Blog dos Bichos

Seu pet identifica o seu humor?

16/07/2022 10:45 - por Cristiane Vieira da Cunha

Se você convive com um bichinho com certeza já percebeu como ele entende suas ações e às vezes até seu tom de voz. Mas existem algumas diferenças em como os pets respondem ao nosso humor, principalmente se comparar gatos e cachorros.

Quem tem um cachorro provavelmente comprovou o quanto esses peludinhos são inteligentes e emocionais, mais do que a maior parte das pessoas pensa. Um estudo afirma que, realmente, os cachorros têm uma reação quando estamos chorando. A questão ainda a ser respondida é se isso é por empatia.

O espectro do estudo foi pequeno, incluindo 18 cães. A pessoa passava pelo animal em duas situações, chorando ou cantarolando. 
No fim, a maioria – 15 cachorros – se dirigiu até a pessoa quando essa estava mal, e apenas seis deles quando ela parecia bem.

Já ao que se refere aos felinos, um estudo realizado na Universidade Oakland, no Estado americano do Michigan, encontrou as primeiras evidências sólidas de que os gatos são sensíveis aos gestos emocionais humanos.

Durante a experiência, quando a pessoa se mostrava alegre, aumentava significativamente a probabilidade de o gato reagir com comportamentos “positivos”: ronronando, esfregando-se ou se aninhando no colo do dono. Eles também pareciam desejar mais passar tempo perto do indivíduo quando ele aparentava estar contente do que quando parecia triste.

Você tem gato ou cachorro? Já reparou nas respostas do seu bichinho ao seu humor?

Faça seu login para comentar!