Blog Do Mistério

Os segredos de Caçapava

05/01/2023 08:45 - por Gisele Wommer

Existem lugares mundo afora cujo misticismo no ar é quase palpável, um bom exemplo disso fica em Caçapava do Sul, na Pedra do Segredo.

E precisa ter muito segredo mesmo, afinal estudos recentes da Universidade Federal de Santa Maria apontaram que os granitos rochosos da cidade possuem cerca de 550 milhões de anos, fato que somado a outras tantas curiosidades tornaram o local capital da geodiversidade e um importante ponto de estudo geológico. As pedras de Caçapava atravessaram eras e já que não podem falar, não falta quem faça por elas.

Encontra-se ainda fragmentos da antiga estrada que um dia ligou Caçapava às Missões. Dizem que, durante a guerra guaranítica, os Jesuítas em fuga esconderam por ali um tesouro com tudo que possuíam de mais valioso. Mas, em 1756, quando o capítulo mais sangrento dessa história ocorreu matando cerca de 1.500 indígenas, não houve quem voltasse para reivindicar o tesouro, que estaria ali até hoje.

Também contam que o corpo do famoso Guerreiro Sepé Tiaraju teria sido sepultado pelas imediações após ele morrer na guerra, existem muitas lendas para a morte de Sepé e por anos procurou-se algo que comprovasse a teoria, mas foi sem sucesso.
Uma das cavernas, a Caverna da Escuridão, recebe esse nome porque historicamente apagava todas as tochas que tentassem manter acesa em seu interior, de acordo com as lendas locais, são os espíritos dos jesuítas protegendo o tesouro.

E se você pensa que acabou, está enganado, faltam os extraterrestres. Pesquisadores do Brasil todo e da América Latina têm se aventurado nas trilhas da região para observar o céu nas noites. E quem já esteve lá faz um desafio: tirar um tempinho em uma noite qualquer para ver as estrelas na imediação da pedra, dizem que os OVNIS por lá, são frequentadores de carteirinha.

Curiosidade: Pesquisas apontam que algum dia a região de Caçapava foi um grande deserto.  

“Pensar é um mistério, falar outro. O homem não passa de um abismo” Jaime Balmes.

Faça seu login para comentar!