Blog da Arquiteta

Forro de gesso: tipos, vantagens e acabamentos.

24/01/2023 09:36 - por Luiza Pereira Ribeiro

O forro de gesso é uma opção que vai além da estética. Com ele é possível esconder fiações, eletrodutos, vigas indesejadas, embutir iluminação e rebaixar forros. 

Existem dois tipos de forro de gesso: o tradicional e o drywall (acartonado). O tradicional é confeccionado com placas moldadas e encaixadas lado a lado, já no drywall, as placas são fixadas em uma estrutura metálica. 

VANTAGENS 
Fácil e rápida instalação;

- Possibilidade de acrescentar isolamento térmico e acústico;

- Flexibilidade na decoração e estética; 

- Esconde instalações e elementos estruturais; 

- Ótimo custo-benefício. 


DESVANTAGENS 
Sensibilidade a umidade e ao calor, deve ser utilizada uma placa específica nestes casos; 

- Material frágil comparado ao PVC e a madeira. 


EXEMPLOS DE ACABAMENTOS
O forro de gesso precisa de acabamentos nas suas bordas, seja um negativo (imagem abaixo) ou roda forro de gesso (imagem abaixo).

Um acabamento opcional seria o cortineiro (imagem abaixo), que fica muito bonito em qualquer ambiente, pois esconde o trilho das cortinas e traz leveza para o ambiente. 

As sancas são opcionais no gesso, porém elas são a peça-chave quando falamos em sofisticação, aconchego e iluminação decorativa. É preciso ter atenção quanto a manutenção da sanca, ela deve ser feita com frequência para eliminar o cúmulo de sujeira no espaço aberto.

1. Sanca invertida: técnica que utiliza o próprio gesso para refletir o foco de luz.
2. Sanca aberta: funciona como uma moldura que percorre um perímetro do ambiente, recebe uma iluminação indireta que se espalha pelo forro. 
3. Sanca em ilha: uma sanca aberta com acabamento interno, diminuindo a área de iluminação e aumentando sua intensidade. 
4. Sanca redonda: uma sanca aberta, porém em formato curvilíneo. 


INSPIRAÇÕES

Faça seu login para comentar!