Blog dos Bichos

Fisioterapia para cães e gatos — para que serve e quando é recomendada?

13/08/2022 11:00 - por Cristiane Vieira da Cunha

Pets podem desenvolver doenças articulares ou simples dificuldades de locomoção por diversos motivos — idade avançada, sobrepeso, traumas, entre muitos outros. Nestes casos, o Médico-Veterinário irá indicar terapias adequadas para controle da dor e para ajudar na reabilitação. A fisioterapia para cães e gatos é uma das principais recomendações em muitas das situações.

Para que serve a fisioterapia para pets? 
A fisioterapia é uma especialidade médica que trata e previne distúrbios relacionados aos movimentos do corpo — tanto em seres humanos quanto em pets. Seu objetivo é restaurar a capacidade funcional, controlar a dor que essas alterações causam e, assim, melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Quando é recomendada a fisioterapia para cães e gatos?
A fisioterapia pode ser recomendada para pets como um dos tratamentos para doenças articulares — que são muito comuns em cães e gatos. Grande parte desses animais irá apresentar condições desse tipo quando forem idosos.

Nesses casos, a fisioterapia para cães e gatos é indicada como uma forma de evitar a evolução dessas disfunções, que têm caráter crônico, progressivo e debilitante.
 
Além disso, o Médico-Veterinário também pode sugerir essa terapia de forma preventiva ou durante o processo de recuperação de uma intervenção cirúrgica. Cabe ao profissional definir quais das modalidades fisioterapêuticas são mais indicadas em cada situação.

Para saber qual modalidade terapêutica é a mais indicada para o seu pet, é fundamental visitar um especialista.

Faça seu login para comentar!