Blog dos Espíritos

O sono e os sonhos

30/01/2023 09:30 - por Rosane Sacilotto

O SONO

O sono é o repouso do corpo, é um estado de emancipação parcial da alma, ocasião em que se aguçam as nossas percepções. Evasão da alma da prisão do corpo. Desprendimento do Espírito no espaço, onde se encontra com outros Espíritos, antigos conhecidos.

Para o Espiritismo, o sono pode ser explicado através da pergunta 401 de “O Livro dos Espíritos”: Durante o sono a alma repousa como o corpo? Resposta dos Espíritos: Não, o Espírito jamais fica inativo. Durante o sono, os liames que o unem ao corpo se afrouxam e o corpo não necessita do Espírito. Então ele percorre o espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.

 

O SONHO

É a lembrança do que o Espírito viu durante o sono. Resultado da liberdade do Espírito durante o sono. Efeito da emancipação da alma, que mais independente se torna pela suspensão da vida ativa e de relação. 

 

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Durante o sono, apenas o corpo repousa, o espírito, porém, não dorme; aproveita o repouso do corpo e os momentos em que sua presença não é necessária para agir separadamente, e ir aonde quer; desfruta de sua liberdade e da plenitude de suas faculdades. Durante a vida, o espírito nunca está completamente separado do corpo; a qualquer distância que se transporte, mantém-se sempre ligado por um laço fluídico que serve para chamá-lo, desde que sua presença seja necessária; este laço só é rompido com a morte.

Temos assim o conhecimento de que o espírito adquire um grau maior de liberdade durante o nosso sono físico, momento no qual ele , segundo suas tendências mentais e paixões, segue curso livre para o que lhe fala ao coração ou ao que esteja em sintonia com seu campo mental.

 

PESADELOS

Um pesadelo pode facilmente ser uma emancipação espiritual onde a alma foi atraída para regiões penosas onde seus perseguidores puderam ter amplo controle de seu campo mental e lhe imprimir as mais variadas espécies de dores e sofrimentos. Daí o sentimento de despertar desesperado como se o pesadelo tivesse tido um grau de realidade assustador.

 

BONS SONHOS

O contrário também pode ocorrer. Durante o sono, se antes de dormirmos fizermos nossa oração e estivermos em paz, podemos ser levados a cidades espirituais, onde encontraremos todo tipo de maravilhas, estudos da alma, amigos espirituais e acordaremos assim renovados, com uma energia boa e um bom humor que não sabemos de onde vem.

 

LEMBRANÇA E SIGNIFICADOS

Por que não nos lembramos sempre dos sonhos? “No que chamas de sono, só há o repouso do corpo, pois o espírito está sempre em atividade; aí, ele recobra um pouco de sua liberdade e se corresponde com os que lhe são caros, quer neste mundo, quer em outros; porém, como o corpo é uma matéria pesada e grosseira, dificilmente, conserva as impressões que o espírito recebeu, porque este não as percebeu através dos órgãos do corpo”.

O que se deve pensar do significado atribuído aos sonhos? “Os sonhos são verdadeiros no sentido de que apresentam imagens reais para o espírito, mas que, frequentemente, não têm relação com o que se passa na vida corporal; com frequência, também, como já o dissemos, é uma recordação; pode ser, enfim, algumas vezes, um pressentimento do futuro, permitido por Deus ou a visão do que se passa, naquele momento, num outro lugar a que a alma se transporta. Não tendes numerosos exemplos de pessoas que aparecem, em sonho, e vêm advertir seus parentes ou seus amigos do que está acontecendo com elas? O que são essas aparições, senão a alma ou espírito dessas pessoas que vêm se comunicar com o vosso? Quando tendes a certeza de que o que vistes realmente aconteceu, não estará aí uma prova de que não foi simples imaginação, principalmente, se aquilo não passava, absolutamente, pelo vosso pensamento, durante a vigília?”.

 

PREPARAÇÃO ANTES DE DORMIR

Se, ao despertarmos, nos sentirmos envolvidos por emoções boas, agradáveis, vivenciamos uma experiência positiva durante o sono físico. Ao contrário, se as emoções são negativas, nos vinculamos certamente a situações e Espíritos inferiores, muitas vezes ocasionadas pela nossa falta de preparo antes de dormir, onde não acalmamos nossas mentes e nossos corações e nos deixamos entreter com programas, filmes e atividades menos edificantes.

Então, ao se deparar com sonhos ruins, ore, peça ajuda ao seu mentor e a espiritualidade amiga para que seu espírito possa ter durante o repouso corporal uma emancipação branda e pacífica, onde somente através dos bons pensamentos e do caminho no bem iremos continuar nosso processo evolutivo em paz.

Daí a necessidade de adequarmos nossas vidas aos preceitos espíritas, vivenciando o amor, o perdão, a abnegação, habituando-nos à prece, à meditação antes de dormir, às conversas edificantes e serenas para nos ligarmos a valores bons e sintonia superior. Assim, teremos um sono reparador e sonhos construtivos.

KARDEC, Allan - “O Evangelho Segundo o Espiritismo”; “O Livro dos Espíritos”; “Obra Póstumas”.

Faça seu login para comentar!
22/04/2024 08:43

Provas e expiações

15/04/2024 10:00

Autoridade de Jesus

08/04/2024 11:33

A porta estreita

25/03/2024 11:01

Deus e o Espiritismo

18/03/2024 10:45

O verdadeiro espírita

11/03/2024 09:40

Fé raciocinada

04/03/2024 09:42

O passe espírita

26/02/2024 10:38

A casa espírita

19/02/2024 09:32

O grão de mostarda

05/02/2024 09:49

O Consolador Prometido