Blog dos Espíritos

Evangelização: semeando corações, colhendo a paz

13/03/2023 09:16 - por Rosane Sacilotto

“Ide e evangelizai  a todas as gentes”

Esta frase do Mestre Jesus é um convite para seguirmos seus passos através da evangelização, do estudo e da vivência fraterna sob seus ensinamentos e exemplos.

A educação é a base para a vida em comunidade, por meio de legítimos processos de aprendizagem que fomentam as motivações de crescimento e evolução do indivíduo. Não apenas um preparo para a vida, mediante a transferência de conhecimento por métodos de aprendizagem. Antes é um processo de desenvolvimento de experiências, no qual educador e educando desdobram aptidões, aprimorando-as para a utilização consciente nas múltiplas oportunidades da existência.

A educação encontra no Espiritismo respostas precisas para melhor compreensão do educando e maior eficiência do educador no labor produtivo de ensinar a viver, oferecendo os instrumentos do conhecimento e da serenidade, da cultura e da experiência aos reiniciantes do sublime caminho redentor, por meio dos quais os tornam homens voltados para o Deus, o bem e o próximo.

A evangelização espírita infantojuvenil é toda a atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho de Jesus junto à criança e ao jovem. Sua ação visa  promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus, proporcionar o estudo da lei natural que rege o Universo e da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal” (Allan Kardec) e oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como ser integral, crítico, consciente,  participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo à toda perfeição de que é suscetível.

Numa instituição espírita, a atividade de evangelização abrange as aulas de evangelização espírita, momento especial de convivência, aprendizado, reflexão, compartilhamento de experiências e construção de vínculos de amizade e de fraternidade entre as crianças e os jovens frequentadores.

A ação evangelizadora envolve, ainda, pais e familiares, convidando-os a participarem de grupos ou reuniões voltados ao estudo de temas relacionados à vida em família, fundamentados à luz da Doutrina Espírita.

“Evangelizar é trazer Cristo de volta ao solo infantil como bênção de alta magnitude, cujo resultado ainda não se pode, realmente, aquilatar”. (Divaldo Franco)

As casas espíritas, através das suas áreas da infância e juventude, oferecem a oportunidade de evangelização, abrangendo desde os bebês até os jovens, com início das atividades entre os meses de março e abril, com atividades desenvolvidas para cada faixa etária.

A criança é promessa, o jovem é esperança. Evangelizar o homem é garantir o equilíbrio do mundo. Participe dessa semeadura, evangelize. Coopere com Jesus!

Dizes que sou o futuro.
Não me desampares o presente.
Dizes que sou a esperança da paz.
Não me induzas à guerra.
Dizes que sou a promessa do bem.
Não me confies ao mal.
Dizes que sou a luz dos teus olhos.
Não me abandones às trevas.
Não espero somente o teu pão.
Dá-me luz e entendimento.
Não desejo tão só a festa de teu carinho.
Suplico-te amor com que me eduques.
Não te rogo apenas brinquedos.
Peço-te bons exemplos e boas palavras.
Não sou simples ornamento de teu caminho.
Sou alguém que bate à porta em nome de Deus.
Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão.
Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo…
Ajuda-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.

(Pelo espírito Meimei, pscicografia de Chico Xavier)

KARDEC, Allan - “O que é o Espiritismo”.
FEB, Federação Espírita Brasileira – Evangelização Espírita Infantojuvenil; “Sublime sementeira”.

Faça seu login para comentar!
22/04/2024 08:43

Provas e expiações

15/04/2024 10:00

Autoridade de Jesus

08/04/2024 11:33

A porta estreita

25/03/2024 11:01

Deus e o Espiritismo

18/03/2024 10:45

O verdadeiro espírita

11/03/2024 09:40

Fé raciocinada

04/03/2024 09:42

O passe espírita

26/02/2024 10:38

A casa espírita

19/02/2024 09:32

O grão de mostarda

05/02/2024 09:49

O Consolador Prometido