RESIDENCIAL CIDADANIA

Prefeitura inscreve para novos apezinhos

16/04/2025 00:05 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Obra sem previsão de início

Embora a obra de construção dos 96 novos apartamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida ainda não tenha previsão de quando irá iniciar, a Prefeitura de Cachoeira do Sul está fazendo o cadastramento da população interessada em ter sua casa própria pelo programa. Os interessados devem procurar o protocolo geral da Prefeitura, no antigo Fórum. Dali, eles são direcionados ao setor de habitação da Prefeitura. 

Podem se inscrever cidadãos que se enquadrem na faixa 1 do programa, ou seja, com renda familiar bruta de até R$ 2.640,00. Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, até o momento, cerca de 60 pessoas já se inscreveram para concorrer aos imóveis. 

O secretário João Alexandre Bittencourt explicou que vai ser criada uma comissão com representantes do setor de habitação, assistente social, engenheira e alguém da Defesa Civil, para que seja feita a pré-seleção. Segundo o secretário, a tentativa será de identificar as famílias que mais necessitam de moradia. “Também vamos aguardar eventuais novos critérios do governo federal”, completa. 

60 MESES
Conforme as regras do programa, a aquisição dos imóveis ocorre por meio de concessão de financiamento, num parcelamento de 60 meses, sem juros, com parcelas mínimas de R$ 80,00. O programa prevê que beneficiários do Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) são isentos do pagamento de prestação e recebem o imóvel já quitado, devendo, entretanto, cumprir obrigações contratuais, como não revender o imóvel dentro de um prazo específico, nem alugar.

IMPORTANTE
No momento, a Prefeitura está atuando na extensão de rede de esgotamento sanitário junto ao imóvel onde ficará o Residencial Cidadania, no Bairro Tibiriçá, além de trabalhar na regularização de matrícula. A previsão de início da obra depende do governo federal. 

Casas de Dunga também sem previsão
Não existe previsão, nem certeza, de quando será construída em Cachoeira do Sul uma casa através do projeto da Seleção do Bem, do ex-jogador Dunga. A ideia inicial era a construção de 40 residências para pessoas que perderam a casa na enchente. No entanto, os terrenos apresentados no ano passado não puderam ser usados: um não tinha drenagem e o outro foi alvo de um suposto crime ambiental.

A Prefeitura informa que para resolver a questão da área, procurou entre os inscritos quem tinha terreno regularizado para receber a casa. Além disso, é preciso atender critérios de estar no Cadastro Único e ter perdido tudo na enchente. Sete famílias se enquadraram. De acordo com a Prefeitura, essa informação foi enviada aos representantes do projeto e o Executivo não tem novas informações.

A Seleção do Bem segue no aguardo da área. “Cachoeira do Sul tinha nos dito que daria um terreno para fazer 50 casas e um para fazer 10. Estamos aguardando os terrenos”, informou a Seleção do Bem.

SOROCABA
As 40 casas do Instituto de Desenvolvimento Pecuário, do cantor Sorocaba, também não possuem data de construção. A Prefeitura disponibilizou área para a instalação das casas no Alto do Amorim. “O que os doadores solicitaram, foi atendido: terreno apto, matrícula, consulta prévia para edificação, projeto preliminar e croqui”, informa a Prefeitura. As famílias beneficiadas ainda não foram selecionadas e vai ser criada uma comissão com representantes do setor de habitação, assistência social e engenheira.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
07/03/2026 00:04

NESTE SÁBADO

Caiçara recebe nova Batalha do Churrasco

Festa terá atrações musicais e carros antigos

07/03/2026 00:01

GRACIELA FORTES ELEITA

Empregados em restaurantes e hotéis tem nova presidenta

06/03/2026 18:25

Lista final na segunda-feira

UFSM/Cachoeira recebe 74 inscrições nas vagas complementares

Campus teve menos da metade das vagas para o primeiro semestre preenchidas

06/03/2026 17:23

TRANSPORTE COLETIVO

Ônibus da TNSG falha na Avenida Brasil

Veículo teve que parar por dois dias consecutivos por causa da fumaça

06/03/2026 00:04

ESTATÍSTICA OFICIAL

Escola pública perde alunos

De 2024 para 2025 foram 235 estudantes a menos, conforme o Censo Escolar

05/03/2026 18:26

Até 2028

Sindicato dos trabalhadores em Hotéis tem nova presidenta

Graciela Tavares Fortes foi eleita nesta quinta-feira

05/03/2026 18:04

Eventos

Rotary Club de Cachoeira do Sul promove galeto e bingo domingo para a Afad

Almoço solidário será na sede da Associação dos Contabilistas

05/03/2026 18:01

Sindical

Sindisaúde quer INPC e 5% de ganho real

Pedido definitivo sairá no começo de maio

05/03/2026 16:46

Ação e prevenção

Cinco ocorrências por dia para o Corpo de Bombeiros

Foram 143 ocorrências no mês de fevereiro em Cachoeira

05/03/2026 13:39

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

UFSM/Cachoeira projeta dois novos cursos

Estudo avalia a criação de dois novos cursos de graduação: um na área de Ciência da Computação e outro na área de Ciências Exatas

05/03/2026 13:03

Conteúdo do JP impresso

Lançamento no Cine Via Sete traz a noiva de Frankenstein

Filme mistura gêneros para mostra o clássico cult

05/03/2026 00:06

SEM PONTE

Balsa vira teste de paciência

Tempo de espera na fila chega a três horas para a travessia do Rio Jacuí