Café criado no RS promete auxiliar no emagrecimento, mas médicos alertam para falta de evidências.

19/10/2019 09:02

Uma empresa gaúcha, radicada em Novo Hamburgo, criou um café que promete ajudar no emagrecimento, por conta do suplemento MCT que está presente na fórmula do produto. De acordo com a empresa, este é o primeiro café solúvel em pó de todo o mundo a conter MCT.

O MCT é uma fonte de energia muito utilizada em dietas com pouco carboidratos, pois muitos acreditam que ele é uma fonte de gordura saudável e que, quando colocado no café, deixa o organismo em um estado em que as gorduras são utilizadas no lugar dos carboidratos como principal fonte de energia, ou seja, funcionando como um queimador de gorduras induzido.

Além do MCT, o café gaúcho também conta com baunilha, taurina, cafeína, ácido málico, pimenta caiena, canela e cacau em sua composição, se colocando como uma opção para quem quer uma bebida cheia de sabor, a energia do café e a funcionalidade de suplementos.

O produto é vegano e é anunciado como livre de conservantes e aromatizantes. A embalagem com 200 gramas do “café que emagrece” custa R$114,90.

Médicos e especialistas discordam do posicionamento da empresa.

De acordo com especialistas, o simples fato de conter MCT na composição não conclui que um produto auxiliará no emagrecimento, pois alguns estudos realizados com o nutriente não apontaram para nenhum efeito no organismo, como a queima de calorias, mesmo quando consumido em conjunto com refeições.

Pesquisas indicam que o MCT realmente dá energia ao corpo e é adequado para quem pratica exercícios, principalmente aliado a uma dieta balanceada e adequada ao corpo, mas se ingerido em grandes quantidades pode até provocar o aumento no peso.

O café normal emagrece?
Se você gostou da ideia de emagrecer por causa de um café, saiba que mesmo a bebida comum que tomamos todos os dias tem características que ajudam muito quem pretende perder peso.

A cafeína provoca uma aceleração no metabolismo e, ajudando no processo de emagrecimento. Além disso, ela estimula a quebra nas moléculas de gordura em nosso corpo. A cafeína também melhora o desempenho físico, dando mais disposição para a prática de exercícios, o que também ajuda muito quem quer perder peso.

Para aproveitar todos esses benefícios do café, é importante tomar a bebida sempre fresca, pois depois de algum tempo ela começa o processo de oxidação e perde algumas propriedades. A dica é sempre passar o café em poucas quantidades e ingeri-lo imediatamente, ou então ter uma máquina de café.

Porém, é importante tomar cuidado: se ingerida em grande quantidade, a cafeína pode aumentar o nível de cortisol, o hormônio do estresse, que está associado ao ganho de peso, portanto, provocando o efeito inverso.

Faça seu login para comentar!
27/04/2024 00:00

São Lourenço arranca no 45

14/03/2024 16:20

Evento de comunicação política e institucional reúne referências do país.

Edição regional do Compol Brasil foi realizada pela Critério - Resultado em Opinião Pública

20/02/2024 00:03

100 anos do Chefe

24/08/2020 13:53

Com as mudanças no formato das aulas, pais, professores e estudantes precisaram se adaptar à uma nova realidade. Os aplicativos podem ser fundamentais nessa nova fase.

Tecnologia na educação: como os aplicativos ajudam no aprendizado