320 DIAS ANTES DO PLEITO

Implosão de Zé acelera a eleição 2024

18/11/2023 00:06 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento jp@jornaldopovo.com.br

O que vai importar na votação do ano que vem

Iluminação pública, recentemente trocada por leds: serviço que exige manutenção / DIVULGAÇÃO

O prefeito afastado José Otávio Germano está sendo investigado pelo Ministério Público. Ainda não foi denunciado nem julgado, mas no tribunal popular ele já foi condenado e executado e não apenas pelas suspeitas de propina. Muito mais pelos pecados particulares revelados pela polícia nos episódios das farras particulares e do Pó Pelotense.

Esta hecatombe abreviou seu governo, impôs uma nova administração a partir das vice Angela Schuh, que luta para remontar a Prefeitura, e antecipou em pelo menos seis meses a corrida eleitoral. Os partidos e suas múltiplas alas, em busca de espaço, apressam-se nos bastidores para compor chapas, lançar nomes e pensar em alianças.

Impulsionada pela realidade urgente, o Jornal do Povo já realizou duas pesquisas e deve apresentar novas rodadas aos leitores até o fechamento da janela de filiações e transferências, em março/abril. Na cidade, a pergunta que não se cala, derivativa da Operação Fandango, é a mesma: “em quem votar na eleição municipal de 2024”?

OPÇÕES NÃO FALTAM
Opções não faltam, alguns nomes são repetidos de outros pleitos, uns mais experientes que outros. Ou mais insistentes. É cedo para cravar como estará o cenário em agosto/setembro do ano que vem, na campanha eleitoral oficial, mas há indícios agora de correria, velas acesas e preparação de dossiês. Mais do mesmo. Nomes novos? Nenhum. O eleitor terá de buscar sua própria tábua de avaliação para fazer a escolha de 6 de outubro do ano que vem.

OS CANDIDATOS
Quem vai pedir o seu voto, eleitor
Estas são as tendências, segundo levantamento de bastidores com informações de pessoas ligadas aos partidos e à movimentação política, inclusive dentro do atual governo. O cenário está dinâmico demais, alertam as fontes.

PROGRESSISTAS


Angela Schuh
, com Fernando Cantarelli de vice. Antigos desfiliados estão voltando e, por enquanto, não existe clima para prévias.

PL

Sérgio Ghignatti, tentando o PT de vice. É a fórmula que deu certo em 2008, primeira vitória de GG. Apoio de Marlon Santos é uma incógnita.

PSDB

Leandro Balardin, à procura de um vice. O partido está bem organizado e otimista, principalmente depois que Dulce Lopes assumiu o comando

PT

 

Neiron Viegas ou Michele Santos (leia-se ministro Paulo Pimenta), esta para compor de vice do próprio Neiron ou de GG. O partido tradicionalmente entrega-se à ebulição das alas, mas Neiron se sobressai.

PSB

Neorildo Dassi foi lançado, mas pode ser vice do PT, a exemplo do que aconteceu com Lula e Alckmin. Dassi concorreu a deputado federal sem sucesso, mas ficou conhecido na cidade. Ronaldo Trojahn, outro contato, concorrerá a vereador.

REPUBLICANOS

 

Azevedo da Susepe ou Oscar Sartório. Diretório decidirá. Azevedo estava lançado, mas é forte o comentário de que vem sendo convidado a ir para o PDT pelo deputado federal Pompeo de Mattos. Sartório foi lançado por uma ala e não dá sinais de que pretende concorrer.

OUTROS
MDB, PSD e PDT seguem aliados do Progressistas. Podemos e União Brasil esperam diálogo. Demais partidos estão sem movimentação. Algumas siglas mortas podem ser ressuscitadas na janela de março/abril.

POSSIBILIDADES NA JANELA
O PT já autorizou negociações com o PL, que, via de regra, ainda é o partido do bolsonarismo. Caso o PL endureça o jogo para alguma negociação de Sérgio Ghignatti com os petistas, os bastidores arriscam que GG trocaria o partido de Bolsonaro pelo partido de Lula. A direita não está organizada em torno de algum nome nem concentrada em algum partido, mas será procurada com certeza para uma aliança.

PROCURA DE RESPOSTAS
O que 2024 terá de apresentar de soluções para Cachoeira do Sul 

FAPS
A questão do Faps não é apenas importante para os servidores. É vital para a cidade. São 3 mil famílias com médio e alto poder de consumo para os parâmetros cachoeirenses que dependerão de suas aposentadorias para tocar boa parte da economia da cidade. Zelar pela saúde do Faps é obrigação número 1 de qualquer prefeito. A reforma de José Otávio corrigiu o fluxo de contribuição, mas os atrasados e os parcelamentos persistem. Qualidade de gestão é essencial em toda máquina pública para sobrar dinheiro para quitar esta dívida.

EMPREGO, RENDA E ARRECADAÇÃO
Cachoeira precisa de um plano de desenvolvimento de longo prazo que assegure uma crescente geração de emprego, renda e arrecadação, seja impulsionando as empresas da cidade ou trazendo investimento de fora (dinheiro novo). O volume de pessoas abaixo da linha de pobreza na cidade é muito grande em Cachoeira, o que pressiona o sistema público de saúde, educação, assistência social e habitação. Emprego é a chave para integrar esta parcela da população. Entretanto esta mão de obra só será atrativa com bom nível educacional e de inovação. Exige planejamento.

SERVIÇOS PÚBLICOS
A prestação de serviços é a missão básica do poder público e, para isso, precisa oferecer um serviço de qualidade, que inclui postos de saúde, escolas, creches, transporte público, ação social, desburocratização e incentivos aos empreendimentos, estradas no interior, bairros pavimentados e bem iluminados e projetos habitacionais. A demanda reprimida é imensa e jamais será resolvida em quatro anos, mas ao menos um planejamento precisa ser feito.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
03/07/2025 00:00

PROCESSO DO MP

Improbidade da David segue coleta de provas

03/07/2025 00:00

POLÊMICA

Comissão para reforma da Previdência

PT aponta erro por inscrição fora de prazo

02/07/2025 18:17

Legislativo

Câmara cria comissão especial para reforma da Previdência

PT questiona formação da comissão por inscrição fora de prazo

02/07/2025 15:31

Projeto de lei

Prefeitura quer ampliar prazo em contratos de engenheiros e arquiteto

Ideia é ficar com contratados por mais um ano

02/07/2025 15:20

PROJETO DE LEI

UAB ficará ligada à Secretaria de Gestão e Governança

Estrutura era ligada originalmente à Secretaria de Educação

02/07/2025 00:06

DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO

Fandango volta para o TJ

STF fez ação retornar à 4ª Câmara Criminal

02/07/2025 00:00

MUDANÇA

Entidades são chamadas a entender o Faps

Cacisc, Sindilojas e CDL ouviram governo

01/07/2025 16:21

SAÚDE

Sem terreno para obra, Prefeitura pede mais prazo para postinho da Fátima

Hoje, posto divide espaço com EAP Central

01/07/2025 15:43

FINANÇAS PÚBLICAS

Governo Balardin pagou R$ 1,4 milhão em horas extras em seis meses

Com emergências da saúde e da enchente, mais serviços extraordinários tiveram de ser mobilizados

01/07/2025 15:25

Denúncia de corrupção

Processo da Operação Fandango retorna para o Tribunal de Justiça

Novo entendimento do STF tirou o caso da primeira instância

01/07/2025 00:03

9 A 6 PARA A LEI BALARDIN

Amém para aumento de IPTU

Líder de governo avisa que vem mais aumento por aí

01/07/2025 00:01

DOIS PROJETOS NA CÂMARA

Leis incentivam a agroindústria

Ideia é incentivar a formalização de negócios no meio rural