Blog dos Bichos

Pet em apartamento: ter ou não ter?

15/07/2023 09:22 - por Cristiane Vieira da Cunha

Se você está pensando em ter um pet em apartamento é preciso estar atento a alguns fatores. Diferente do ambiente proporcionado por uma casa, chácara, fazenda e afins, onde o animal tem mais espaço para correr e brincar, criar um cachorro em apartamento é uma tarefa que demanda dedicação e alguns cuidados especiais, tanto com o ambiente quanto com o bem estar do bichinho em si! Veja o que você deve levar em conta:

Convenção do condomínio: A primeira dica é ficar atento às normas estabelecidas pela convenção do condomínio. Dessa forma, você já se antecipa sobre todas as determinações e pode evitar desgastes. 

Adestramento: É inevitável considerar as questões referentes à segurança dos outros moradores e perturbação da ordem. Nesse caso, o adestramento pode ser uma boa opção para pets agitados e com muita energia.

Higiene: Com o espaço reduzido, se torna ainda mais importante determinar um lugar para que seu animalzinho possa fazer suas necessidades diárias. Ter esse espaço bem demarcado também ajuda na manutenção da limpeza.

Alimentação adequada: Além dos exercícios, a nutrição balanceada estimula uma boa saúde e evita outros transtornos. Nesse caso, se você se ausenta, tenha o cuidado de planejar com antecedência como será a manutenção dos locais onde ele se alimenta.

Dedique tempo a ele: Importante lembrar que seu animal está confinado a um espaço que, muitas vezes, não permite que ele gaste toda sua energia. Se este é o caso, reserve um tempo para os passeios diários e interação social. Lembre-se que seu animal também pode ficar estressado se não tiver uma rotina saudável. No caso dos felinos, considere brinquedos e espaços adaptados para seu conforto e segurança (uso de telas nas janelas é imprescindível).  Carinho e atenção também são essenciais.

Faça seu login para comentar!