Conheça as novas tecnologias agropecuárias que podem melhorar a produção na região

26/09/2019 08:56

O agronegócio de Cachoeira do Sul é atualmente o segundo mais forte de todo o estado e está em 54° lugar no ranking nacional. O aumento da produtividade na região, principalmente dos grãos, teve grande apoio das tecnologias, em especial no maquinário e nos insumos. Agora o campo se prepara para a nova revolução tecnológica, a chamada Agricultura 4.0.

A Agricultura 4.0 remete ao termo Indústria 4.0, que é apontada como a quarta revolução industrial mundial, marcada pelo uso de tecnologias digitais, como softwares, aplicativos, sistemas e equipamentos que visam aumentar a produtividade no campo através da conectividade.

Essa revolução passa pela “Internet das coisas”, que de acordo com o site MAGODATECNOLOGIA, é a conexão de objetos e equipamentos à internet com o objetivo de conseguir informações importantes para análise e melhorias, inovação providencial para a produção agropecuária.

Um estudo da Associação Brasileira de Startups mostrou que as AgTechs, que são empresas que buscam soluções tecnológicas para a agropecuária, crescem em média 70% ao ano no Brasil. Aqui no Rio Grande do Sul já existem 25 AgTechs, segundo o levantamento GaúchoTech Mining Report.

A maior AgTech gaúcha é a Aegro, que nasceu na incubadora tecnológica da UFRGS e pode se tornar a primeira empresa brasileira do ramo a alcançar 1 bilhão de reais em faturamento. A Aegro oferece um software que une as áreas operacionais e financeiras da fazenda, proporcionando um controle completo da gestão rural, passando inclusive pela otimização no controle de pragas.

Outra AgTech, a SafeTrace, criou um aplicativo de monitoramento das carnes, em que o gado é rastreado desde seu nascimento por um dispositivo implantado no animal. Com esse dispositivo, é rastreado todo o histórico genético e manejo do gado. Um código é automaticamente gerado no produto final, permitindo que o consumidor saiba todos os detalhes sobre a procedência da carne.

Também já existem softwares para controlar a criação de aves e suínos, o Cocoricó e o Coopig, que analisam os índices de produtividade através de sensores conectados espalhados pela propriedade, possibilitando o controle de diversas variáveis, como a temperatura, o consumo de ração e água, as doenças e a taxa de mortalidade.

Diversas outras tecnologias estão sendo usadas em benefício do campo: algumas empresas se especializaram no uso de drones para melhorar a produção agrícola. Com as imagens, o agricultor pode receber informações valiosas sobre a topografia das terras, as linhas de plantio e ainda detectar facilmente as pragas.

O desenvolvimento de mais AgTechs no estado vem sendo incentivado constantemente por órgãos como o SEBRAE, o SENAR e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, através de encontros e palestras. A tendência é que em breve a Agricultura 4.0 chegue com força em Cachoeira do Sul e torne a região cada vez mais competitiva no cenário das exportações.

Faça seu login para comentar!
14/03/2024 16:20

Evento de comunicação política e institucional reúne referências do país.

Edição regional do Compol Brasil foi realizada pela Critério - Resultado em Opinião Pública

20/02/2024 00:03

100 anos do Chefe

24/08/2020 13:53

Com as mudanças no formato das aulas, pais, professores e estudantes precisaram se adaptar à uma nova realidade. Os aplicativos podem ser fundamentais nessa nova fase.

Tecnologia na educação: como os aplicativos ajudam no aprendizado

12/03/2020 09:21

Jogos de tabuleiro saem das mesas para as telas de TV

EXTERNAL BR/CASINO