves Barcellos em Porto Alegre. Inspirada no tema “infinito particular”, a mostra instala ambientes de tons naturais, texturas e efeitos especiais com intuito de unir a arquitetura e a história local através de projetos criados por diferentes arquitetos gaúchos.  

Neste final de semana foi minha vez de participar dessa experiência, portanto hoje trago cinco tendências que observei durante a visita e que se repetem em vários ambientes, são essas:

- Tons terrosos e acinzentados 
Por se tratar de um prédio histórico houve um cuidado em trazer leveza para a mostra com elementos que remetem a natureza e o aconchego, assim cores terrosas como musgo, terracota, caramelo, marrom, mostarda, bege e tons acinzentados se destacaram.


Foto: Casa Alma por Joana e Manoela Arquitetura. 

- Linhas curvas 
Atualmente o estilo predominante dos ambientes é o contemporâneo que traz consigo as linhas orgânicas e sinuosas, diferente do estilo moderno que enfatiza as linhas retas e angulares. Na mostra as linhas curvas estão presentes nos sofás, poltronas, mesas de centro, luminárias, ilhas, aparadores, entre outros. 


Foto: Spa DECA por Marilia Zimmermann, Daniel Kroth e Renata Marques.

- MDF ripado 
A técnica do MDF ripado já é bastante conhecida por muitos, além de trazer fluidez ao mobiliário também gera efeitos de luz e sombra. Pode alongar peças e ambientes por ser um elemento geralmente instalado na vertical.  Na foto abaixo podemos observar o ripado em formato curvo seguindo a linha da bancada em quartzito platino. 


Foto: Morada Gourmet Fibraplac por Melina Knopp.

- Iluminação linear embutida no móvel
Além dos ambientes abrangerem a iluminação natural proporcionada pelo prédio, também é evidenciada a iluminação artificial embutida nos móveis. Esta técnica cria cenários elegantes e destaca os principais detalhes do design de interiores. Quando em formato linear, ela segue o desenho do mobiliário enfatizando sua forma e acabamentos.


Foto: Dois tempos por Luiz Sentinger.

- Texturas e cheiros  
A mostra trouxe toques de diferentes sensações para cada ambiente, os aromas combinam com cada estilo de design e decor, enquanto as texturas de tecidos e materialidades se mesclam formando uma harmonia singular criada por cada arquiteto. 


Foto: Sala 100 por Renato Mello.

O CASACOR RS acontecerá até o dia 02 de outubro de 2022 e é um bom passeio para os amantes do design que visitarem a capital gaúcha nos próximos dias.

Faça seu login para comentar!