Blog da Arquiteta

Materiais sustentáveis para sua reforma

02/05/2023 13:57 - por Luiza Pereira Ribeiro

A construção civil é um setor que causa muitos impactos ambientais, cada dia que passa se torna mais urgente a substituição de materiais convencionais por materiais sustentáveis. 

Atualmente a indústria traz um leque de produtos ecologicamente corretos, hoje irei citar alguns que podem ser utilizados tanto na construção quanto nos acabamentos e retoques. 

Confira: 
1. Tijolo ecológico

São tijolos compactados e moldados em uma prensa hidráulica, sem queima e geração de gases poluentes. É um material resistente que possui eficiência no tratamento térmico e acústico. Costuma ter durabilidade seis vezes maior que os tijolos convencionais. 

“Estima-se que para a queima da lenha necessária para a fabricação de mil tijolos convencionais são necessárias 5 árvores.”  Marília Gaspar

2. Madeira de demolição
Reutilização de materiais é uma forma de ajudar o meio ambiente. Além de ser muito versátil, a madeira de demolição enriquece a decoração rústica e campestre. 

3. Telha ecológica
Tipo de telha fabricada com resíduos naturais, como madeira, coco, papel, garrafa PET, entre outros. Esse material é mais barato que as telhas convencionais, mais leve e tem um bom tempo de durabilidade, porém sua estética não agrada muitas pessoas.


Telhas recicladas feitas com embalagem de leite, TetraPak

4. Tintas ecológicas
São tintas feitas com matéria-prima natural, não poluem a atmosfera, não destroem a camada de ozônio. Têm durabilidade de até 10 anos. 

5. Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED são mais eficientes e mais econômicas que as lâmpadas fluorescentes e halógenas, também possuem vida útil 40 vezes maior que as lâmpadas comuns. Com certeza, são as queridinhas do mercado luminotécnico.

6. Torneiras temporizadas ou com sensor
Essas torneiras são acionadas a partir de um botão ou por sensor de presença, dessa forma ficam abertas por um determinado tempo economizando até 70% do consumo de água. Sem falar que é amiga da acessibilidade universal por causa do seu fácil acionamento e fechamento automático. 

7. Descargas com acionamento duplo
São aquelas que possuem dois fluxos: um que libera três litros de água para resíduos líquidos e outro que libera seis litros para resíduos sólidos. Esse tipo de acionamento economiza 30% de água por ciclo de descarga, reduzindo 10 a 15% a conta de água da sua casa.

Faça seu login para comentar!