Blog dos Espíritos

Por que estudar a Doutrina Espírita?

06/03/2023 09:00 - por Rosane Sacilotto

“Espíritas!, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo”. 

Este convite de Allan Kardec ao estudo, encontrado no Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo VI, e ensinado pelo Espírito de Verdade, é um chamado ao despertar dos verdadeiros valores que cada ser humano, filho de Deus, carrega dentro de si mesmo. E, para essa empreitada, que não se esgota em uma única existência, o estudo sério do Espiritismo é o caminho seguro para guiar o homem na sua transformação moral, porque passa a entender de onde veio, para onde vai e porque está aqui na Terra.

Breve história do Espiritismo
Hippolyte Léon Denizard Rivail morava em Paris, durante o Século XIX. Pedagogo e cético, estudou os fenômenos das mesas girantes na busca por descobrir a fraude por trás dos acontecimentos. Porém, ao tomar conhecimento da existência dos médiuns e das comunicações que ocorriam à época, tornou-se Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, provando através de suas metodologias científicas a real existência do plano espiritual e a comunicação entre os dois planos.

Kardec enviou correspondências com centenas de perguntas a vários médiuns espalhados pelo mundo todo, obtendo as mesmas respostas dos espíritos que se comunicavam através desses médiuns, formando assim o Livro dos Espíritos, sua primeira obra básica e que norteia todas as questões que englobam aspectos sobre a vida, Deus, os espíritos e nós, encarnados.
 
A Doutrina dos Espíritos
A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que não por um estudo perseverante, feito no silêncio e no recolhimento. 

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo podemos ler que o Espiritismo é entendido como sendo o Consolador Prometido por Jesus por chamar os homens à observância da lei, ensinando todas as coisas e fazendo compreender o que o Cristo só disse por parábolas.

A Doutrina Espírita vem abrir os olhos e os ouvidos, porque fala sem figuras e sem alegorias. Ele levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios e vem, finalmente, trazer a suprema consolação aos deserdados da Terra e todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim útil a todas as dores.

Kardec ainda nos instrui, em A Gênese, que “o Espiritismo, marchando com o progresso, jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas demonstraram estar em erro sobre um certo ponto, ele se modificaria sobre esse ponto; se uma nova verdade se revelar, ele a aceitará”.

Estudo do Espiritismo
Um centro espírita federado é uma instituição séria que realiza palestras públicas, destinadas ao público geral. Nessas reuniões, são desenvolvidos temas de interesse comum, sempre abordados à luz da Doutrina Espírita, geralmente por meio de palestras expositivas ou estudos direcionados.

Além dos estudos abertos ao público, realiza-se ainda o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, feito de forma programada, metódica e permanente. Ele é destinado a pessoas de todas as idades e de todos os níveis educacionais e sociais. Participar desses estudos possibilita que o iniciante na doutrina alcance um conhecimento abrangente e aprofundado do Espiritismo em todos os seus aspectos. Este método é organizado em módulos e se completa no decorrer de alguns anos de estudo.

“Como pretender-se em algumas horas adquirir a Ciência do Infinito! Ninguém pois se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é um mundo que se abre diante de nós. E o estudo deste mundo demanda tempo”. (O Livro dos Espíritos)

Emmanuel, mentor espiritual de Chico Xavier, vem elucidar a importância de nos instruirmos e buscarmos o conhecimento como remédio salutar contra a ignorância: “Efetivamente, não alcançaremos a libertação verdadeira sem abolir o cativeiro da ignorância no reino do espírito. E forçoso será observar que o conhecimento é um tipo de aquisição que exige de nós caridade para conosco, porque, se é possível sanar as deficiências do corpo pelas doações de beneficência, como sejam o alimento ao faminto e o remédio ao doente, a luz do espírito não se transmite nem por imposição, nem por osmose. Quem aspire a entesourar os valores da própria emancipação íntima, à frente do Universo e da Vida, deve e precisa estudar”.

Neste mês de março, deixamos o convite especial para que todos possam participar dos estudos da Doutrina Espírita. Nossas casas espíritas federadas estão de portas abertas a todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre esta doutrina consoladora , que nos ensina o Amor e Caridade exemplificados pelo Mestre Jesus. Informe-se, instrua-se!
 
KARDEC, Allan - “A Gênese”; “O Livro dos Espíritos”; “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.
XAVIER, Francisco Cândido (Emmanuel) – “Estude e viva”
FEB, Federação Espírita Brasileira – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.

Faça seu login para comentar!
15/04/2024 10:00

Autoridade de Jesus

08/04/2024 11:33

A porta estreita

25/03/2024 11:01

Deus e o Espiritismo

18/03/2024 10:45

O verdadeiro espírita

11/03/2024 09:40

Fé raciocinada

04/03/2024 09:42

O passe espírita

26/02/2024 10:38

A casa espírita

19/02/2024 09:32

O grão de mostarda

05/02/2024 09:49

O Consolador Prometido

29/01/2024 09:06

Reforma íntima