Blog Do Mistério

Por que a sexta-feira 13 é associada ao azar?

12/01/2023 08:51 - por Gisele Wommer

Várias são as explicações, mas o certo é que esta data é considerada agourenta por séculos. Que tanto azar poderia trazer um simples número associado a um dia da semana? Existem explicações religiosas, mitológicas e históricas para o dia que tem até mesmo filme de terror em sua homenagem. No post de hoje você entenderá um pouco mais sobre as superstições relacionadas ao dia de amanhã.

História – O rei da França Filipe IV ficou conhecido por capturar diversos cavaleiros templários e por castigo mandou que queimassem vivos a maioria deles. O grão-mestre dos templários, Jacques de Molay, morreu em frente a Catedral de Notre Dame, mas não sem antes amaldiçoar o mundo todo, jogando uma praga que ecoaria por gerações. E isso aconteceu no dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira. 

Cristianismo – Na Santa Ceia, que ocorreu em uma quinta-feira, Jesus estava com 12 apóstolos, Judas foi o último a chegar, portanto o 13º foi o traidor, que levou Jesus a ser morto no dia seguinte: uma sexta-feira.

Mitologia – Na mitologia nórdica Loki é conhecido como o deus da trapaça, ele também teria sido o 13º a chegar em um jantar, este ocorrido em Valhalla. Como não foi convidado ele causou uma grande confusão, que culminou com a morte de Baldur, um dos 12 deuses presentes. Existe uma superstição local que jantares com 13 pessoas sempre terminam em tragédia. 

Curiosidade: Nos países orientais estas superstições em relação a sexta-feira 13 não existem.  

“Evitar superstições é outra superstição.” Francis Bacon.

Faça seu login para comentar!