Blog dos Bichos

Porque não usar coleira de gato com guizo

26/11/2022 09:02 - por Cristiane Vieira da Cunha

A coleira para gato com guizo está entre os modelos mais comuns, entretanto, apesar de ser bem comum os bichanos utilizando esse acessório, esse item é um tanto controverso.

O guizo é utilizado como uma forma do tutor sempre saber quando o pet está se aproximando ou localizá-lo. Este acessório aparentemente inofensivo e supostamente útil, produz som a cada movimento do animal.

Como um sininho, o guizo que vem pendurado na coleira e pode causar estresse no pet, diminuindo o sistema imunológico, deixando o bichano mais propenso a desenvolver doenças.

Passar o dia ouvindo um barulho tão próximo ao ouvido pode ser extremamente irritante, além de prejudicar a audição do animal. O sistema auditivo dos gatos é complexo e sensível, por isso, um ruído constante, tão próximo aos ouvidos, pode contribuir para a degeneração dos tímpanos.

A coleira de gato com sino impede que o pet mantenha os instintos naturais de caçador. Para caçar presas, mesmo que de brincadeira, o felino precisa ser silencioso e o barulho do guizo atrapalha.

Guizos impedem que gatos ajam de acordo com os próprios instintos, dificultando que o bichano expresse um comportamento que, para ele, é natural: ser silencioso. Os gatos são caçadores e toda sua anatomia é feita para que sejam silenciosos, as almofadas das patas, por exemplo, abafam qualquer som.

 O estresse causado pelo uso da coleira com guizo também pode prejudicar a saúde do gatinho. Um gato estressado pode ficar mais doente devido ao seu sistema imunológico enfraquecido.  Além do estresse, a agressividade é outro comportamento que pode se manifestar, afinal, qualquer mínimo movimento que o gato faça será acompanhado por aquele barulho. Como consequência, o gato pode ficar mais irritado e agressivo.

Faça seu login para comentar!