Blog dos Bichos

Picadas de animais peçonhentos em pets

18/06/2022 09:02 - por Cristiane Vieira da Cunha

Antes de falarmos sobre o que fazer em caso de picadas de animais peçonhentos em pets, é crucial saber o que eles são! Assim, os animais peçonhentos são todos aqueles que têm glândulas com veneno para caçar e se defender. E esse veneno é solto por locais específicos, como as suas presas (dentes).

Como exemplo destes animais, podemos citar os escorpiões, cobras, aranhas, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos. São muitos, não é mesmo? Mas conhecê-los é de suma importância, já que eles podem causar sérios danos à nossa saúde e a de nossos cães e gatos. Agora, saiba como proteger e cuidar deles.

Para saber se o seu pet levou picadas de animais peçonhentos, o primeiro sinal é o sangramento. E ele pode acontecer em locais como o focinho, boca ou região da gengiva. Assim, o comum é que o local comece a apresentar inchaço e mudança de cor. Também pode ocorrer náusea e vômito.

Apesar de nada substituir o atendimento do médico veterinário, é importante saber como socorrer o seu amiguinho nesse momento. Sendo assim, o primeiro passo para ajudá-lo é identificando qual animal peçonhento o picou. Em seguida, colete o máximo de informações possíveis: cor do animal, tamanho, se tem pintas, etc.

Feito isso, é hora de se preparar para levá-lo ao médico veterinário. Mas é preciso muita atenção! As picadas de animais peçonhentos em pets não devem ser espremidas, tentando remover o veneno. Isso apenas causaria ainda mais dor. O importante é conseguir transportá-lo sem mexer a área lesionada, impedindo que o veneno se mova pelo corpo. 

Chegando ao veterinário, não esqueça de informar todas aquelas informações que você anotou! Isso o ajudará a saber qual soro utilizar para remover o veneno. Assim, o seu amiguinho voltará rapidamente ao normal. 

Faça seu login para comentar!