Por que faltam professores de física no Brasil?

Sabemos que o Brasil é um país que não investe de forma tão pesada em educação, portanto, muitos bons profissionais acabam por “fugir” da profissão devido as más condições de trabalho, entre outros motivos, os quais analisaremos neste artigo.

A pergunta é: Por que faltam professores de física no Brasil? Realmente é um problema sério que afeta e muito a qualidade de ensino e aprendizagem das escolas particulares e públicas e até mesmo nas faculdades e universidades. Será que há solução para este problema? Vamos fazer uma análise a respeito desta importante matéria.

Por que os professores de física não seguem a profissão no Brasil?

Os estudantes de física que são apaixonados pela matéria, muitas vezes têm o sonho de dar aulas em colégios ou faculdades, e na maioria das vezes este sonho se torna um problema mais sério.

Não devemos analisar a situação do país como um todo e nem radicalizar dizendo que 100% das escolas são ruins, o que não é verdade. Há ótimas escolas espalhadas no Brasil e excelentes profissionais, mas alguns motivos levam a fuga destes do mercado de trabalho. Vamos ver quais são estes motivos:

O primeiro motivo é o salário. Sabemos que os salários dos professores no país deixam a desejar, portanto, aquele sonho de dar aulas se torna um grande pesadelo. A maioria dos professores dá diversas aulas por dia e chega exausta em casa ao fim da jornada de trabalho e no final do mês recebem um salário baixo com grandes descontos trabalhistas.

Como um professor de física online pode ganhar um pouco mais? Eles podem dar aulas pela internet e professores de física online estão se tornando mais comuns no dia a dia. Aulas particulares rendem muito mais financeiramente do que qualquer escola pública.

Outro fator de desistência são as condições de trabalho que a maioria das escolas impõe aos professores de física. Os colégios públicos não oferecem nem mesmo estrutura física de qualidade, portanto, este pode ser um fator de desmotivação para qualquer profissional na área de física e outra matérias também, claro.

Uma escola mal administrada é outro fator que levam os professores de física a largar a profissão e seguir outras áreas profissionais. Muitos ainda se dedicam em cursos de especialização ou pós graduação a fim de dar aulas em faculdades e ter um salário mais digno, mas nem todos conseguem devido a vários fatores, tais como os preços elevados das mensalidades e a crise que o país enfrenta.

As faculdades nunca preparam um bom professor 100% para exercer a vida profissional com dignidade, portanto, este professor precisa buscar conhecimentos por fora a fim de ter uma melhor qualidade em suas aulas.

As salas cheias e alunos desinteressados e indiciplinados faz que estes profissionais fujam da profissão para outras áreas ou trabalhar por conta própria. Não tenha dúvidas que se o Brasil um dia investir em educação com qualidade, este país se tornará uma grande potência mundial. 

Mais Notícias

29/05/21 às 00:00h Conteúdos patrocinados

Nutri Vida: mais saúde e qualidade de vida para você

20/05/21 às 00:00h Conteúdos patrocinados

Hunter Suplementos e Acessórios comemora um ano

15/05/21 às 00:00h Conteúdos patrocinados

Agro-Pertences é premiada pela CNH Industrial América Latina