Blog dos Bichos

Gato sente calor?

24/09/2022 08:19 - por Cristiane Vieira da Cunha

Quando comparado com os seres humanos, os gatos possuem uma temperatura corporal elevada. Por isso, sim, gato sente calor e podem sofrer com a hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal.

No entanto, algumas raças podem sentir mais calor que outras, mas os cuidados são para todos os felinos.


Como saber se o gato tá com calor?
Assim como nós, seres humanos, os gatos também demonstram desconforto ao estarem com calor, dessa forma, os tutores devem sempre compreender a linguagem corporal dos gatos. Portanto os sinais de um gato com calor que devem ser observados são:

Se lambe mais do que o habitual;
Língua de fora;
Salivação intensa;
Respiração ofegante;
Hiperventilação;
Vômitos;
Falta de apetite;
Apatia;
Miados de desconforto.

Dito isso, é muito importante estar atento aos sinais de um gato com calor, e caso os sinais sejam intensos e constantes, leve o felino ao médico-veterinário com urgência, pois ele pode estar com sinais de hipertermia.


Sinais de hipertermia em gatos

A hipertermia é muito perigosa pois pode levar o felino a morte em poucas horas. Por isso, esteja atento aos sinais de hipertermia em gatos:
Respiração rápida com a boca aberta;
Vômito;
Cansaço;
Desorientação;
Salivação excessiva;
Mucosas congestionadas;
Aumento da frequência cardíaca;
Diarreia;
Convulsões.

Por ser muito perigosa a saúde dos felinos, ao observar qualquer sinal, leve-o ao médico veterinário.

Mas, para evitar que o gato sinta calor e desconforto e chegue em quadros de risco, existem maneiras para refrescar o felino. Confira o que fazer quando o felino está com calor.


Existem alguns cuidados primordiais para garantir o conforto do gato com calor em dias de alta temperatura, confira a seguir:

Invista em boa hidratação
Ofereça bastante água ao pet e deixe potes espalhados pela casa. Além disso, prefira utilizar bebedouros para gatos com água corrente, fresca e limpa.

Cuidado redobrado com os pelos
Além da escovação diária na pelagem do felino para aliviar o incomodo, uma ótima alternativa para evitar que o gato sinta desconforto com o calor, é tosá-lo.

A tosa higiênica e outros tipos de tosas são procedimentos que também são indicados para gatos com certa frequência.
Mas, a tosa deve ser feito por um profissional, uma vez que é necessário saber usar a máquina de tosar do jeito certo, assim como conhecer qual tosa é indicada para o gato de acordo com a sua raça, pelagem e ambiente onde vive.

Deixe o ambiente mais ventilado
Mantenha todo o ambiente sempre fresco, com a ajuda de ar-condicionado e ventiladores. No entanto, ao utilizar o ventilador certifique-se de que o gato não terá acesso a ele.

Além disso, garanta uma boa ventilação e áreas de sombra em locais que o felino costuma tomar sol. Mas, lembre-se sempre de manter o gato em segurança, com o uso de telas de proteção em janelas, por exemplo.

Cuidados com a alimentação
A alimentação do gato com calor deve ser sempre fresca, isso porque, com o calor excessivo o alimento perde seu sabor e crocância, e por consequência, o gato pode não se alimentar.

Por isso, a alimentação do gato deve ser sempre fresca e uma ótima opção são os sachês para gatos, que também estimulam que o pet beba mais água.

Além disso, tem os petiscos que são uma forma de auxiliar na alimentação do pet em dias quentes, evitando um quadro de desnutrição e desidratação.

Em suma, é importante ter atenção com a quantidade e frequência oferecida. Uma vez que os petiscos não substituem a ração, seja ela úmida ou seca.

Faça seu login para comentar!