DOMINGO
Cachoeira terá novo ato bolsonarista
Cidade participa de mobilização da direita nacional contra o STF e o governo federal
Cachoeira do Sul vai se unir aos atos nacionais que devem acontecer pelo Brasil neste domingo em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e em protesto contra o Supremo Tribunal Federal, mais especificamente o ministro Alexandre de Moraes. Batizado nacionalmente de “Reage, Brasil”, o movimento terá na cidade uma carreata, com concentração iniciando às 13h no posto de combustíveis do Bairro Marina, que percorrerá o Centro a partir das 15h, e ato na Praça Honorato de Souza Santos.
“Do jeito que o Alexandre de Moraes está atuando, daqui a pouco não teremos candidatos da direita, pois está tornando várias lideranças inelegíveis”, diz o produtor rural Celso Lopes, uma das lideranças do movimento na cidade. Ele informou que a carreata é organizada pelo grupo União do Agro, que tem cerca de 500 produtores, e que se formou após as enchentes que assolaram a cidade e que batalham pela securitização da lavoura.
Além de protestar contra o STF, o grupo entende que a política internacional do presidente Lula prioriza apenas países com ideologia de esquerda, entendendo que o atual governo também tem culpa pelo tarifaço do presidente americano Donald Trump de 50% sobre produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos, que entra em vigor nesta sexta-feira. Segundo Celso, o tarifaço teria sido uma resposta de Trump à tentativa do Brics (o bloco de países emergentes) de criar uma moeda comum. Outro ponto na pauta seria a situação de miséria no país.
LIDERANÇAS
Além de Celso Lopes, participam do ato algumas lideranças cachoeirenses como os vereadores Serginho Quoos (PSDB) e Felipe Faller (Republicanos), o servidor Rovani Peres Athaydes, que concorreu a vereador, e os produtores rurais Pinto Kochenborger e Zé Louco. Celso pede aos simpatizantes da direita que não puderem ir na carreata que se dirijam à Praça Honorato para demonstrar apoio à causa.
PARA SABER MAIS
Bolsonaro x STF e tarifaço
- O ex-presidente Jair Bolsonaro foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, no âmbito da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. A medida foi motivada pelo risco de fuga, possível obstrução de justiça, já que Bolsonaro teria mantido contato com alvos da investigação mesmo após ser advertido. A defesa alegou “constrangimento indevido”, mas o STF entendeu que, mesmo solto, Bolsonaro representa risco à ordem pública e às investigações em curso.
- Donald Trump anunciou que aumentará tarifas sobre produtos brasileiros de 10% para 50%, com vigência prevista a partir desta sexta-feira, condicionando a suspensão da investigação contra Jair Bolsonaro no Brasil.
- O Governo Lula afirma ter feito múltiplas tentativas de negociação — inclusive carta formal em 16 de maio e encontros diplomáticos — mas acusa os EUA de ignorar o diálogo e classifica a medida como “chantagem inaceitável”. Lula chegou a dizer que o vice-presidente tem tentado dialogar, mas também não recebe retorno.
- Eduardo Bolsonaro, nos Estados Unidos, articulou diretamente com aliados conservadores e pressionou Trump para punir o Brasil. Esta semana ele declarou que tenta impedir o diálogo da comitiva de senadores brasileiros com autoridades americanas. A atuação de Eduardo resultou no congelamento de seus bens por suspeita de financiamento irregular do lobby anti‑Brasil e criação de crise institucional, enquanto o STF investiga possível vazamento de informação privilegiada ao mercado financeiro.
Três perguntas para
Celso Lopes, produtor rural e líder da direita em Cachoeira
O grupo entende que o presidente Bolsonaro deve ser inocentado da tentativa de golpe de estado?
“Aonde foi provado que é golpe? Nem as câmeras do dia 8 de janeiro apareceram. Nós da direita temos certeza que tinha gente da esquerda infiltrada em Brasília. Pelo menos tem que ter um julgamento justo. O STF dentro da ética não pode julgar Bolsonaro, pois há integrantes que são esquerdistas. Com certeza ele vai pegar a pena máxima. É uma vergonha este julgamento. Para ser golpe, alguém deveria estar armado, mas eram apenas pessoas enroladas em bandeiras nacionais cantando hino que pegaram 16 anos de cadeia. Você acha justo um presidiário condenado em terceira instância ser solto por um membro do STF?”
O senhor fala em miséria, mas ontem o Brasil saiu do mapa da fome da ONU...
“Temos uma população de 56 milhões recebendo Bolsa Família. O que temos que fazer é gerar empregos. Pena que estes programas sociais são só para iludir o povo em troca de votos. Acho sim, que tem que dar incentivo para as pessoas carentes, ninguém pode morrer de fome, mas Lula deveria gastar menos nos seus luxos, sobraria mais para os pobres.”
O grupo concorda com o tarifaço americano e acha correta a ação de Eduardo Bolsonaro agindo contra os interesses nacionais em defesa do pai?
“A direita acha que o Lula é o culpado. Na reunião do Brics, Lula falou em criar uma moeda. Agora China, Índia e Rússia dizem que é ideia do Lula e fizeram acordo com os Estados Unidos. Eduardo Bolsonaro achou uma única saída de salvar o Brasil do STF, pedindo ajuda para os Estados Unidos. Não vamos ser ingênuos, a família Bolsonaro é perseguida pelo STF.”
IMPORTANTE
O mais recente episódio que mobilizou a direita nacional foi a determinação de colocação de tornozeleira eletrônica em Bolsonaro, que é réu em ação no STF por tentativa de golpe de Estado.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Pavimentação com emendas de Marlon já foi concluída
848 metros a R$ 1,2 milhão
Balardin apresenta novo Prodic na próxima terça-feira
Prefeitura inaugura adesão à plataforma Tudo Fácil Empresas
Contabilistas cobram liberação de recursos captados com Imposto Amigo
Editais devem ser abertos em breve
Cachoeira do Sul terá ato bolsonarista neste domingo
Cidade participa de mobilização com carreata e ato na Praça Honorato
Câmara aprova cessão de áreas
Com 11 votos e 4 abstenções, Amoca e Jeep Club foram beneficiados
Vereadores propõem 80% na pensão do Faps
Regra do governo municipal, de fixar o índice de 50%, valerá para novos concursados
Balardin terceiriza a frota da Saúde
Pregão prevê aluguel de 20 carros
Governo Balardin terceiriza frota de veículos da Saúde
Pregão eletrônico prevê aluguel de 20 carros por R$ 881 mil
Vereador Alex denuncia cemitério de carros pelas ruas
Parlamentar quer ação da Prefeitura contra veículos abandonados
Ryan Rosa saúda PAC e elogia secretários de Balardin
Parlamentar saudou verbas para posto de ESF na Tibiriçá
Câmara aprova cessão de áreas perto do Aeródromo
Com 11 votos favoráveis e quatro abstenções, Amoca e Cachoeira Jeep Club ganharão áreas de 7 hectares cada