Blog da Arquiteta

Cooktop elétrico, a gás ou indução: Saiba qual é a melhor opção pra você

05/09/2023 09:12 - por Luiza Pereira Ribeiro

A cozinha é um ambiente que requer funcionalidade e praticidade. O cooktop é um eletrodoméstico encaixado na bancada ou em algum nicho. O fato dele ser encaixado traz flexibilidade de instalação e torna a disposição dos móveis dentro da cozinha mais eficiente. 

Os primeiros modelos de cooktop foram fabricados em 1986 em busca de uma melhor tecnologia e design. Atualmente, eles podem ser encontrados com uma diversidade de cores, funções e tamanhos. 

Conheçam os diferentes tipos de cooktop:

Cooktop a gás
O Cooktop a gás é o modelo mais tradicional, funciona de forma similar a um fogão a gás. Para sua instalação é necessária uma fonte de gás, caso o acendimento for automático também é necessária uma tomada. Esse modelo tem fogo nos queimadores e grade metálicas para apoiar as panelas. Pode ser utilizado durante quedas de energia, pois não depende da luz elétrica da casa.

Cooktop elétrico 
O Cooktop elétrico tem a mais fácil instalação, pois necessita somente de uma tomada. Os modelos possuem um acabameto plano, geralmente com vidro temperado. O calor é gerado pelas resistências que ficam abaixo de cada uma das bocas, passa para o vidro e aquece as panelas. Não há um fogo visível, porém a superfície esquenta muito rápido e pode queimar a pele. Para esse modelo o ideal é usar utensílios de ferro e de aço inox, com fundo reforçado e plano.

Cooktop de indução
O Cooktop por indução é o mais sofisticado e tecnológico. O funcionamento dele se dá a partir de ondas eletromagnéticas que saem da corrente elétrica formada por uma bobina de cobre. A superfície esquenta, não há um fogo visível, porém você não irá queimar a pele. É o modelo mais seguro!  

Além de exigir um maior investimento, ele conta com uma tecnologia específica que faz  necessário o uso de panelas com fundo magnético (aço e ferro) para transferir calor, ou seja, utensílios de cobre, alumínio e cerâmica não funcionam.

Existe Cooktop Smart?
Atualmente já existem modelos de Cooktop Smart que são conectados ao Wi-fi e monitorados à distância pelo aplicativo da fabricante. Essa tecnologia permite comandos de voz quando você estiver com as mãos ocupadas, possui painel digital, timer, programação e modos de funcionamento especial. É possível encontrar modelos elétricos e por indução.

 

 

Faça seu login para comentar!